quarta-feira, outubro 28, 2020

Dias de Finados e dos Fiéis Defuntos em Óis da Ribeira

Dia 1 de Novembro: imagem que este ano não se repete

O edital/aviso da Junta da UFTOR

A Junta de Freguesia da UFTOR tornou público um edital/aviso sobre as condicionantes do acesso aos cemitérios nos dias 1 e 2 de Novembro, em função da pandemia COVID 19.
Nomeadamente e com carácter obrigatório, não são permitidos aglomerados de mais de 5 pessoas, recomendando-se o distanciamento social e que as visitas aos cemitérios sejam realizadas apenas pelo tempo 
estritamente necessário.
O uso de máscara também é obrigatório dentro dos cemitérios, assim como se recomenda o uso de luvas para o manuseamento das torneiras de água.
«Iremos disponibilizar dispensadores nas entradas/saídas dos cemitérios, para a devida desinfeção e higienização». refere a Junta de Freguesia, lembra d ainda que «os funerais são restritos à família directa» - sendo esta «os cônjuges ou unidos de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins».

Cerimónias religiosas

Cerimónias religiosas
Dias de Finados e 
dos Fiéis Defuntos


A Paróquia de Óis da Ribeira também já anunciou as limitações quanto às suas celebrações litúrgicas dos Dias de Finados e dos Fiéis Defuntos.
A Diocese de Aveiro determinou, lembremos, que os sufrágios não sejam feitos nos cemitérios mas que a celebração da Eucaristia possa ser realizada nas igrejas ou ao ar livre, nos locais em que houver condições para isso - e desde que as etiquetas de segurança sejam salvaguardadas.
Assim, em Óis da Ribeira os defuntos serão lembrados no dia 1 de Novembro com a Eucaristia a ser celebrada nos adros da igreja, com máscara e salvaguardando as restantes etiquetas de segurança, nomeadamente a distância. A cerimónia está marcada para as 15 horas.


Sem comentários:

Enviar um comentário