A Rua dr. Albano Baptista em Portel |
José Ferrão (Branco),
filho do professor Camilo
|
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 3 de Maio...
1 - Ano de 1892,
há 128 anos !
Casamento do prof. Camilo
com Teresa de Almeida
O professor Camilo Gomes Ferrão dos Santos, natural de Arazede, em Montemor-o-Velho, casou a 3 de Maio de 1892, há precisamente 128 anos, com a óisdaribeirense Maria Rosa Almeida, filha de Jacinto Bernardo Henriques e Joaquina Rosa de Almeida.
O casal teve os filhos Luís Maria de Almeida Santos, também professor, e José Ferrão de Almeida Santos, já falecidos. Netos, são Estrela (residente em Aveiro) e os já felecidos Henrique, Hélder e António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), filhos de Luís, e Maria, Luís, António e Benjamim Soares de Almeida, filhos de José e todos residentes em Óis da Ribeira.
O professor Camilo Gomes Ferrão dos Santos foi o vencedor, há 115 anos, do primeiro prémio de um concurso histórico aberto pela revista ilustrada da vida portuguesa «A Nossa Pátria», dirigida por Alberto Bessa.
Placa da Rua Dr Albano Tavares, médico
de Óis da Ribeira, em Portel |
2 - Ano de 1959,
há 61 anos !
A morte do dr. Albano
Tavares da Silva Cunha
O médico óisdaribeirense Albano Tavares da Silva e Cunha faleceu a 3 de Maio de 1959, já 61 anos e em Portel.
Nasceu a 15 de Dezembro de 1872, em Óis da Ribeira, filho do lavrador José Tavares da Silva (falecido em 1926) e de Maria da Graça Tavares da Silva e Cunha, governanta de casa, natural de Paradela e irmã de D. Manuel Baptista da Cunha, que foi Arcebispo de Braga e tem nome na rua que vai da Igreja de Águeda até à antiga EN1.
Albano Tavares, como era profissionalmente conhecido, casou em Portel, a 27 de Novembro de 1897, com Maria do Carmo de Jesus Neves, de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913. O casal teve os filhos Maria do Carmo e Mário, este quase licenciado em medicina, quando faleceu, vítima de tuberculose e em Agosto de 1924, quase pai. A irmã faleceu de apendicite em Dezembro desse mesmo ano.
O registo de baptismo de Albano
Tavares da Silva e Cunha, no
dia de Natal de 1872
|
A família de
Óis da Ribeira
Albano Tavares da Silva e Cunha casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 13 de Março de 1917 (ou 22?), de quem também, infelizmente, veio a enviuvar, a 15 de Dezembro de 1952.
Médico reputado e muito popular em Portel, colaborou activamente com as instituições locais e, pleos seus méritos, foi atribuído o seu nome a uma rua da vila e sede do município alentejano. Uma bisneta, Maria Manuela da Silva Cunha Ribeiro, mora em Via Nova de Gaia. É neta do filho Mário.
Albano Tavares da Silva e Cunha era irmão, entre outros, de Maria Rosalina (que viveu em Oronhe) e do professor primário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e, por via deste, tio-avô de Maria de Lurdes, Porfírio, José (já falecido) e Fernando Tavares Pires, residentes em Óis da Ribeira.
Notícia de formação
Jornal da ARCOR
|
3 - Ano de 2001
há 19 anos !
Adesão da ARCOR ao Centro
de Formação de Professores
A ARCOR aderiu ao Centro de Formação de Professores de Águeda (CFPA) a 3 de Junho de 2001, há 19 anos.
O protocolo então estabelecido permitiu que os quadros directivos e funcionárias da associação óisdaribeirense pudessem frequentar (e frequentaram) os cursos de formação profissional organizados pelo Centro de Formação.
O primeiro foi logo a 18 de Junho seguinte, quando a ainda hoje funcionária da ARCOR Maria Judite Tavares frequentou a acção «O computador e o(a) auxiliar de acção educativa». Logo depois e a 25 de Junho, o tesoureiro Arlindo Reis Duarte de Almeida frequentou um curso de formação sobre o euro.
E muitos outros se seguiram, nos anos seguintes.
Sem comentários:
Enviar um comentário