segunda-feira, janeiro 25, 2021

* 1930, há 91 anos: Mãe e três filhos emigraram para o Brasil!

Maria Emília Tavares
da Silva e Cunha
M. Ascenção

A óisdaribeirense Maria Emília Tavares da Silva e Cunha partiu para o Brasil a 25 de Janeiro de 1930, com destino ao Estado de Rio Grande do Sul. 
Há 91 anos!
Acompanhada por três filhos, ia juntar-se a seu marido, o também conterrâneo Anacleto Pires Soares - que lá estava emigrado.
M. Lurdes
Cozinheira e de 44 anos de idade, Maria Emília tinha 1,50 metros de altura,
 olhos e sobrolhos castanhos e era filha de José Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e Maria da Graça Cunha, de Paradela. Sobrinha do futuro Arcebispo Primaz de Braga, D. Manuel Baptista da Cunha, era irmã, pelo menos, do professor Joaquim Augusto e do médico Albano Tavares da Silva de Cunha.
O marido, Jacinto Pires Soares, tinha 46 anos e também era agricultor quando se casaram, a 23 de Setembro de 1905 e na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, em cerimónia celebrada pelo padre Manuel Gomes de Andrade. Ele com 22, ela com 20 anos de idade. Era filho de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Pires e faleceu a 26 de Maio de 1962.
Maria Emília viajou para o Estado de Rio Grande do Sul e fez-se acompanhar dos 3 filhos:
1 - Ascenção Pires Soares, costureira e de 20 anos, de 1,50 metros de altura, olhos e sobrolhos castanhos. Sabia ler e escrever.
2 - Maria de Lurdes Soares da Cunha, costureira, de 13 anos, de 1,48 metros e olhos e sobrolhos castanhos, sabendo ler e escrever.
3 - Henrique Soares da Cunha, de 19 meses.
Primos-netos actualmente residentes em Óis da Ribeira e filhos de Neófita Alda Pires Tavares (sobrinha, filha do professor) são os irmãos Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires, já tendo falecido Joaquim e José Tavares Pires. Filhos de Arménio, outro filho do professor Joaquim Augusto, são os já falecidos Maria de Lurdes e Mário (há um ano) e Maria Cecília Pires Tavares das Neves.
Também, além de outros, os irmãos Armando e Clarice, moradores em Óis da Ribeira, e os já falecidos Dália (na Trofa) e Dinis Tavares dos Reis (do restaurante), filhos de Edmundo Reis e Maria Celeste Tavares. 
José M. Carvalho

José Maria de Carvalho

A viagem foi por via marítima e, na mesma altura, seguiu também José Maria de Carvalho, óisdaribeirense que a 8 de Janeiro obtivera passaporte no Governo Civil de Aveiro.
Era comerciante, tinha 55 anos de idade, era casado e filho de Joaquim Alves Soares e Maria Rosa de Carvalho, todos de Óis da Ribeira. O destino era diferente: viajou para o Rio de Janeiro, enquanto Maria Emília e os três filhos andaram mais para sul do Brasil, até ao porto de Rio Grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário