quinta-feira, abril 22, 2021

* ANO 1907: Transferências de padres e professores do ensino primário

A transferência para Espinhel do
padre e professor Manuel Andrade

Padre José
Bernardino

O padre Manuel Gomes de Andrade deixou de exercer as suas funções paroquiais em Óis da Ribeira por decreto publicado no Dário do Governo nº. 88, de 22 de Abril de 1907.
O despacho da 1ª. Repartição da Direção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócio Eclesiásticos e da Justiça está datado de 18 de Abril, dias antes, indicando que estava «apresentado na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Espinhel».
O seu último baptismo foi o de Artur, filho de Diamantino Francisco da Silva e de Ana Pires Soares (celebrado a 30 de Junho), o último casamento o do barqueiro Zebedeu
Alves da Costa e Maria Augusta Pires (a 23 de Maio) e
 
Transferências dos professores
Manuel Andrade e Joaquim Augusto
o último funeral o de Amadeu, de 4 meses de idade, filho de Patrocínio Pereira dos Santos, de Alcofra (Vouzela) e da jornaleira Joana Rosa de Jesus.
Foi substituído na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira pelo padre José Bernardino dos Santos e Silva, futuro monsenhor.
O sacerdote exercia simultâneamente as funções de professor em Óis da Ribeira e foi colocado em Espinhel, na escola masculina, pelo decreto nº. 156, de 17 de Julho do mesmo ano. Funções em que foi substituído, em Óis da Ribeira, pelo professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, óisdaribeirense que vinha transferido da escola do Beco, na freguesia de Macinhata do Vouga, e nomeado pelo mesmo decreto-lei 
da 1ª. Repartição da Direção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócio Eclesiásticos e da Justiça.


Outros anos,
outros factos!
Inventário dos bens da Paróquia de Santo Adrião, a morte de Manuel 
Maria Ala de Resende e o tereno para a ARCOR e sede da Junta de Freguesia

Cruz do Século XVII

1 - ANO 1912,
há 109 anos !
- INVENTARIO DOS BENS DA
IGREJA DE SANTO ADRIÃO
: O inventário final dos bens da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi concluído e dado como certo a 22 de Abril de 1912, há precisamente 108 anos.
Os ditos bens já tinham passado para a Comissão Cultual no dia 12 imediatamente anterior e incluíam 94 artigos móveis (alfaias religiosas e outros), para além da residência paroquial, composta por casa de sobrado, currais, uma vinha e quintal - o então chamado Passal da Igreja, onde hoje são as casas de Celestino Viegas e herdeiros de Gil Martins dos Reis.
E também a Igreja, a Capela de Santo António e o cemitério (o hoje Cemitério Velho, embora mais pequeno a esse tempo), e 15 terrenos e baldios com áreas que variavam entre os 150 (adro) e os 4 230 metros quadrados (a pedreira das Quintas).
Os 94 referidos bens (alfaias, móveis e artigos religiosos), já agora, voltaram à posse da Igreja a 11 de Março de 1915, sendo anotada a falta de alguns objectos, nomeadamente 10 peças de prata do resplendor e também um mocho.
O casal Manuel M. Resende 
e Maria Bernardina

2 - ANO 1948,
há 73 anos !
- MANUEL MARIA

 ALLA DE RESENDE: O comerciante e autarca Manuel Maria Ala de Resende faleceu a 22 de Abril de 1948, há 73 anos.
Natural de Águeda, nasceu a 31 de Julho de 1875, filho de Manuel Dias Cura de Resende e de Maria Augusta de Lemos, de abastada família local. Casou em Óis da Ribeira, aos 29 anos e com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33, filha de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Soares (Silva). Irmã do padre José Bernardino dos Santos Silva.
Manuel Resende tornou-se muito popular devido à barba que usava bem comprida. Era o Resende das Barbas, como se vê na foto. Aqui criou um importante e moderníssimo estabelecimento comercial, que ocupava todo do espaço do actual bloco de apartamentos, café e minimercado Central de Aníbal Saraiva, no Largo do Centro Social.
Incluía café (onde nos anos 50 se viria a instalar o telefone público, ainda hoje activo), mercearias (finas e outras), panos, miudezas, tabacaria, perfumes, ferragens e todo o todo o tipo de utilidades domésticas. Também uma taberna, sala de jogos de salão e armazém de adubos, farinhas e produtos de construção civil.
Foi tesoureiro da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia nomeada pelo Governador Civil de Aveiro, a 27 de Janeiro de 1918 e presidida por Joaquim Maria Viegas, com o secretário Manuel Maria de Carvalho e os suplentes Benjamim Soares de Freitas e José Bernardino Marcos dos Reis.
O casal Manuel Resende / Maria Bernardina teve os filhos Albano (que faleceu em criança), José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende, já todos falecidos. Netos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria Ascensão (Mariazinha), Armando, António e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende (filhos de Neca), Bisneto, é o dr. João Paulo Gomes, dono da casa apalaçada junto ao largo do Centro Social e que foi presidente da ARCOR.
O terreno escriturado há 28 anos

3 - ANO 1993,
há 28 anos !
- TERRENO PARA A ARCOR E
SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA: A Câmara Municipal de Águeda cedeu à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira o terreno onde se construiu o centro social da ARCOR e a sede da União de Freguesias por escritura de 22 de Abril de 1994, assinada pelos presidentes Denis Padeiro (Câmara) e Fernando Pires (Junta).  
Assim, oficialmente, os então prédios nº.s 1 e 2 da matriz predial urbana de Óis da Ribeira foram «cedidos gratuitamente, no cumprimento da deliberação municipal de 6 de Abril de 1993 e aprovada pela Assembleia Municipal de 29» do mesmo mês de Abril e ano.
A escritura está registada no respectivo livro da Câmara Municipal de Águeda (nº. 43), a folhas 21, 22 e 23, e refere expressamente que «os imóveis se destinam, exclusivamente, á instalação de serviços de carácter social e desportivo, para a freguesia de Óis da Ribeira, não podendo, em, circunstância alguma, destinar-se a outros fins, sob pena de os mesmos reverterem para a Câmara Municipal».

Sem comentários:

Enviar um comentário