terça-feira, agosto 03, 2021

* ANO 1973: Concurso para padre de Óis da Ribeira! Concursos e desporto na pateira (1980), demolição no Largo da Igreja (1984), ARCOR com ex-presidentes e autarcas (2001) e acidente mortal de António F. Almeida (2010)

O DL 172 de há 148 anos



O concurso para o provimento do titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, e outras do país, foi publicado no Diário do Governo nº. 172, de 2 de Agosto de 1873. Há 148 anos.
O edital era da 1ª. Repartição da Direção Geral dos Serviços Eclesiásticos, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e os interessados tinham 30 dias para apresentarem o necessário requerimento, separadamente para cada Igreja que pretendessem - devendo, porém e neste caso, colocar uma ordem de preferência.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira era o padre encomendado Ricardo Tavares da Silva, natural da vila, que, não sabemos se por razão deste concurso, viria a ser substituído pelo padre Venâncio Pereira entre Julho/Agosto de 1876,
Os últimos sacramentos que ministrou em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- BAPTIZADO: O de José Maria, filho do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, irmão do barqueiro Zebedeu Alves da Costa. A 11 de Junho de 1876.
- CASAMENTO: O de Maria Angélica dos Santos e João Tavares da Silva. Ela, de 32 anos, solteira e lavradora, filha de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia. Ele, de 54 anos, solteiro e lavrador, filho de João Tavares da Silva, de Travassô. A 29 de Maio de 1876. O casal, entre outros, viria a ter o filho e futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi dado à Rua do Cabo. 
- FUNERAL: O de Belarmina, filha de Maria Viegas, jornaleira, e pai incógnito, de 11 meses e 7 dias. A 8 de Junho de 1876.

Outros tempos, 
ouros factos !
Concursos e desporto na festa da pateira (1980), demolição no Largo da Igreja (1984), ARCOR com ex-presidentes e autarcas (2001) e acidente mortal de António Fernando Almeida (2010)
 
Jaime Reis
(foto actual)

1 - Ano de 1980,
há 41 anos !
- CONCURSOS E DESPORTO
NA FESTA DA PATEIRA DE 1980: A Festa da Pateira de há 41 anos, teve 7 conjuntos musicais, como já ontem aqui demos conta, mas também concursos desportivos e de apanha de moliço.
O programa teve apoio da Comissão Municipal de Turismo de Águeda e envolveu os dias 2, 3 e 4 de Agosto de 1980, com cartaz desportivo no sábado e domingo.
Jaime Reis foi o vencedor do concurso de pesca, seguido de António Prazeres, Casimiro Estima e Dionísio Prazeres. A prova de ciclismo foi ganha por António Joaquim, por se apresentar com o veículo mais antigo.
Quanto à prova de apanha de moliço, venceu Miguel Marcos dos Reis, que tinha, imagine-se... 80 anos! Seguiram-se João Tavares dos Santos (2º.), Ernesto Almeida, Jorge Soares, António Estima e António Joaquim.
O parque onde ficava a casa demolida

2 - ANO 1984,
há 37 anos !
- DEMOLIIÇAO DE CASA NO LARGO DA IGREJA: A demolição da casa de Silvério Maria Reis ocorreu nos primeiros dias de Agosto de 1984, há 37 anos, permitindo alargamento do ainda hoje chamado Largo da Igreja.
O edifício e anexos ficavam no local onde hoje se situa o parque de estacionamento em frente à residência de Armando Resende e o proprietário estava então emigrado no Brasil. Fazia esquina com o largo da Igreja e a Rua Benjamim Soares de Freitas.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Isauro Carvalho e Santos com o secretário António Framegas Fernandes da Silva e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.
A maquete do Cento Social da ARCOR


3 - ANO 2001,
há 20 anos !
- ARCOR REUNIU COM ANTIGOS PRESIDENTES E AUTARCAS: A direção da ARCOR convidou os seus ex-presidentes e os da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira para uma reunião de trabalho sobre o centro social e sede da autarquia, realizada a 3 de Agosto de 2001, há 20 anos!

O objectivo, para além da mobilização em favor das obras, era pacificar o ambiente associativo arcoriano - muito tenso nos então últimos anos desse tempo.
A oportunidade foi aproveitada para se mostrar e apreciar a maquete do centro social, que já tinha sido publicamente apresentada a 1 de Julho e o então presidente da direção arcoriana (Celestino Viegas) falou das diligências que decorriam, no âmbito do concurso público - cujas propostas tinham sido abertas a 2 de Julho (anterior)

António Fernando


4 - ANO 2010,
há 11 anos!
- ACIDENTE MORTAL PARA
ANTÓNIO FERNANDO ALMEIDA
:
 O óisdaribeirense António Fernando Framegas de Almeida faleceu a 3 de Agosto de 2010, há 11 anos, vítima de um trágico acidente na estrada do Surpel, que liga Espinhel a Ois da Ribeira.
Comerciante de gado e de 40 anos, conduzia um tractor, com um atrelado carregado de areia, quando, ao efectuar uma travagem, provocou a capotagem do veículo. Terá sido cuspido e batido com a cabeça nalguma parte do tractor, o que lhe terá provocado morte imediata.
Deixou viúva Sandra Cristina Castelão Reis Framegas e duas filhas menores - Patrícia e Catarina, moradoras na Rua António Bernardino. Era filho de Benjamim Soares de Almeida e Santos e de Maria Graciete dos Reis Framegas, da Rua do Cabo. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário