sábado, julho 25, 2020

Os dias 25 de Julho nos dias de Óis da Ribeira...

A Tuna e Óis da Ribeira nos anos 50 do Século XX. Atrás, Serafim Reis, Eurico Tavares,
Manuel Carvalho (Girão), Alfredo Tavares, Jacinto Matos, David Santos, Arménio Pires
 (de Travassô) e Óscar de Matos. Ao meio, Sebastião Laranjeira (Travassô). Armando
Reis (ainda vivo), Maia (de Travassô), Hostilino e outro Maia (de Travassô). À frente,
Ares Carvalho, José Maria Framegas, Edmundo Reis e José Maria Costa
Óscar P. Matos
Maria Bernardina

1 - Ano de 1930,
há 90 anos !
Casamento de Óscar matos 
e Maria Bernardina Reis 

Óscar Pereira de Matos,  antigo maestro da Tuna de Óis da Ribeira, casou-se a 25 de Julho de 1930, há 90 anos, com Maria Bernardina Pinheiro dos Reis.
Óscar tinha quase 21 anos, nascido a 11 de Novembro de 1909, e era filho de Jacinto Pereira de Matos, ferreiro, e de Ana Rosa dos Santos, governanta de casa. Maria Bernardina tinha 23 e era era filha de Bernardino Alves dos Reis e de Ana Rosa Pinheira dos Reis, ambos lavradores, todos de Óis da Ribeira
O casal teve os filhos Hostilino, Glorentina (moradora em Mourisca do Vouga), Carlos (Bigodes, em Fermentelos) e os já falecidos Armando (Cantigas, na Venezuela), Lúcia e Cidália
Maria Bernardina faleceu a 13 de Janeiro de 1931 e Óscar casou em segundas núpcias com Cristalina Alves de Almeida, a 18 de Abril de 1949. Do casal, nasceram os filhos Idília (já falecida, em Travassô), Lucília e Madail Almeida Matos. Cristalina já era viúva e mãe de Idílio de Almeida Ferreira dos Reis.
Óscar voltou a enviuvar e casou em terceiras núpcias com Isaura Pinheiro das Neves, de 50 anos, de Óis da Ribeira, a 7 de Maio de 1966 e no Santuário de Fátima. Faleceu a  8 de Março de 1984, aos 74 anos.

Paulo Resende
basquetebolista

Paulo Resende

2 - Ano de 1963,
há 57 anos !
Passaporte de Paulo
Tavares Resende

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 25 de Julho de 1963, um passaporte para o óisdaribeirense Paulo Augusto Tavares Ala de Resende.
Solteiro e escriturário de profissão, nasceu a 31 de Março de 1935 e era filho de Ana Tavares Estima e de José dos Santos Ala de Resende, neto materno do benemérito Manuel Tavares e irmão da dra. Laura Resende - mãe do dr. João Paulo Gomes, que foi presidente da ARCOR.
O passaporte foi assinado pelo Governador Manuel Lousada e para países como Espanha, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Áustria, Suíça e Itália.
Paulo Resende faleceu em Lisboa, em data que desconhecemos, e, em Angola, onde se juntou a seus pais (lá empresários), foi campeão provincial de basquetebol como atleta do Sport Luanda e Benfica e, como dirigente deste clube, campeão nacional de basquetebol feminino.
Padre Manuel
Simões da Silva

3 - Ano de 2007
há 13 anos !
A morte do padre
Manuel Simões da Silva

O padre Manuel Simões da Silva foi pároco de Óis da Ribeira e faleceu na 25 de Juho de 2007, de doença e no Hospital do Infante D. Pedro, em Aveiro, onde se encontrava internado internado há algumas semanas.
Natural de Oiã, onde nasceu a 10 de Outubro de 1931, foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1958 e por D. Domingos da Apresentação Fernandes. Exerceu o ministério pastoral nas paróquias de Águeda e Castanheira do Vouga (de 1958 a 1966), Travassô e Óis da Ribeira (1966/69), Vilarinho do Bairro (1969/76), Avanca (1976/89), Amoreira da Gândara (1989/2003) e Troviscal ( de 1989 até à morte). Ainda foi professor de Educação e Moral Católicas na Escola Industrial e Comercial e Colégio de S. Bernardo, em Águeda. 
Durante a doença e após a morte do pároco do padre Miguel Duarte, ainda foi administrador paroquial desta cidade (2003/04). Desde o princípio de 2007, residiu no Lar de S. Martinho de Ouca, sem deixar o seu dever paroquial na freguesia do Troviscal. Sempre se dedicou com desvelo ao múnus pastoral, em qualquer circunstância e lugar por onde passou.
Muitos ribeirenses agora na casa dos 50 para 60 anos foram baptizados e/ou foram catecúmenos da catequese paroquial do padre Manuel Simões da Silva. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário