segunda-feira, janeiro 18, 2021

Projecto Canoa/Paracanoe na ARCOR e pateira de Óis da Ribeira

O projecto da Escola Municipal de Canoa/Paracanoe na pateira de Óis 
 da Ribeira e na ARCOR, com os jacintos ao fundo

O treinador João Brinco e, em baixo, a 
apresentação do Centro de Formação

O Centro Municipal de Formação Desportiva de Águeda está a dinamizar o projecto «Escola Municipal de Canoa/Paracanoe», que principalmente se desenvolve na pateira e a partir das instalações do hangar de canoagem da ARCOR.
A tarde do último dia 15 de Janeiro de 2021 foi mais um tempo de preparação desse projecto, que é de responsabilidade operacional do treinador João Paulo Brinco - que também é atleta e técnico da ARCOR Canoagem.
A conferência de imprensa (foto ao lado) de apresentação do projeto do Centro de Formação Desportiva foi a 21 de Outubro de 2016 e resulta de uma parceria do Município de Águeda (ao tempo presidido por Gil Nadais), o Agrupamento de Escolas Águeda Sul (dirigido por Francisco Vitorino), 
o Instituto Duarte Lemos (António Pinho) e a ARCOR, clube de Óis da Ribeira - neste caso especialmente vocacionado para a canoagem.
O propósito era (é) possibilitar a prática desportiva de canoagem, e de outras modalidades náuticas, a cerca de meio milhar de estudantes de todo o município.
projeto do Centro de Formação Desportiva visa(va) ainda o Desporto Adaptado para o desenvolvimento de atividades náuticas para as pessoas com menos capacidades físicas.
O paracanoísta Hugo Costa, bicampeão nacional 
KL 200  e atleta internacional da ARCOR

Paracanoagem da ARCOR
dá o melhor exemplo !
- Hugo Costa é internacional
e bicampeão nacional


A ARCOR Canoagem é um bom exemplo de dinamização da paracanoagem, com subsecção própria e um atleta que e bicampeão nacional em título: Hugo Costa.
O paracanoísta é, em dois anos consecutivos, o melhor atleta de KL 200 metros e afirmou, em entrevista ao d´Óis Por Três, que, depois destes títulos, a sua grande ambição é «ser campeão da Europa e do Mundo e poder ir aos Jogos Paralímpico». Mas, frisou, «um passo de cada vez!».
«Comecei a dar os primeiros passos no desporto escolar, no Instituto Duarte Lemos, em 2017 e onde de imediato o meu treinador João Brinco me contagiou para esta prática magnífica», disse Hugo Costa, que até então não tinha experiência de qualquer modalidade desportiva.
Habitual participante dos estágios da seleção nacional, já este ano participou no que, de 4 a 8 de Janeiro, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.
Disputou o Mundial 2019 de paracanoagem, na Hungria e em Agosto de 2019, e foi 17.º lugar de Hugo Costa, de KL2 200, sendo oitavo na final B.


Sem comentários:

Enviar um comentário