Edmundo Reis |
Os dias 9 de Junho na
memória de Óis da Ribeira...
- Ano de 1907,
há 113 anos !
Edmundo dos Reis, um
regedor de Óis da Ribeira!
O penúltimo regedor de Óis da Ribeira foi Edmundo Reis, que nasceu a 9 de Junho de 1907, há precisamente 113 anos.
Filho dos lavradores Fernando Bernardino dos Reis e de Maria Anunciação Pereira, também usou este apelido e era neto paterno de José Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis, neto materno António Simões de Carvalho e de Ana Maria, todos de Óis da Ribeira.
Casou com Maria Celeste Tavares a 6 de Julho de 1929 e o casal teve os filhos Dália (que morou em Trofa do Vouga) e Dinis (fundador do restaurante Pôr do Sol), ambos já falecidos, Clarice e Armando Tavares dos Reis, ambos da Rua da Pateira.
Edmundo (Pereira dos) Reis foi figura política do Estado Novo, dirigente concelhio da Acção Nacional Popular (a ANP de Marcelo Caetano, sucessora da União Nacional de António Salazar). Era o regedor de Óis da Ribeira na altura da revolução do 25 de Abril de 1974. Tinha sucedido a Manuel Maria dos Reis e foi sucedido por Aldírio Soares da Costa. Faleceu a 12 de Dezembro de 1996.
Igreja de Óis da Ribeira
no princípio do Século XX
|
- Ano de 1912,
há 108 anos !
Arrendamento dos bens
da Igreja de Santo Adrião
O regime republicano arrolou os bens da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, nos termos da Lei de Separação do Estado da Igreja. A 9 de Junho de 1912 arrendou alguns deles: a residência e o passal.
O arrolamento ocorreu a 1 de Agosto de 1911 e envolveu mais 94 bens. A casa a residência e passal ficavam imediatamente a norte do templo, onde agora são as casas de Celestino Viegas e herdeiros de Gil Martins dos Reis, na rua para a fonte do Valbom.
O arrendamento resultou de uma praça pública que decorreu em Águeda, por 12$600 reis e até Setembro desse ano de 1912. Desconhecemos a quem terão sido arredadas a casa e o passal (entendendo este como um aido).
Formação no Jornal da ARCOR |
- Ano de 2004,
há 16 anos !
ARCOR no Centro de Formação
de Professores de Águeda
A ARCOR, a 9 de Junho de 2004, há 16 anos, passou a integrar o conselho pedagógico do Centro de Formação de Professores de Águeda.
A adesão tinha sido a 2 de Junho de 2001, precisamente três anos antes, e a parceria tinha resultado já em dezenas de participações de quadros e colaboradoras da associação em centenas de horas e acções de formação profissional - como também nas do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), de Lisboa, neste caso com apoio financeiro do Fundo Social Europeu (FSE) e do Estado Português.
A direcção da ARCOR era ao tempo presidida por Celestino Viegas e Maria Madalena Neves, a secretária, era a coordenadora do quadro de pessoal da instituição - de que, simultâneamente, era a directora técnica.
Sem comentários:
Enviar um comentário