domingo, outubro 25, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 25 de Outubro...

O vereador Pinto Galvão inaugurou os balneários do polidesportivo da
ARCOR a 25/10/2003, há 17 anos. Agora, estão infelizmente abandonados...
assim com polidesportivo propriamente dito...

Notícia do «Jornal da
ARCOR». Há 40 anos


A reabertura do bar da ARCOR, o festival
nacional de teatro e a inauguração dos
balneários do polidesportivo

1 - Ano de 1980,
há 40 anos !
ARCOR reabriu bar
na sua sede da Junta


A reabertura oficial do bar da ARCOR, na cave da sede oficial da então sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, aconteceu a 25 de Outubro de 1980. Há 40 anos!
O tempo voa!
«Foram feitas alguma alterações, a comodidade é bastante mas evidente e, como que em jeito de prémio, a afluência de sócios tem sido bastante elevada», narra o «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro de 1980 - reportando a iniciativa arcoriana desse tempo.
O bar tinha sido aberto no semestre anterior, «com sanitários e televisão a cores» - a primeira televisão a cores de Óis da Ribeira -, como se pode ler no «JdA» de 22 de Setembro do mesmo ano, acrescentando que «temos vários jogos de salão para todos, para além de música ambiente e ping-pong.
A direção arcoriana era presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira.
ARCOR 1985

2 - Ano de 1985,
há 35 anos !
Festival Nacional de Teatro
no palco da ARCOR

O 1º. Festival Nacional de Teatro Amador decorreu entre 12 e 26 de Outubro de 1985, com «palco» na ARCOR no dia 25, há exactamente 35 anos.
A iniciativa esteve integrada no Ano Internacional da Juventude, com espectáculos em vários localidades de Águeda, promovidos pelo Orfeão desta cidade - em Travassô, Castanheira do Vouga, Valongo do Vouga, Óis da Ribeira e Águeda.
O palco do restaurante pôr do Sol recebeu os grupos «PATACO» (de Viana do Castelo), o GRETUA (da Universidade de Aveiro), CITEC (Montemor-o-Velho), TAGE (Gafanha da Encarnação) e TIA (Aveiro).
A direção arcoriana era presidida por Armando Ferreira, com o secretário Manuel Almeida (Capitão), o tesoureiro Diamantino Correia e os vogais João Viegas e Milton Gomez.
Inauguração do polidesportivo
no «Jornal da ARCOR»


3 - Ano de 2013,
há 17 anos !
Inauguração dos balneários
do polidesportivo da ARCOR

A inauguração dos balneários do polidesportivo da ARCOR foi a 25 de Outubro de 2003. Há 17 anos! 
Celestino Viegas, o presidente da direcção, referiu que «este dia é especial para nós, pois Óis da Ribeira passa a ter mais um equipamento desportivo», acrescentando que «é um dia de muita importância para a ARCOR e Óis da Ribeira, pois o novo equipamento estará à disposição de todos os ribeirenses».
Pinto Galvão, vice-presidente da Câmara, por sua vez, regozijou-se «por mais uma obra da ARCOR, uma associação que tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida da sua população, de que é magnífico exemplo o Centro Social que estão a construir e, agora, os balneários para proporcionar a prática desportiva aos jovens e aos ribeirenses».
Fernando Pires (PJF de Óis da Ribeira) descerrou a placa alusiva à inauguração do polidesportivo, a 26 de Junho de 1995, então pelo Secretário de Estado do Desporto (Castro Almeida), e Pinto Galvão fez o mesmo, mas em relação ao dia da inauguração dos balneários.
Depois do jogo entre dirigentes e pais, mães e filhos, os ribeirenses juntaram-se nas instalações do centro social para uma jornada de convívio.
- NOTA ACTUAL: Os balneários e o polidesportivo da ARCOR, nunca é a mais lembrar, estão hoje, e há desde há alguns anos, infelizmente abandonados e vandalizados, «vítimas» de repetidos esquecimentos diretivos.

1 comentário:

  1. E nessa altura da abertura do BAR da ARCOR na cave da sede da Junta de Freguesia um elemento que compunha os orgãos da Junta dizia:

    "TEMOS DE TIRAR ESSA CANALHADA DAQUI"!

    Passados tempos ocupou lugares de rsponsabilidades diretivas na atual ARCOR- Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira!

    E esta heim!
    É o que temos caros RIBEIRENSES!

    Por isso, e outras é que nunca conseguimos sair do "BURACO"

    ResponderEliminar