segunda-feira, julho 05, 2021

* ANO 1999: O hangar de canoagem da ARCOR! Campeões nacionais de 1998 e 2009 e festa da Paróquia de 1992!

Hangar de canoagem da ARCOR

ARCOR 1999

O contrato de concessão, gratuita, do terreno para a construção do hangar de canoagem da ARCOR foi assinado a 5 de Julho de 1999, uma segunda-feira de há 22 anos.
A direção arcoriana era presidida por Fernando Reis (já falecido) e a concessão, pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Fernando Pires, referia-se ao local onde foi construído (onde está), depois de se terem chegado a iniciar obras mais a norte, no terreno em frente à curva do caminho novo - na direção da capela da Santo António, no terreno público quase em frente às estufas de João Viegas e onde estão uns bancos e mesas.
A concessão foi por 50 anos, pelo que, se nada alterar, acabará  em 2049 - sendo renovável - e refere-se ao direito de exploração de 250 metros quadrados em frente do Caminho da Mota, de uma área de 38 650 que é propriedade da autarquia. A área do hangar actual.
A renovação será automática caso a ARCOR mantenha a utilização das instalações, já que a condição primeira da concessão foi cumprida: construir o hangar.

Outros tempos,
outros factos !
Sérgio e Óscar/Bruno campeões nacionais de canoagem em 1998, festa a comunidade paroquial de 1992 e Tiago Tavares duplo campeão nacional em 2009

Santo Adrião

Cartaz de 2012

2- ANO 1992,
há 29 anos !
- FESTA DA PARÓQUIA
DE SANTO ADRIÃO:  A comunidade paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira festejou o seu dia a 5 de Julho de 1992, um domingo de há precisamente 29 anos.
A iniciativa tinha sido lançada em 1989, pelo padre Júlio Grangeia - o ainda hoje pároco local -, como «pretexto para grande parte dos paroquiamos saírem de casa e conviverem, almoçarem e divertirem-se um bom bocado, com as participações de crianças, dos adolescentes e dos jovens da catequese».
Crianças, adolescentes e jovens que, de resto, bem aproveitavam o dia para «mostrar do que são capazes em palco» e as suas artes artístiscas em diferentes áreas.
O programa de 1992 teve celebração da missa campal, pelas 10 horas, já na pateira e frente às Codiceiras, almoço partilhado e tarde recreativa, principalmente animada pelas crianças e  adolescentes da catequese.
A tradição foi interrompida em 2020 e 2021, por causa do COVID-19.
Sérgio Soares
Bruno Brandão
Óscar Almeida


2 - ANO 1998,
há 23 anos!
- SERGIO SOARES E DUPLA 
ÓSCAR ALMEIDA/BRUNO BRANDÃO,
CAMPEÕES NACIONAIS DE CANOAGEM
: Os atletas Sérgio Soares, no escalão de C1 seniores, e Óscar Almeida/Bruno Brandão, em C2 juniores sagraram-se campões nacionais de maratonas de canoagem há precisamente 23 anos.
As provas decorreram a 5 de Julho de 1998, no Rio Mira, em Vila Nova de Mil Fontes (concelho de Odemira), e, no mesmo dia, Pedro Carvalho foi vice-campeão nacional de K1 juniores, enquanto António Monteiro foi terceiro classificado em K1 seniores, ambos atletas da ARCOR.
A direção era presidida por Fernando Reis e numa altura em que a secção funcionava no barracão de Delfim Reis, no terreno imediatamente a sul do restaurante. Ainda não havia o hangar.
Tiago Tavares (2009)


3 - ANO 2009,
há 12 anos !
- TIAGO TAVARES DUAS 
VEZES CAMPEÃO NCIONAL: O canoísta Tiago Tavares, atleta da ARCOR, sagrou-se duplamente campeão nacional de canoagem, em C1 500 e C1 1000 metros a, 5 de Julho de 2009, há 12 anos.
O atleta do clube de Óis da Ribeira e mais tarde campeão do mundo de sub-23 foi também, no mesmo dia, vice-campeão nacional em C2, neste caso fazendo equipa com António Baptista.
Vice-campeões nacionais de 500 e 1000 metros, K4 cadetes, foram também Emanuel Macedo/Eduardo Sousa/Alexandre Pires/Hugo Macedo. E Valery Shuftarkym/Volodimir Perecchov (K2), veteranos B. Todos da ARCOR.
O presidente da direção era Agostinho Tavares e as provas decorreram em  Montemor-o-Velho. A ARCOR foi 14ª. classificada por equipas.

Sem comentários:

Enviar um comentário