domingo, agosto 16, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 16 de Agosto...


Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 16 de Agosto...

1 - Ano de 1898,
há 122 anos !
O padre Joaquim
Tavares da Silva

O padre Joaquim Tavares da Silva, natural de Óis da Ribeira, faleceu a 16 de Agosto de 1898, há 122 anos.

Irmão dos também padres Ricardo e José Tavares da Silva, eram filhos do proprietário João Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, governanta de casa e natural de Casal de Álvaro. Tinha 75 anos e faleceu de doença e na sua casa da Rua do Viveiro, actual Rua Adolfo Pires dos Reis. Recebeu os sacramentos de penitência e da extrema-unção.
Era neto paterno de Francisco Ferreira Mateus e de Maria Tavares da Silva, esta de Travassô, e materno de Manuel Francisco Claro e Josefa Ferreira Duarte, esta de Casal de Álvaro.
A maquete do Centro Social da ARCOR

2 - Ano de 1999,

há 21 anos !
ARCOR entregou projecto
na Segurança Social ! 

O projecto do Centro Social da ARCOR, então denominado Centro Cívico de Óis da Ribeira, foi entregue no Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro no dia 16 de Agosto de 1999. Há 21 anos.

A direcção era presidida por Fernando Reis e o projecto tinha sido profundamente alterado, por sugestão/exigência da Segurança Social. Passou a incluir, também,  as valências de creche e infantário.
O projecto viria a ser aprovado no da 27 de Setembro desse ano, e incluía as valências de creche (30 crianças), jardim de infância (22) e ATL (40), centro de dia (30) e apoio domiciliário.
O presidente Castro Azevedo numa das suas
visita à ARCOR, com a secretária Madalena
Neves e o presidente Celestino Viegas

3 -  Ano de 2001,
há 19 anos !
Presidente da Câmara
visitou a ARCOR

O presidente da Câmara Municipal de Águeda visitou a ARCOR ao fim da tarde de 16 de Agosto de 2001, há 19 anos, para se inteirar do dia-a-dia da associação, em todas as suas várias secções.
Manuel Castro Azevedo foi recebido pelo presidente da direcção, que era Celestino Viegas, e pela secretária Maria Madalena Neves e inteirou-se do dia-a-dia da associação, em todas as suas várias secções - nomeadamente a social e a desportiva.
O «Jornal da ARCOR» de 30 de Setembro desse ano, de que nos socorremos reportou que, nas suas palavras, «não conhecia bem a ARCOR» e, referindo-se ao projecto do Centro Social, afirmou que «têm muito trabalho ela frente e difícil».
Apreciou o projecto em pormenor e incentivou os dirigentes da ARCOR: «Não percam entusiasmo».

Sem comentários:

Enviar um comentário