domingo, março 21, 2021

* 1980: Levantamento dos cidadãos deficientes e condições de vida da população de Óis da Ribeira

O «Jornal da ARCOR» reportou
o levantamento de deficientes e
condições de vida de Óis da
Ribeira. Há 41 anos!
 
ARCOR 1980


Uma equipa de saúde pública do Hospital Pediátrico de Coimbra fazia, há precisamente 41 anos, o levantamento dos cidadãos deficientes e das condições de vida da população de Óis da Ribeira.
A iniciativa estava enquadrada de um  projecto da ARCOR, associação então com um ano de fundação, o da criação de um Centro de Apoio à Infância (CAI), com apoio da Bela Vista - Centro de Educação Integrada de Águeda.
A direção era presidida por Celestino Viegas e numa altura em que, como exemplo e segundo o relatório da equipa de saúde pública, a escola primária tinha 76 crianças e 4 professores, sem auxiliar de educação e sem suplementos alimentares.
Outros dados do estudo, quanto à habitação:
- 97% das habitações tinham luz eléctrica.
- 28,6% as casas tinham 3/4 divisões.
- 67,8% das vasas tinham 5 a 9 divisões.
- 3,6% das tinham tinham de 10 a 12 divisões.
- 100% tinham abastecimento próprio de água.
- 79% tinham casa de banho.
Quando às famílias:
- Agregados com média de 5 pessoas.
- 95,7% da população não bebia leite.
- A freguesia produzia 21 000 litros de leite por mês.
- As crianças consumiam 4,3 litros por semana.
- O consumo médio de álcool por semana era de 64,6 litros.
A freguesia:
- Cerca de 800 habitantes.
- 26 cidadãos deficientes.
- 55% eram homens, 45% eram mulheres.
- 7 com deficiências motoras.
- Maior incidência de deficiência em indivíduos com 40 anos, ou mais (40%). 
- 2 crianças estavam a ser apoiadas pela Bela Vista e Hospital Pediátrico de Coimbra, por protocolo destas instituições com a ARCOR.
Maria José Tovar


Equipa do Hospital
Pediátrico de Coimbra


A equipa de enfermagem de saúde pública do Hospital Pediátrico de Coimbra era liderada pela médica Maria José Tovar.
Residente em Coimbra, colaborou muitos anos com a Bela Vista e, com residência fixada em Águeda, viria a ser, também durante muitos anos, médica do Centro de Saúde e colocada na Unidade de Saúde da Borralha. Já está aposentada e mora em Coimbra.
A equipa incluía as enfermeiras Adelaide (Irmã Religiosa da Congregação das Irmãs Doroteias), Fátima (natural e residente em Ovar), Fernanda Coelho (idem, em Viseu), Júlia Passos (de Valpaços e moradora em Braga) e NN (?) - equipa que elaborou o relatório que (ver imagem) o «Jornal da ARCOR» parcialmente reportou em Dezembro desse ano.

Outros anos,
outros factos!
Padre e professor Manuel Gomes de Andrade, ARCOR Xadrez e assalto ao Café Império!

O DL da nomeação efectiva
do padre Manuel Andrade

- ANO 1895, há 126 anos!
1 - ESCOLA PRIMÁRIA: O Diário do Governo nº. 64, de 21 de Março de 1895, publicou a nomeação definitiva do padre Manuel Gomes de Andrade como professor efectivo da escola do ensino primário de Óis da Ribeira.
O despacho oficial do Reino era da Direção Geral da Instrução Pública (DGIP), através da sua 1ª. Repartição, do Ministério dos Negócios do Reino, era já de 3 dias antes (ver AQUI) e o sacerdote já vinha a interinamente exercer as funções, por nomeação temporária da cadeira. Não sabemos onde funcionava a escola.
Não muito tempo depois, apenas dois anos mais tarde, já em 1897, mas em data que desconhecemos, foi nomeado titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, então substituindo o padre António Francisco Alves.
ARCOR Xadrez


- ANO 1981, há 40 anos! 
2 - ARCOR XADREZ:  A equipa de Xadrez da ARCOR deslocou-se a Águeda e perdeu (2-6) com o Orfeão, com os pontos arcorianos alcançados por Diamantino Correia e Armando Morais.
Uma semana antes, a 14 de Março, disputara-se o primeiro ARCOR (1,5)-Orfeão de Águeda (6,5). Armando Ferreira (um ponto) derrotou o advogado José Martins, que era o primeiro tabuleiro do OdA
A Secção funcionou até meados de 1982, tendo disputado vários torneios regionais. Em Julho de 1982, participou no campeonato distrital individual de Aveiro, mas não é conhecido registo dos resultados. A 5 de Dezembro de 1985, foi reactivada a Secção. Há notícia de um torneio interno a 21 e 22 de Novembro de 1987.

O antigo Café
Império

ANO 2002, há 19 anos!
3 - CAFÉ IMPÉRIO ASSALTADO: O Café Império, no largo da Igreja de Óis da Ribeira, foi assaltada na madrugada de 21 de Março de 2002, por um rapaz de Assequins, de 19 anos. 
O larápio levou 19 quilos de café, tabaco e dinheiro.
O café, assim como a Mercearia Escondidinho, era propriedade de Fernando Tavares Pires e o indivíduo entrou pelo lado da garagem, desceu umas escadas e entrou por uma janela interior, que dava diretamente para o café. Levou o que quis e apeteceu, teve tempo para tudo, e fugiu num automóvel (roubado) que tinha estacionado nas Rua dos Arais. 
Momentos antes do assalto, aliás, tinha sido visto a deslocar-se da zona do armazém para os ditos Arais (e Cemitério Novo), mas ninguém desconfiou.
Só pela manhã, na abertura do mini-mercado, se deu pelo assalto, que foi comunicado à GNR.

1 comentário:

  1. Enfim eram outros tempos em que se comunicavam os assaltos às autoridades. Agora assaltam os edifícios públicos locais e não comunicam nada a ninguém.

    ResponderEliminar