quarta-feira, julho 28, 2021

* ANO 2012: Assembleia Popular contra a União de Freguesias! O regedor Aniceto Estima, passal da Igreja, Missa Nova do Padre Carlos e Sérgio campeão nacional!

A Assembleia de Freguesia de 28 de Julho de 2012. Os
populares abandonaram os trabalho antes da votação
 
A mesma reunião...


A reunião convocada pela Assembleia e Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para debater a então pré-anunciada União de Freguesias não chegou ao fim, abandonada pelos populares que nela participaram. A 28 de Julho de 2012. Há 9 anos!
A reunião foi presidida por Manuel Soares, presidente da Assembleia de Freguesia, e o abandono pelos populares aconteceu imediatamente antes da votação: sim ou não, à união de freguesias.
O objectivo era os cidadãos eleitores «darem a sua opinião quanto à freguesia, com as quais gostaria de se agregar», no âmbito do processo administrativo em curso. «A opinião maioritária, desde que representativa do universo eleitoral, servirá para fundamentar o parecer a enviar pela Assembleia de Freguesia à Assembleia Municipal de Águeda, caso seja necessário», explicava o convite à população.
A população até correspondeu e participou, desde logo vincando não querer agregação. «A termos de aceitar a imposição da lei, mostremos a nossa indignação por, em Lisboa, uns senhores decidirem por nós, o que nós não queremos», foi o tom geral de aplaudidas intervenções. E vários cidadãos intervieram, sublinhando esta opção: José Maria Gomes, Rosário Cadinha, Manuel Tavares, Horácio Tavares, Celestino Viegas, Manuel Joaquim Carvalho, António Melo, Hercílio de Almeida, Agostinho Tavares, Albertino Soares, Angelino Gomes, Lurdes Cadinha, Hermínia Viegas e Diamantino Correia, talvez outros. - Ver AQUI


Outros tempos,
outros factos!
O regedor Aniceto Estima, passal da Igreja, Missa Nova do Padre 
Carlos e Sérgio Soares campeão nacional! 

Aniceto Estima

1 - ANO 1895,
há 126 anos !
- O REGEDOR ANICETO
FERNANDES ESTIMA: O regedor e combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial Aniceto Fernandes Estima nasceu a a 28 de Julho de 1895, há 126 anos.
Natural de Óis da Ribeira, era filho de Manuel Fernandes e de Mariana Jacinta Estima, neto paterno de Manuel Fernandes (de Cabanões) e de Ana Gomes de Jesus, neto materno de Manuel Ribeiro da Silva e de Josefa Maria Gomes. Casou com Maria Pinheiro de Almeida a 18 de Julho de 1919 e faleceu a 15 de Janeiro de 1929, às 7 horas da manhã, na sequência da queda de uma parede da casa que andava a construir numa viela da então Rua do Cabo. Era o regedor de Óis da Ribeira.
O casal teve quatro filhos: os já falecidos Naria Dulce, Carmen e Arménio (que morava em Viana do Castelo) e José Valentim Pinheiro Estima (de 92 anos), em Óis da Ribeira.
O DL 166/1908


2 - ANO 1908,
há 113 anos!
- VENDA DO PASSAL DA
IGREJA PAROQUIAL: O Ministério da Fazenda autorizou, há 108 anos, a venda (arrematação) do chamado Passal da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
O despacho foi publicado no Diário do Governo nº. 166, de 28 de Julho de 1908 (como se vê na imagem ao lado) e a licitação estava marcada para o dia 31 de Agosto seguinte. 
O ministro era Manuel Afonso de Espregueira e titular da Paróquia de Óis da Ribeira era o padre (futuro monsenhor) José Bernardino dos Santos Silva. O passal incluí casa com sobrado e foi adquirido por Francisco Augusto de Morais, correspondente ao espaço das casas a norte do tempo, as de Celestino Viegas e herdeiros do Gil Martins dos Reis (bisnetos do comprador).
Missa Nova do Padre Carlos, a 28 de Julho
de 1996, em Óis da Ribeira e aqui com o já
falecido diácono Fernando Reis

3 - ANO 1996,
há 25 anos !
- MISSA NOVA DO PADRE
CARLOS MANUEL REIS: A última Missa Nova de um cidadão de Óis da Ribeira foi a do padre Carlos Reis, ordenado a 14 de Julho de 1996 na Sé Catedral de Aveiro. A Missa Nova foi celebrada uma semana depois, a 21 de Julho e em Ílhavo. E a 28, na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira.
Carlos Reis foi o segundo e último óisdaribeirense a ordenar-se no século XX
. E até aos dias de hoje. O outro sacerdote foi José Bernardino dos Santos Silva, que se ordenou em 1902 e celebrou Missa Nova no Dia de Reis de 1903, aos seus 22 anos.
Carlos Manuel Almeida Reis é filho de Manuel Fernando de Almeida Marques e de Rosa Maria dos Reis Santos. Neto paterno de Alberto Marques de Carvalho e de Natércia Almeida Costa e materno de Joaquim Lopes dos Santos (os três já falecidos) e de Maria Cidalina Ferreira dos Reis
Sacerdotou em Ílhavo (Paróquia de S. Salvador) e de Albergaria-a-Velha (Vale Maior e Ribeira de Fráguas), até 2000), quando abdicou do magistério sacerdotal e constituiu família. Foi técnico superior da Câmara Municipal de Águeda e, actualmente, é técnico de comunicação da Câmara Municipal de Vagos. É mestrado em Ciências da Comunicação Multimédia, pela Univers
idade de Aveiro.
- O padre Carlos Reis, AQUI
- Os padres e seminaristas de OdR, AQUI
Sérgio Soares

4 - ANO 2001,
há 20 anos !
- SÉRGIO SOARES CAMPEÃO
NACIONAL DE CANOAGEM
: O canoísta Sérgio Soares, da ARCOR, sagrou-se campeão nacional de C1, escalão de seniores e em 500 metros, a 28/29 de Julho de 2001. Há precisamente 20 anos!
As provas decorreram no Rio Douro, em Melres, Gondomar, e o atleta da ARCOR foi também segundo classificado na prova de C1, de 1000 metros, sagrando-se vice-campeão nacional. Também vice-campeões nacionais foram a dupla Luís Santos/Óscar Almeida (em C2 juniores, 1000 metros, também terceiros nos 500) e Bruno Soares (C1 juniores, de 10 000 metros).
Dias antes, a 15 de Julho e na pateira, vários arcorianos se tinham sagrado campeões regionais de regatas em linha:
- C1 seniores: Sérgio Soares.
- C2 seniores: Sérgio Soares/Bruno Brandão.
- C2 juniores: Luís Santos/Óscar Almeida.
- C2 seniores: Sérgio Soares/António Azevedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário