As cerimónias no Cemitério Novo de Óis da Ribeira (arquivo) |
Procissão Novembrina em Óis da Ribeira |
Os dias 1 e 2 de Novembro de 2020 não terão celebrações nos cemitérios das Paróquias do Arciprestado de Águeda e de toda a Diocese de Aveiro. As cerimónias terão lugar nas igrejas ou serão campais.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Arciprestes da Diocese de Aveiro, que considerou, de partida, que não sendo os cemitérios propriedades das paróquias, a sua (não) abertura está dependente das autoridades civis - no caso de Óis da Ribeira, da Junta de Freguesia da União de Freguesias.
Assim, o Conselho de Arciprestes deliberou que quer no domingo, 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, quer no dia 2, o dos Fiéis Defuntos, as cerimónias decorrerão nos templos - muito embora, onde houver espaço e salvaguardando das normas da Direção Geral de Saúde, se possam realizar em espaços ao ar livre, mas com as distâncias determinadas e obrigatório uso de máscaras e desinfeção de mãos.
Os sacerdotes, ainda segundo o CA, devem ir aos cemitérios «rezar pelos defuntos das suas Paróquias», mas sem indicarem as horas das suas orações.
O Conselho de Arciprestes da Diocese de Aveiro é presidido pelo Bispo D. António Moiteiro e inclui, para além dos 10 titulares arciprestais, o vigário geral e os responsáveis pelos vários sectores pastorais diocesanos.
Uma das mentiras mais fecundas, interessantes e fáceis, é fazer a pessoa mentirosa pensar que acreditamos no que ela nos diz.
ResponderEliminarComo esta da ambição da ligação entre os dois cemitérios pela população «desde 1993», há 27 anos desejada por toda a população.