O padre Júlio Grangeia ladeado pelo padre António Fonseca, à esquerda, e pelo diácono Fernando Reis - ambos já falecidos |
Os padres António Fonseca e Júlio Grangeia |
As paróquias de Santo Adrião de Óis da Ribeira, S. Miguel de Travassô e Nossa Senhora da Assumpção de Espinhel homenagearam o padre Júlio Grangeia a 29 de Janeiro de 2009, pelos seus 25 anos da sua ordenação sacerdotal. Hoje, festeja 37!!!
Francisco Júlio Grangeia Pinto é natural de Vale de Ílhavo, em Ílhavo, onde nasceu a 2 de Março de 1958. Foi ordenado sacerdote a 29 de Janeiro de 1984, na Igreja Matriz de Santa Eulália de Águeda.
Tomou posse do múnus paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 9 de Outubro de 1988, há mais de 32 anos, então sendo recebido pelo povo e autoridades locais, à entrada da ponte.
O cortejo seguiu para a Igreja de Santo Adrião, onde era esperado por D. António Marcelino, Bispo de Aveiro - que presidiu à celebração da missa, acolitado pelos padres Castro e Nestor e diáconos Fernando Reis (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos) e Afonso Henriques.
O padre Júlio Grangeia, no final, dirigiu-se ao povo que enchia o templo e agradeceu-lhe as boas-vindas, propondo-se trabalhar em prol da paróquia, de freguesia e dos espiritualmente mais necessitados.
Substituía o padre António Nunes da Fonseca, que faleceu em Cedrim do Vouga a 22 de Dezembro de 2009, aos 89 anos, nascido a 19 de Setembro de 1920, na freguesia de S. Pedro do Bunheiro (Murtosa). Paroquiou Óis da Ribeira durante 19 anos.
O padre Júlio Grangeia viria a notabilizar-se como o primeiro sacerdote católico português a usar a internet como meio de evangelização, ainda nos anos 90 do século XX. É o popularizado padre da internet.
Parabéns, padre Júlio!
- Ver https://www.facebook.com/padrejulio e
Facebook oficial: https://www.facebook.com/juliograngeia
Sem comentários:
Enviar um comentário