O registo de baptismo
de Manuel Maria Reis
|
Élio F. Reis |
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 25 de Junho...
1 - Ano de 1881,
há 139 anos!
Manuel Maria dos Reis,
o Regedor Velho !
O cidadão Manuel Maria dos Reis, que foi regedor de Óis da Ribeira, nasceu a 25 de Junho de 1881, há 139 anos.
Era filho de José Constantino dos Reis e de Maria Rosa da Maia, lavradores de Óis da Ribeira, que tiveram grande prole descendente: além de Manuel Maria, também pelo menos João (que emigrou para o Brasil), Fernando (Peralta), Augusto, Rosa, Ana, Maria Rosa, Maria Augusta e Sebastião, já todos falecidos - todos conhecidos pelo apelido Maias.
Manuel Maria dos Reis assumiu o cargo de regedor em substituição de Aniceto Fernandes Estima, falecido a 15 de Janeiro de 1929, e foi substituído, em data desconhecida, por Edmundo Reis - que era o titular do cargo na revolução do 25 de Abril de 1974, então substituído por Aldírio Soares da Costa.
Conhecido por Regedor Velho, foi personalidade muito respeitada da sociedade local e morava na sua casa da Rua do Cabo, agora Rua Manuel Tavares, e que é dos herdeiros de Élio Framegas dos Reis, seu sobrinho (filho de Ana) - as filhas Zélia e Clarinda, que moram em Carcavelos Rua da Pateira, respectivamente.
Manuel Maria dos Reis faleceu a 24 de Novembro de 1969, aos 88 anos, solteiro e sem filhos.
Óscar Matos |
Maria Bernardina |
2 - Ano de 1930,
há 90 anos !
Casamento do maestro
Óscar Pereira de Matos
O músico e maestro Óscar Pereira de Matos da Tuna de Óis da Ribeira, casou-se a 25 de Junho de 1930, já 90 anos, com Maria Bernardina Pinheiro dos Reis.
O casal teve os filhos Hostilino, Armando (o Cantigas, emigrado na Venezuela e lá falecido), Carlos (o Bigodes, morador em Fermentelos) e Glorentina (na Mourisca) e, já falecidas, Cidália dos Reis Matos (a 14 de Abril de 2016) e Lúcia Matos Mesquita (a 30 de Dezembro de 2016). Maria Bernardina faleceu a 13 de Janeiro de 1943.
Óscar casou em segundas núpcias com Cristalina Alves de Almeida, já viúva de José Ferreira dos Reis (e mãe de Idílio de Almeida Ferreira dos Reis), a 21 de Abril de 1949. Deste, teve os filhos Idília (já falecida, em Travassô), Lucília e Madaíl Almeida Matos (morador em Fermentelos).
Em terceiras núpcias e em data desconhecida, casou com Isaura Pinheiro das Neves, deste casamento não havendo filhos.
Filho de Jacinto Pereira de Matos, ferreiro, de quem herdou a batuta e o gosto pela música, e de Ana Rosa dos Santos, governanta de casa, tinha nascido a 11 de Novembro de 1909 e faleceu a 8 de Março de 1984, aos 75 anos.
- Ano de 1989,
há 31 anos !
Cicloturismo da ARCOR
até à Quinta de Serém !
A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira organizou, a 25 de Junho de 1989, há precisamente 31 anos, um passeio de cicloturismo.
A associação óisdaribeirense estava no seu 10º. ano de história e partida e a chegada foram em Óis da Ribeira, com pedaladas de ida e volta até à Quinta de Serém, na antiga EN1, actual IC2, antes da vila de Albergaria-a-Velha.
A iniciativa foi muito participada e a direcção arcoriana era presidida por Sesnando Alves dos Reis, óisdaribeirense morador na Taipa, de Requeixo e então no mandato de 1989/1990. Viria a fazer um segundo, em 1993/1994.
Milton Jorge Reis |
4 - Ano de 2017,
há 3 anos!
A morte por acidente
de Milton Jorge Reis
O óisdaribeirense Milton Jorge Conceição Reis faleceu na madrugada de 25 de Junho de 2017, há 3 anos, na sequência de um acidente de viação, entre Barrô e Paradela, quando seguia sozinho e o carro se despistou e embateu em duas árvores.
Funcionário municipal de Águeda, ainda foi assistido e estabilizado pelos bombeiros e por uma equipa de Suporte Imediato de Vida mas morreu na ambulância do INEM, a caminho do hospital. Tinha sido distinguido com a Medalha Municipal de Distinção na última reunião camarária.
Milton nasceu a 30 de Agosto de 1977 e era filho de Maria de Fátima dos Reis Santos e de José Manuel da Conceição Alves, irmão mais velho de Johhny Daniel e Bibiana Reis. Era casado, sem filhos, com Cátia Susana Gomes Pereira - também funcionária camarária, do Gabinete de Apoio ao Presidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário