sexta-feira, maio 07, 2021

* ANO de 1999 - Tragédia familiar: professor matou mulher e suicidou-se!

António Simões
P. das Neves
M. Ascensão
Gomes de Melo

A comunidade óisdaribeirense foi abalada ao princípio da tarde de 7 de Maio de 1999, há 22 anos, quando se soube de uma tragédia familiar: um professor aposentado matou a mulher com três (3) tiros e suicidou-se logo de seguida, com um tiro na garganta!
Ambos naturais de Óis da Ribeira e de 50 anos, 
Maria Ascensão Gomes de Melo era empresária comercial em Águeda, filha de Antero Correia de Melo (já então falecido, na Venezuela e em finais dos anos 50 do século XX) e de Nilzalina Gomes dos Reis; António Simões Pinheiro das Neves, professor aposentado e proprietário de um gabinete de projectos de construção civil, era filho de José Pinheiro das Neves e de Maria Simões dos Reis (da Luz). 
O casal vivia na Rua da Pateira e foi na sua casa que ocorreu o drama, depois de ambos, com a filha, terem almoçado no restaurante «Pôr do Sol». A filha, ao sair da residência, ainda ouviu os tiros e chamou os Bombeiros Voluntários de Águeda, que já nada puderam fazer pelo casal. 
Os funerais realizaram-se na tarde do dia seguinte, anotando-se o facto de a Tuna Musical de Óis da Ribeira, de que António Neves era presidente da direção, não se ter oficialmente representado nas cerimónias.

Outros tempos,
outros factos!
Guarda de Segurança Pública de Óis da Ribeira, plátanos para o baldio da pateira, Ana e Beatriz campeãs nacionais de canoagem e 2 275 contos para a Junta de Freguesia
O Diário do Governo


1 - ANO 1847,
há 174 anos!
- GUARDA DE SEGURANÇA
PÚBLICA DE ÓIS DA RIBEIRA: O Diário do Governo nº. 107, de 7 de Maio de 1847, publicou a portaria do Ministério de Guerra que criou a Guarda de Segurança Pública (GSP) do Concelho de Águeda, formada por 6 companhias. 
O corpo da GSP incluía um Estado Maior e um Estado Menor, envolvendo 307 praças, no total. 
A 2ª. Companhia, a que actuava nas freguesias de Óis da Ribeira e Travassô, era formada por três oficiais: um capitão (era Manuel Tavares da Silva, que a comandava), por um tenente (José Francisco dos Reis) e um alferes (Francisco Estevão Pinheiro). Além destas patentes, o quadro da 2ª. CGSP incluía um 1º. sargento, dois 2ºs. sargentos e um furriel, 8 cabos de esquadra, 34 soldados e um corneteiro.
A Guarda de Segurança Pública (GSP) de Águeda, abrangendo as 6 companhias, era comandada por João Ribeiro da Rosa Magalhães,  administrador do Concelho de Águeda.
A pateira há 60/70 anos!

2 - ANO 1950,
há 71 anos !
- JUNTA DE FREGUESIA
PEDIU PLÁTANOS PARA O
BALDIO DA PATEIRA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida no dia 7 de Maio de 1950, há rigorosamente 71 anos, deliberou pedir 100 plátanos ao Governo, para plantar nos baldios da pateira.
O objectivo era fazer o povoamento do baldio e embelezar o local (ao tempo mais conhecido como ribeiro) e o pedido, por escrito, foi feito à Direção Geral dos Serviços Florestais (DGSF), que era tutelada pelo Ministério da Economia. A cedência seria gratuita.
A autarquia óisdaribeirense era, a esse tempo, presidida por Benjamim Soares de Freitas (o futuro benemérito), com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
Ana Almeida
Beatriz Gomes

3 - ANO 1995,
há 26 anos !
- ANA E BAETRIZ, DA ARCOR,
CAMPEÕES NACIONAIS DE CANOAGEM:  As atletas Ana Matos de Almeida e Beatriz Gomes, ambas da ARCOR, sagraram-se campeãs nacionais a 7 de Maio de 1995.
As provas decorreram no Minho e Ana Almeida venceu em K1 infantis, ficando Liliana Framegas, também da ARCOR (e recentemente falecida) na sexta posição desta especialidade. Quanto a Beatriz Gomes, ganhou a prova de K1 cadetes. A mesma Beatriz Gomes que viria a ser campeã do mundo e atleta olímpica. Foi mesmo, a 19 de Setembro de 2009, a primeira portuguesa a conquistar um título absoluto de campeã do Mundo em canoagem, ao impor-se nos Mundiais de Maratonas, disputados em Crestuma (Gaia) e já então professora universitária.
O FFF de 1999 para Óis da Ribeira

4 - ANO 1999,
há 22 anos!
- JUNTA DE FREGUESIA
RECEBEU 2 275 CONTOS
: O Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território (MEPAT) atribuiu, há 22 anos, uma verba de 2 275 contos à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Hoje, seriam 16.438,94 euros, segundo o conversor da PORDATA. 
O ministro titular da pasta era João Cravinho, que assinou a Portaria nº. 383/99, de 29 de Maio,  e a verba era relativa ao Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF), em cumprimento do disposto no nº. 3 do artigo 11º., da Lei nº 87-B/98, de 31 de Dezembro (a Lei do Orçamento do Estado para 1999).
 O presidente da Junta de Freguesia era Fernando Tavares Pires, com o tesoureiro Rui Jorge Fernandes e o secretário Manuel Duarte de Almeida (Capitão).

Sem comentários:

Enviar um comentário