sexta-feira, maio 14, 2021

* ANO 1972: Presidência Aberta da Câmara em Óis da Ribeira

O restaurante Pôr do Sol em 1972

Aires C. Santos
Horácio Marçal



A Câmara Municipal de Águeda realizou uma Presidência Aberta em Óis da Ribeira a 14 de Maio de 1972. Há 49 anos.
O presidente da Câmara era o médcico Horácio Alves Marçal e a comitiva, em dia de festa óisdaribeirense de Nossa Senhora de Fátima, foi recebida no Bairro Alto, junto ao cruzeiro e pela Junta de freguesia liderada por Aires Carvalho e Santos, com o secretário Fernando Reis e o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva.
A autarquia local foi modesta a pedir apoios: o alcatroamento das Ruas de Santo António e do Viveiro (agora Adolfo Pires dos Reis) e obras na sede da Junta (a agora sede da Tuna/Associação Filarmónica).
Ao tempo, estava em fase final de construção o restaurante Pôr do Sol, por Dinis Tavares dos Reis (já falecido) e que foi visitado pela comitiva camarária, que, logo na altura, prometeu luz pública para o local.
Sonhos do tempo eram a abertura de uma estrada marginal da pateira, até à Piedade e uma rua que ligaria a do Cabo (agora Manuel Tavares) aos Lâmaros - obras que, como se sabe, nunca se concretizaram. E já lá vão 49 anos, uma comissão administrativa  e 11 Juntas de Freguesia.

Outros tempos,
outro factos!
Berardo Soares de Freitas, nascimento dos gémeos Artur e Maria (da Volta), gravação do CD «Murmúrios da Pateira» da Tuna e alteração dos estatutos da ARCOR
Benjamim S.
de Freitas

1 - ANO 1888,
há 133 anos!
- BERARDO, IRMÃO DE
BENJAMIM E ISAAC: O cidadão Berardo Soares de Freitas nasceu a 14 de Maio de 1888 e foi um dos muitos óisdaribeirenses que, no princípio do Século XX,  emigrou para o Brasil.
Filho de Joaquim António Soares de Freitas, lavrador, e de Maria José dos Santos, governanta de casa, era neto paterno de António Lopes dos Santos e de Rosa Emília Soares e materno de Berardo dos Santos Oliveira e Rosa Emília Soares.
Teve pelo menos dois irmãos: Isaac e Benjamim Soares de Freitas, ambos também emigrantes em Pelotas, no Estado Rio Grande do Sul, no Brasil. Foi pai, pelo menos, de Maria José (mãe de Rosa, da Rua dos Aidos, e Iracene, da Benjamim Soares de Freitas) e Joaquim Soares dos Santos, o Cuchas (e, popr este, avô dos irmãos Maria da Luz e Felizbela, já falecidas, e Manuel Horácio Pinheiro dos Santos, que mora na Rua da Pateira).
M. Anunciação
Pires da Silva

2 - ANO 1907,
há 113 anos !
- NASCIMENTO DOS GÉMEOS
ANUNCIAÇÃO E ARTUR SILVA: O dia 14 de Maio de 1907 foi dia de nascimento de gémeos em Óis da Ribeira: os irmãos Maria Anunciação e Artur.
Filhos de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e da agricultora Ana Pires Soares, de Óis da Ribeira, foram irmãos, entre outros, do professor Dinis, do 1º. sargento César (Marinha) e de Anacleto.
Eram netos paternos de João Francisco e Feliciana Silva, de Fermentelos, e de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Soares, de Óis da Ribeira.
Maria da Anunciação (Maria da Volta) casou a 5 de Setembro de 1927 com José Maria da Conceição (Rino), de Recardães, e de quem enviuvou a 22 de Marco de 1964, quando estavam emigrados em Rio Grande, Estado de Rio Grande do Sul, no Brasil - e onde nasceram seus filhos Zulamar (Zola, já falecida), Ondina e Orlando, que lá vive.
Maria Anunciação (da Volta) faleceu em a 5 de Agosto de 1984 e está sepultada no  Cemitério Novo de Óis da Ribeira.
Artur casou em Rio Grande, no Brasil, a 30 de Julho de 1934, com Orencia Vergara Maciel. Lá faleceu a 10 de Fevereiro de 1995, não sabemos se com descendência.

3 - Ano 2005,
há 16 anos !
- TUNA GRAVOU O «CD»
«MURMÚRIOS DA PATEIRA»A Tuna Musical de Óis da Ribeira gravou o seu primeiro CD nos dias 13 e 14 de Maio de 2005, há 16 anos e no salão do centro cultural da ARCOR.
Intitulado «Murmúrios da Pateira foi editado pela Mundial Produções, de Águeda, era Carlos Matos o maestro (e instrumentista e cantor) e foi oficialmente apresentado a 1 de Setembro do mesmo ano, no decorrer do primeiro dia da Semana Cultural da Tuna.
O CD era (é) composto por 16 temas, com 1500 cópias editadas, e o então presidente da direção, Hostilino Cardoso de Matos, afirmou que iria ficar na história da Tuna. O espectáculo envolveu uma homenagem a David Soares dos Santos, antigo músico e então com 94 anos.
O segundo CD foi gravado a 13 e 14 de Abril e apresentado a 21 de Setembro de 2013, denominando-se «Brisas d´Óis».
- NOTA: Gostávamos de ter imagens das capas dos dois
CD´s. Quem quiser ajudar, pode enviá-las para o email
doisportres2@gmailcom. Obrigados.


4 - ANO 1992,
há 29 anos!
- ASSEMBLEIA APROVOU ALTERAÇÃO
DOS ESTATUTOS DA ARCOR: A assembleia geral da ARCOR, reunida a 14 de Maio de 1992, aprovou a alteração aos estatutos, redefinindo os seus objectivos, passando o apoio à família como o principal.
A ARCOR, para dar corpo aos objectivos estatutários aprovados e oficializados, propôs-se criar e manter creche, jardim de infância e ATL, centro de dia, apoio domiciliário e lar e as secções de desporto, cultura e recreio, cada qual com regulamentos internos elaborados pela direção.
Direção que era presidida por José Melo Ferreira, com o tesoureiro Diamantino Correia, o secretário João Viegas e os vogais Paulo Carvalho Silva e Paulo Jorge Pires. Presidentes da assembleia geral e do conselho fiscal era, respectivamente, o padre Júlio Grangeia e o já falecido Armando Alves Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário