Registo militar de José Maria
na 1ª Grande Guerra Mundial
|
Os dias 6 de Junho nos dias
da história de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1895,
há 125 anos !
José Maria, combatente
da 1ª. Guerra Mundial !
O óisdaribeirense José Maria Soares dos Santos, combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial, nasceu às 4 horas da manhã de 6 de Junho de 1895, há 125 anos.
Era filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Ferreira Estima, ambos lavradores, e neto paterno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares e materno de José Francisco da Silva.
Mobilizado pelo Regimento de Artilharia nº. 2, como soldado condutor (nº. 318), partiu para França a 20 de Janeiro de 1917, integrado na 2ª. Bateria do 1º. GBA. Foi promovido a 1º. cabo (ao tempo, denominado miliciano) a 7 de Outubro de 1917.
Era irmão, entre outros, de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e, por via disso, tio-avô dos irmãos Milton, Margarida e Manuel Soares dos Reis e Santos (filhos de David Soares dos Santos). E de Aires Soares dos Santos, por esta via também tio-avô de João Alfredo, já falecido, e de Maria Ascenção Ferreira Tavares (filhos de João Tavares dos Santos, João da Magna).
Óscar Pereira de Matos |
2 - Ano de 1936,
há 84 anos !
Teatro «Os Modestos» de Óis da
Ribeira em Valongo do Vouga
O grupo teatral «Os Modestos», de Óis da Ribeira, actuou em Valongo do Vouga a 6 de Junho de 1936, há 84 anos, representando «um bom drama» e uma «excelente opereta», para além de «um mimo musical religioso, a três vozes».
O drama denominava-se «O espectro do passado», considerado «muito moralizador e educativo, com lances arrebatadores» e acontecimento que, e isto reportamos do extinto blogue «Óis da Ribeira» (ver AQUI), «nada tinha a ver com aquilo que vulgarmente se observa nas revistas que se exibem nas cidades, onde o nudismo e a fina ironia de palavras maliciosas andam em moda».
O óisdaribeirense Óscar Pereira de Matos, que tinha sido regente da Tuna Valonguense, interpretou «uma canção patriótica» e «três simpáticas meninas foram aplaudidas com delírio nas suas canções».
Julieta Fernandes e
Carina Pereira (2004)
|
há 16 anos!
Carina e Julieta, da ARCOR,
foram campeãs distritais !
As canoístas Julieta Fernandes e Carina Pereira, atletas da ARCOR, sagraram-se campeãs distritais de velocidade a 6 de Junho de 2004, há 16 anos.
A prova era de K2 infantis, na distância de 100 metros, e decorreu em Coimbra, no rio Mondego, tendo as duas atletas, a nível individual e na mesma distância, sido, no mesmo dia e respectivamente, segunda e terceira classificadas.
A 5 de Maio anterior, vale a pena recordar, as duas atletas arcorianas tinham sido campeãs distritais de K2 Promessas, na prova comemorativa dos 25 anos da ARCOR e disputada nas águas da pateira, com organização da própria ARCOR, no âmbito do campeonato regional de cadetes e infantis da Associação de Canoagem de Aveiro.
O que será feito delas?
Sem comentários:
Enviar um comentário