O «Jornal da ARCOR» reportou o levantamento de deficientes e condições de vida de Óis da Ribeira. Há 41 anos! |
ARCOR 1980 |
Uma equipa de saúde pública do Hospital Pediátrico de Coimbra fazia, há precisamente 41 anos, o levantamento dos cidadãos deficientes e das condições de vida da população de Óis da Ribeira.
A iniciativa estava enquadrada de um projecto da ARCOR, associação então com um ano de fundação, o da criação de um Centro de Apoio à Infância (CAI), com apoio da Bela Vista - Centro de Educação Integrada de Águeda.
A direção era presidida por Celestino Viegas e numa altura em que, como exemplo e segundo o relatório da equipa de saúde pública, a escola primária tinha 76 crianças e 4 professores, sem auxiliar de educação e sem suplementos alimentares.
Equipa do Hospital
Pediátrico de Coimbra
A equipa de enfermagem de saúde pública do Hospital Pediátrico de Coimbra era liderada pela médica Maria José Tovar.
Residente em Coimbra, colaborou muitos anos com a Bela Vista e, com residência fixada em Águeda, viria a ser, também durante muitos anos, médica do Centro de Saúde e colocada na Unidade de Saúde da Borralha. Já está aposentada e mora em Coimbra.
A equipa incluía as enfermeiras Adelaide (Irmã Religiosa da Congregação das Irmãs Doroteias), Fátima (natural e residente em Ovar), Fernanda Coelho (idem, em Viseu), Júlia Passos (de Valpaços e moradora em Braga) e NN (?) - equipa que elaborou o relatório que (ver imagem) o «Jornal da ARCOR» parcialmente reportou em Dezembro desse ano.
ARCOR Xadrez |
- ANO 1981, há 40 anos!
2 - ARCOR XADREZ: A equipa de Xadrez da ARCOR deslocou-se a Águeda e perdeu (2-6) com o Orfeão, com os pontos arcorianos alcançados por Diamantino Correia e Armando Morais.
Uma semana antes, a 14 de Março, disputara-se o primeiro ARCOR (1,5)-Orfeão de Águeda (6,5). Armando Ferreira (um ponto) derrotou o advogado José Martins, que era o primeiro tabuleiro do OdA
A Secção funcionou até meados de 1982, tendo disputado vários torneios regionais. Em Julho de 1982, participou no campeonato distrital individual de Aveiro, mas não é conhecido registo dos resultados. A 5 de Dezembro de 1985, foi reactivada a Secção. Há notícia de um torneio interno a 21 e 22 de Novembro de 1987.
O antigo Café Império |
3 - CAFÉ IMPÉRIO ASSALTADO: O Café Império, no largo da Igreja de Óis da Ribeira, foi assaltada na madrugada de 21 de Março de 2002, por um rapaz de Assequins, de 19 anos.
O café, assim como a Mercearia Escondidinho, era propriedade de Fernando Tavares Pires e o indivíduo entrou pelo lado da garagem, desceu umas escadas e entrou por uma janela interior, que dava diretamente para o café. Levou o que quis e apeteceu, teve tempo para tudo, e fugiu num automóvel (roubado) que tinha estacionado nas Rua dos Arais.
Só pela manhã, na abertura do mini-mercado, se deu pelo assalto, que foi comunicado à GNR.
Enfim eram outros tempos em que se comunicavam os assaltos às autoridades. Agora assaltam os edifícios públicos locais e não comunicam nada a ninguém.
ResponderEliminar