sábado, fevereiro 20, 2021

* ANO 1878: Foro da Confraria do Santíssimo Sacramento

A publicação no Diário do Governo 
n~. 41, de 20 de Fevereiro de 1878


O Diário do Governo º. 41, de 20 de Fevereiro de 1878, há 143 anos, publicou o edital do fôro da Confraria do Santíssimo Sacramento de Óis da Ribeira.
Foro era a pensão anual que a Confraria tinha de pagar ao senhorio (quem tem domínio útil do prédio) de uma terra e um moínho situados no Chão do Rego, em Cabanões, e que estava arrendado a António Pereira da Conceição. Neste caso, uma pensão licitada a partir de 142,7 litros de milho por ano - o equivalente ao que agora seriam um pouco mais de 7 rasas de milho. E a pagar 1% de imposto de selo pela respectiva contribuição de registo.
A arrematação teria de ser feita no Governo Civil de Aveiro, por ordem do Ministério dos Negócios da Fazenda, através da 2ª. Repartição da Direção Geral dos Próprios Nacionais.
Arroteias em 2021

Outros anos,
outros factos!
- Bispo de Aveiro, caminho das Arroteias e assembleias da ARCOR e da Tuna

- ANO 1843, há 78 anos!
CAMINHO DAS ARROTEIAS: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deliberou, a 20 de Fevereiro de 1943, proceder a aterro do caminho das Arroteias e nela abrir um novo agueiro. Trata(va)-se do c
aminho que, actualmente designado Rua dos Bacelinhos, asfaltada, que vai da Rua António Bernardino, passa pelas Arroteias e Vales e segue até à Rua dos Serrados.
O presidente era Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha  (professor) e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Edson Santos

SILVINA PIRES SOARES: Falecimento aos 79 anos, a 22/02/1973, bisavó materna de Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de 
Águeda (neto de José), e de Ana Sofia Vieira Fragoso, candidata do CDS/PP em 2019 (neta de Isilda).
Natural de Óis da Ribeira, nasceu
 a 25 de Março de 1894, filha de Maria José Ferreira e neta de José Gomes Fernandes e Maria Delfina Ferreira. Doméstica e trabalhadora rural, casou com o tunante Abílio Viegas, tendo o casal os filhos Manuel, Aníbal, José (Mau) e Isilda Pires Viegas, já todos falecidos. Netos a viver em Óis da Ribeira, são os irmãos Mário e Silvina Pires Vieira  (mãe de Ana Sofia), filhos de Isilda - que faleceu a 23 de Janeiro de 2019, viúva e aos  98 anos, celebrados no dia de Natal de 2018.

- ANO 2002, há 19 anos!
BISPO DE AVEIRO: D. António Baltazar Marcelino visitou as obras do centro social da ARCOR, no  âmbito da sua semana pastoral em Óis da Ribeira. Foi quando afirmou que «a obra é maior que a freguesia».
O prelado visitou demoradamente as obras, sendo recebido pelo presidente Celestino Viegas e o tesoureiro Arlindo Reis, com Fernando Pires (presidente da Junta). Manifestou surpresa pela envergadura da obra e incentivou a direção a «ter coragem para o enorme empreendimento social que estão a construir».
Ainda no mesmo dia, D. António Marcelino visitou também o polidesportivo e o hangar de canoagem da ARCOR.

- ANO 2009, há 12 anos!
TUNA MUSICAL: A assembleia geral da Tuna de Óis da Ribera aprovou o relatório e contas de 2008, com saldo positivo de 8 969,85 euros - seriam agora 10 060,78, segundo o conversor da PORDATA.
Manuel Soares era o presidente da direção.
- ANO 2009, há 12 anos!
ARCOR: A assembleia geral da ARCOR reconduziu Agostinho Tavares para novo mandato na presidência da direção, por não se terem apresentado listas de candidatos. 
A direção teve apenas uma alteração: saiu o vogal António José Tavares, substituído por Carla Tavares, filha do presidente. Horácio Marçal e Armando Ferreira continuaram na presidência, respectivamente, da assmbleia geral e do conselho fiscal. Coincidência menos feliz: os três presidentes já faleceram.

Sem comentários:

Enviar um comentário