terça-feira, outubro 20, 2020

Os dias 20 de Outubro nos dias de Óis da Ribeira...

A Fonte do Cruzeiro


A fonte do Cruzeiro, a
ponte do rio Águeda !

1 - Ano de 1838,
há 182 anos !
Jacinto Bernardo Henriques,
o avô do benemérito da fonte!


O óisdaribeirense Jacinto Bernardo Henriques, carpinteiro e avô do benemérito do mesmo nome, nasceu a 20 de Outubro de 1838. Há 182 anos.
Era filho do Manuel Henriques e Gregório e de Maria Lopes e casou com Joaquina Rosa de Almeida a 30 de Outubro de 1866, tendo o casal (pelo menos) a filha Ana Rosa de Almeida, lavradora, que viria a ser mãe de Jacinto Bernardo Henriques, o benemérito que tem nome na rua que vai do largo do Centro Social até à ponte sobre o rio Águeda.
Jacinto Bernardo Henriques (avô) faleceu a 6 de Agosto de 1908 e o neto, em 1916, mandou construir, a suas expensas, o fontenário que foi instalado no largo do Centro Social (que já teve o seu nome e também conhecemos por largo do Cruzeiro). Actualmente instalado na rua com o seu nome, foi inaugurado em Fevereiro de 1917, com duas festas em dois domingos seguidos - a dos republicanos e a dos democratas.
Moreira de Sá

2 - Ano de 1951,
há 69 anos !
Estudos para a cabine
de electricidade !

O engº. Moreira de Sá esteve em Óis da Ribeira há 69 anos para escolher o local destinado a construir a cabine eléctrica, já a enquadrando na então Rua da Ponte - agora Rua Jacinto Bernardo Henriques.
Fernando Moreira de Sá formou-se com distinção em engenharia militar e de minas e atingiu a patente de major. Após a aposentação militar, tinha no Porto um gabinete de engenharia, que elaborou o projecto inicial da ponte. Semeou, nesse tempo, a esperança de que estaria para breve o estudo da cabine mas sabe-se hoje, todos estes anos depois, que a rede de luz eléctrica de Óis da Ribeira só ficou concluída em Agosto de 1958 -nada mas nada menos que 7 anos depois.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda era o dr.  Fausto Oliveira, que também Óis da Ribeira, por estes dias de há 69 anos e com o mesmo fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário