quarta-feira, dezembro 02, 2020

O dias de Óis da Ribeira nos dias 2 de Dezembro...


Albano Almeida

O último casamento do Século XIX, barco
de Zebedeu, o Teatro «Renascença» e o
novo ATL da ARCOR * Pessoas !

1 - Ano de 1899,
há 111 anos !
O último casamento do Século XIX

O casal Capitolina e Francisco consorciou-se a 2 de Dezembro de 1899, há precisamente 121 anos. Foi o último casamento celebrado em Óis da Ribeira no Século XIX.
Capitolina de Almeida, de 27 anos e agricultora, era de Óis da Ribeira e filha de Ricardo Joaquim de Almeida e de Ana Rita, de Giesteira. Francisco Duarte da Rosa, também de 27 anos e jornaleiro, era de Fermentelos e filho de João Duarte da Rosa e Teresa Maria da Conceição.
A cerimónia religiosa da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi celebrada pelo padre Manuel Gomes de Andrade e testemunhada pelo proprietário Luís Maria de Almeida e o agricultor Albano Joaquim de Almeida, ambos de Óis da Ribeira.
O casal teve pelo menos uma filha, Maria da Natividade, que nasceu a 6 de Outubro de 1910 e casou em Oiã com Domingos António da Silva, a 1 de Novembro de 1925. Faleceu, já viúva, a 10 de Março de 1989.
Familiares actuais do casal, entre outros, são os filhos de Hercílio de Almeida e netos de Albano, irmão do noivo (Anabela e Álvaro Ramos de Almeida).
Zebedeu Costa

2 - Ano de 1945,
há 75 anos!
Barqueiro Zebedeu arrematou
passagens do rio Águeda


O barqueiro Zebedeu Alves da Costa arrematou o direito de exploração dos barcos de passagem do rio Águeda, entre as margens de Óis da Ribeira e Cabanões, a 2 de Dezembro de 1945. Há 75 anos.
O leilão teve mais pretendentes em licitação e começou em 300$00, o valor por que tinha adjudicada a exploração 4 anos antes e, em lances abertos e al-
ternados que duraram apenas 8 minutos.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Benjamim Soares de Freitas, entregou a exploração da passagem (para e de Cabanões) ao (já) barqueiro Zebedeu Alves da Costa por... 601$50 anuais.
H. Almeida



3 - Ano de 1983,
há 37 anos!
Grupo Cénico «Renascença»

Óis da Ribeira, há precisamente 37 anos, tinha um (novo) grupo de teatro, o Grupo Cénico Renascença, a ensaiar a comédia «As duas gatas».
O grupo era artisticamente dirigido por Hercílio de Almeida e integrava, entre outros (que não conseguimos apurar), os actores amadores Mário Fernando Neves, António Carlos Almeida, Maria José Carvalho e Anabela Almeida. 
O programa incluía um acto de variedades, canções e mímica e preparava a sua apresentação para 21 de Janeiro de 1984. Não sabemos, não conseguimos apurar, se chegou a apresentar-se em público.
A iniciativa partiu da comissão de festas de S. Sebastião.
A notícia no «Jornal
da ARCOR»

4 - Ano de 2001,
há 19 anos !
Novo ATL da ARCOR 

A ARCOR passou a dispor de um novo espaço de ATL a 29 de Novembro, mas oficialmente a partir de 2 de Dezembro de 2001. Há 19 anos.
O espaço da cave da então sede da ARCOR (agora, da Tuna / AFOR) foi restaurado e requalificado exactamente para esse fim: a instalação do ATL, que até aí funcionava na escola primária, na sala mais antiga e desde o tempo da direção de Fernando Reis.
O aumento de número de crianças levou à necessidade de um novo espaço (que triplicou) e a direção de Celestino Viegas, ainda que ao tempo envolvida na construção do centro social, avançou com as obras - que se ficaram a dever ao consócio Dinis da Conceição Alves e à Mondego Obras. O novo ATL passou a ter dois computadores - o que era novidade para a maioria das crianças.

Maria Luísa
Pires Ferreira

Pessoas
Cidalina Gomes da Conceição
e Maria Luísa Pires Ferreira

A comunidade óisdaribeirense esteve de luto no dia 2 de Dezembro de anos diferentes e relativamente recentes: as mortes de Maria Cidalina e Maria Luísa.
MARIA CIDALINA Gomes da Conceição faleceu subitamente a 2 de Dezembro de 1990. Há 30 anos!
Casada com Ilídio Tavares dos Reis, tinha 43 anos e era filha de Sílva Gomes e de José Maria da Conceição Júnior (Passarito). Estava sentada á mesa, com familiar e ler o jornal da Paróquia e ainda foi transportada ao Hospital de Águeda, onde acabou por falecer. Era irmã de Manuel (já falecido), Adozinda, António e José Maria.
MARIA LUÍSA Pires Ferreira faleceu aos 94 anos, em 1995, há 25 anos.
Filha do lavrador Manuel Joaquim Ferreira Alves e da costureira Rosa Pires dos Santos, casou com José Simões dos Reis (Taipeiro) a 25 de Novembro de 1925 e de quem enviuvou a 10 de Janeiro de 1975. Era mãe de Odete, Magna e Manuel (já falecidos), Sara, José e Fausto Ferreira Simões dos Reis.

Sem comentários:

Enviar um comentário