|
Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira |
A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira actuou, a 28 de Maio de 2006, há 15 anos, no programa de abertura do Campeonato da Europa de Sub-16.
O concerto decorreu no largo 1º. de Maio / Botaréu, junto ao rio e em Águeda, em dia do jogo Alemanha-Portugal (às 19,45 horas) - que foi transmitido em ecrã gigante.
A participação musical tunante (juvenil) estava integrada no programa «Águeda com o Europeu», dinamizado pela Câmara Municipal, e aconteceu depois do jogo com os alemães - que, infelizmente, os portugueses perderam (0-1).
A Tuna (sénior), por sua vez e no mesmo dia actuou na Trofa e em Óis da Ribeira – neste caso na festa da comunhão solene da Paróquia de Santo Adrião.
A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira tinha sido apresentada meses antes, na noite de festa dos 108 anos da Tuna/mãe, a 26 Novembro de 2005, supomos que dirigida por Nuno Almeida (músico da Tuna).
Outros tempos,
outros factos! Sebastião Pires dos Reis, padre José Bernardino nas comemorações do 28 de Maio, orçamento suplementar da Junta de Freguesia e Daniel Prazeres campeão distrital de futebol
|
Sebastião Reis |
1 - ANO 1892,
há 129 anos!
- SEBASTIÃO PIRES DOS REIS,
VOGAL DA JUNTA DE FREGUESIA: O óisdaribeirense Sebastião Pires dos Reis nasceu a 28 de Maio de 1892. Há 129 anos! Político local, faleceu a 11 de Outubro de 1980.
Filho dos lavradores José Constantino dos Reis e Maria Rosa da Maia, era neto paterno de José Francisco dos Reis e Maria Teresa de Almeida, neto materno de Francisco Gomes dos Reis e Maria Pires da Maia. Irmão de Sebastião, foram Manuel Maria, Rosa, Ana, Maria Augusta, Augusto, Fernando e, emigrados no Brasil, por lá ficando, João e José.
Sebastião casou com Maria da Graça Sucena Estima a 27 de Dezembro de 1929, tendo o casal três filhos: Manuel (Neca, falecido a 5 de Janeiro de 2021), Rogério (morador em Oeiras) e Maria Olinda (falecida a 22 de Agosto de 1978 e que foi esposa de Messias dos Santos Framegas, falecido a 4 de Junho de 2017).
|
Padre José Bernardino |
Sebastião faleceu aos 88 anos, em Óis da Ribeira, e foi vogal da Junta de Freguesia nos mandatos de 1935/1937 e 1938/1940, ambos presididos por João de Oliveira Matos. Também, por várias vezes, foi membro da Comissão Fabriqueira.
2 - ANO 1942,
hã 79 anos!
- ARCIPRESTE JOSÉ BERNARDINO
NAS COMEMORAÇÕES DO 28 DE MAIO: O padre óisdaribeirense José Bernardino dos Santos Silva, futuro monsenhor e na sua qualidade de Arcipreste de Águeda, integrou a mesa oficial as comemorações do 28 de Maio, que neste dia se celebraram em 1942 e se realizaram no salão nobre dos paços do concelho.
O Conde da Borralha abriu a sessão solene, enaltecendo a obra do Estado Novo, e também usaram da palavra o professor José Alves Pereira, o chefe de quina Álvaro Antunes (da Mocidade Portuguesa) e António Cruz Nunes, advogado e professor da Escola Industrial e Comercial Madeira Pinto (a actual Marques de Castilho. Todos muito aplaudidos.
|
Manuel Tavares |
3 - ANO 1961,
há 60 anos !
- ORÇAMENTO SUPLEMENTARDA JUNTA DE FREGUESIA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou, por unanimidade e a 28 de Maio de 1961, há 59 anos, o orçamento suplementar do ano.
O executivo era presidido por Manuel Maria Tavares da Silva, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Armando dos Santos Ala de Resende, e o valor foi de 1601$50, com despesa em igual valor. Qualquer coisa como, a valores de hoje, 708,31 euros. Foi aprovado por unanimidade, e o executivo deliberou expô-lo a público durante 8 dias, para qualquer eventual reclamação.
Eram outros tempos.
A propósito, alguém sabe o que foi feito do «chumbo» das contas de 2013 da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira? |
Daniel Prazeres |
- ANO 1987,
há 34 anos !
- DANIEL FOI CAMPEÃO DISTRITAL DE FUTEBOL: O futebolista Daniel Gomes Prazeres, natural e residente em Óis da Ribeira, sagrou-se campeão distrital da zona sul da 2ª. divisão de Aveiro, há 34 anos e ao serviço do Nacional de Barrô.
A equipa barroense subiu à 1ª. divisão distrital de Aveiro e era treinada por António Manuel (Talho, antigo jogador do Recreio) e somou 72 pontos em 78 possíveis dos 26 jogos da prova.
Daniel, anos mais tarde, na época de 1991/92 e ao serviço do SC de Paradela, sagrar-se-ia de novo campeão distrital da 2ª. divisão, também subindo à 1ª. divisão B da Associação de Futebol de Aveiro.
Jogou e treinou em outros clubes da região (Paradela e Águas Boas, por exemplo) e actualmente está retirado das actividades desportivas.