Carvalho da Silva |
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 17 de Junho...
1 - Ano de 1922,
há 98 anos !
Carvalho da Silva: o primeiro
director do Hospital de Águeda
O médico óisdaribeirense Joaquim Carvalho da Silva foi o primeiro director clínico do Hospital de Águeda, nomeado a 17 de Junho de 1922, há 98 anos.
O hospital oferecido pelo Conde Sucena (o mesmo que ofereceu a bandeira da Tuna de Óis da Ribeira) seria inaugurado a 15 de Agosto seguinte.
Filho do comerciante Jacinto Tavares da Silva e de Antónia Francisca Lopes, que era de Alquerubim, nasceu a 19 de Março de 1861 e faleceu a 10 de Outubro de 1905, aos 80 anos.
Joaquim Carvalho e Silva licenciou-se na Escola Médica do Porto e exerceu medicina em Penamacor e Borralha. Foi director-clínico do Hospital Asylo Conde Sucena até 1930, sendo substituído pelo dr. António Breda mas lá continuando a exercer funções médicas.
Casou na Borralha, com Eugénia Augusta da Câmara Mota, da Casa do Redolho, e o casal teve dois filhos: Eduardo (nascido em 1892) e Joaquim Câmara Carvalho e Silva (em 1893), arquitecto. É deste, falecido a 8 de Agosto de 1962, o testamento que tornou à Misericórdia de Águeda «herdeira de todos os seus bens mobiliários e imobiliários, entre eles uma valiosa propriedade denominada Quinta do Redolho, com a obrigação de conservação dos seus jazigos, existentes nos cemitérios de Águeda e Óis da Ribeira», como se lê no «Livro de Encargos dos Legados Pios da Santa Casa da Misericórdia de Águeda».
- Familiares de Óis da Ribeira AQUI
2 - Ano de 1990,
há 30 anos !
Óis da Ribeira na estafeta
do Instituto Superior Militar
Uma participou, há 30 anos, na Estafeta do Instituto Superior Militar (ISM), em Águeda.
A prova envolveu 26 equipas, de 4 atletas cada uma, e Óis da Ribeira ficou em 19º. lugar. Vencedora foi a Recardães A, seguida de Águeda A e Valongo do Vouga. O percurso começou simbolicamente no ISM e a partida real em Travassô, passando os atletas por Óis da Ribeira, Espinhel, Piedade, Paradela, Barrô, Brejo, Borralha e Águeda.
O d´Óis Por Três não conseguiu saber quem foram os atletas que participaram, representando a freguesia de Óis da Ribeira. Se alguém nos quiser ajudar, pode indicar os nomes pelo email doisportres1@gmail.com.
3 - Ano de 2002,
há 18 anos !
Passeio de cicloturismo
da Junta de Óis da Ribeira
O passeio cicloturístico da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira realizou-se no dia 17 de Junho de 2002, há 18 anos.
A caravana saiu de Óis da Ribeira pelas 8,30 horas, do parque da pateira, e, sucessivamente, passou por Espinhel, Piedade, Paradela, Barrô e Vale do Grou, até Aguada de Cima - onde, no parque de Sabugueiro, fez o necessário «reabastecimento». Seguiu pelo Vale Grande, Vale do Grou, Estrada Real, Recardães, Piedade e Espinhel, antes de voltar ao parque da pateira, em Óis da Ribeira, onde decorreu o almoço e a confraternização final, pela tarde fora.
A Junta de Freguesia era presidida por Fernando ires, com o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão).
O Orfeão de Águeda comemorou 90, a 17 de
Junho de 2003 anos com um concerto coral
que decorreu no salão da ARCOR
|
4 - Ano de 2006,
há 14 anos !
Orfeão de Águeda comemorou
90 anos em Óis da Ribeira
O Orfeão de Águeda realizou em Óis da Ribeira o concerto coral comemorativo dos seus 90 anos, a 17 de Junho de 2006, há precisamente 14 anos.
O evento decorreu no salão cultural do Centro Social da ARCOR, com colaboração da associação óisdaribeirense, com participação, para além da colectividade em festa, dos Orfeões de Vale da Pinta (no Cartaxo) e Vila Forte (em Porto de Mós).
Eram tempos, bons tempos!..., em que a ARCOR, ao tempo presidida por Agostinho Tavares, era protagonistas de «coisas» maiores e não estava fechada na sua concha interna. Era instituição aberta e empreendedora, dinamizadora de eventos - nunca uma seara de vaidades e presunções individuais, sem calibre para tal.
Palavras não pagam dívidas...
ResponderEliminarQuem faz dívidas e prejuízos tem de as pagar!