segunda-feira, abril 26, 2021

* ANO 2001: Medalha de Mérito Distrital para a Tuna de Óis da Ribeira

A Tuna recebeu a Medalha de Mérito Distrital há 10 anos, entregue pelo Ministro
Rui Pereira. Esteve representada pelo músico e dirigente José Maria Gomes, ao
 lado do ministro e quarto a contar da direita

O Governador Civil José Mota, o Ministro
Rui Pereira e o tunante José Maria Gomes

Tuna de ÓdR 2001


A Tuna Musical de Óis da Ribeira foi galardoada pelo Governo Civil de Aveiro a 26 de Abril de 2011, há exactamente 10 anos, com Medalha de Mérito Distrital.
O Governador era José Mota, a distinção ocorreu na altura das comemorações dos 175 anos do Governo Civil de Aveiro
 e a cerimónia foi presidida por Rui Pereira, o então ministro da Administração Interna do Governo do 1º. Ministro José Sócrates.
A Tuna Musical, agora Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, foi uma das 51 instituições do distrito com mais de um século de existência que foram condecoradas e fez-se representar na cerimónia pelo músico e dirigente José Maria de Almeida Gomes.
Outras cinco instituições de Águeda foram distinguidas: a Associação Musical e Recreativa Castanheirense (de Castanheira do Vouga), Banda Marcial (Velha de Fermentelos) e Sociedade Musical Alvarense (Banda de Casal de Álvaro), Ginásio Clube de Águeda (GICA) e Santa Casa da Misericórdia de Águeda.
O presidente da direção da Tuna era Porfírio Tavares Pires.

Outros anos,
outros factos!
Arnado Rodrigues de Figueiredo, sala da escola nova, portos na pateira e regadeiras em caminhos, contas da Junta de 2010 e área de reabilitação urbana 

Arnaldo Rod.
Figueiredo

1 - Ano 1914,
há 107 anos!
- ARNALDO RODRIGUES
DE FIGUEIREDO: O cidadão Arnaldo Rodrigues de Figueiredo nasceu a 16 de Abril de 1904, em Perrães, e foi secretário a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato de 1951/1954.
Casou em Óis da Ribeira com Leontina Tavares e o casal teve os filhos Maria Paula e José Augusto Tavares de Figueiredo, ambos moradores em Aveiro.
Autarca local na presidência de Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes), foi comerciante na antiga vila, com o Café Central, mercearia, taberna e armazém de materiais de construção, adubos e cereais - no espaço que hoje é ocupado pelo prédio comercial e habitacional de Aníbal Saraiva, no Largo do C entro Social.
Enviuvou a 7 de Julho de 1994 e faleceu 10 de Março de 1999, estando sepultado no Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
Escola Primária

2 - ANO 1959,
há 62 anos!
- PROFESSORAS PEDIRAM
SALA DA ESCOLA NOVA: As professoras da escola primária de Óis da Ribeira pediram, há 62 anos, autorização à Junta de Freguesia para, particularmente, usarem uma sala do novo edifício escolar.
Não se sabe para que fim, não sendo difícil «adivinhá-lo», mas a questão foi abordada na reunião da Junta de Freguesia de 26 de Abril de 1959 e o singular pedido deixa subentender que o edifício escolar já estaria construído. O mesmo que (foto) hoje conhecemos.
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho Santos, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves, e decidiu transferir o pedido para a Câmara Municipal de Águeda.
Apanha do moliço

3 - ANO 1964,
já 57 anos!
- PORTOS DE MOLIÇO NA
PATEIRA E CONDUÇÃO 
DE ÁGUAS DE REGA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 26 de Abril de 1964, deliberou mandar afixar editais para o aluguer dos portos de moliço na pateira.
Cada porto custaria 5$00, seriam agora 2,06 euros, e referiam-se ao  período de Março de Julho, podendo ser renovados em Agosto seguinte.
O executivo era presidido por Armando Resende, com o secretário David Soares dos santos e o tesoureiro Custodio Lopes Correia, e também foi deliberada a forma de (não) utilização de regadeiras de água nos caminhos públicos. Até nova decisão, não podiam  atravessar ou conduzir águas pelos caminhos, sob pena de multas por transgressão, que seriam comunicadas à Câmara Municipal de Águeda.
Junta de Freguesia

4 - ANO 2011
há 10 anos
!
- CONTAS DA JUNTA
APROVADAS POR MAIORIA: As contas da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, de 2010, foram aprovadas a 26 de Abril de 2011, com abstenção do socialista Carlos Pereira.
Faltou a eleita Carla Tavares (que participava na Assembleia Municipal de Águeda, que decorria simultâneamente) e as receitas totais foram de 81 479,14, com despesas de 53 236,15, pelo que transitou um saldo de 28 242,99 euros.
«Houve diminuição de receitas, por não ter havido tanta venda de árvores e lenhas. As transferências da Câmara Municipal e do Estado mantiveram idêntica», disse o presidente Fernando Tavares Pires.
A agenda de trabalhos da AF, sem presença de público, envolveu a identificação toponímica da freguesia - apresentada pela Câmara Municipal de Águeda e que foi aprovada por unanimidade, registando-se, porém, algumas falhas em nomes (o Largo do Centro Social, por exemplo) e a inexistência de outros (o caminho das Quintas, para a pateira de Espinhel).
ARU de Óis da Ribeira


5 - ANO 2012,
há 9 anos !
- ÁREA DE REABILITAÇÃO
URBANA DE ÓIS DA RIBEIRA:
A Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Óis da Ribeira foi aprovada na Assembleia Municipal de Águeda de 26 de Abril de 2012.
A freguesia, segundo este estudo, tem uma área de cerca de 30 hectares e integra as áreas mais consolidadas do aglomerado, abrangendo as suas zonas mais críticas ao nível do estado de conservação do edificado e qualificação do espaço público, com especial incidência ao longo das ruas Manuel Maria Tavares (Cabo) e Benjamin Soares Freitas (Igreja). Em 2012, de acordo com o recenseamento, o aglomerado óisdaribeirense possuía 287 edifícios e 716 habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário