quinta-feira, outubro 08, 2020

Tuna / AFOR recebe 2 660 euros da Câmara! ARCOR de fora...

A sede da Tuna / AFOR, antigas sedes
da Junta de Freguesia e ARCOR
 

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu dois apoios financeiros à Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), no valor total de 2660 euros.
As candidaturas, abertas em tempo próprio a todas as associações culturais, recreativas e juvenis do município aguedense, no âmbito do seu programa de apoio a este tipo de actividades, foram analisadas e aprovadas na sessão de Câmara Municipal de anteontem, dia 6 de Outubro de 2020, e, no total, atingem os 67 883 euros. 
No caso da óisdaribeirense Tuna / AFOR foram atribuídos os seguintes valores:
- 950 euros: para apoiar a Escola de Música, que actualmente é frequentada por 19 alunos.
- 1 710 euros: para apoiar a compra e reparação de instrumentos e manutenção de fardamento, partituras e material didático.
A Tuna / AFOR candidatou-se, é apoiada!
«O Avarento», a última
peça da ARCOR. Já lá
vão mais de 8 anos!


ARCOR de fora dos
apoios camarários

A ARCOR, que é Associação Recreativa e Cultural, não aparece na lista das candidaturas aprovadas e não sabemos se apresentou alguma candidatura.
O estranho é que, sendo instituição da carácter recreativo e cultural na sua génese estatutária, tenha «esquecido» estas vertentes. O teatro, por exemplo, que é arte cultural de tantas tradições em Óis da Ribeira, foi completamente posto de lado. E é arte e tradição transversal a pelo menos 3 séculos. 
A última peça levada à cena pelo Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR foi a comédia «O Avarento», de Molière, que estreou a 4 de Fevereiro de 2012. 
Há mais de 8 anos!
O encenador era Rui Fernandes, actual secretário da direção da ARCOR presidida por Mário Marques, e Carlos Pereira, actual vogal, também integrava o elenco GTA, assim como Paulo Gomes, seccionista da canoagem.


2 comentários:

  1. Nem sabemos se nos apetece rir de um louco e seus apaniguados, mas não é preciso de ir procurar muito longe; o louco é um comediante a atuar para uma plateia assustada demais para rir.

    "A Unidades de Saúde de Travassô, informou o Sr. Presidente, encontra-se em
    fase de elaboração de projeto. O Sr. Presidente da União de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira tornou publico que o projeto já estava elaborado, mas tratava-se de um lapso, porque o projeto elaborado era o projeto de arquitetura, faltando, ainda, todos os projetos de especialidade. Trata-se do edifício onde irá funcionar, também, a Junta de Freguesia; todo o processo está a ser conduzido em nome daquela autarquia mas terá a cobertura financeira da Câmara prevendo-se a sua construção durante o presente ano e o próximo, sendo um investimento que irá extravasar, e muito, o valor
    dos apoios que a Câmara têm disponibilizados para as Juntas/Uniões de Freguesia do concelho."

    ResponderEliminar
  2. O ontem não é nosso para recuperar, mas o amanhã é nosso para ganhar o que perdemos.

    Mas não com esta gente cheio de vazio!

    ResponderEliminar