|
O presidente Fernando Reis, da ARCOR, lançou a primeira pedra da obra |
ARCOR 1999 |
O projeto do Centro Social da ARCOR, então denominado Centro Cívico de Óis da Ribeira, foi aprovado pela Segurança Social de Aveiro a 27 de Setembro de 1999, há precisamente 22 anos. O tempo voou!
O presidente da direção arcoriana era Fernando Reis Duarte de Almeida e o projeto tinha sido entregue no dia 16 de Agosto do mesmo ano, profundamente alterado em relação ao anterior, por sugestão/exigência da Segurança Social, passando a incluir, também, as valências de creche e infantário.
O edifício manteve a mancha exterior inicial, mas teve profundas modificações de arquitetura, passando a três pisos, incluindo uma cave. O rés do chão, por exemplo, projetava espaços para as valências de apoio às crianças e idosos, para o bar, cozinha, dispensa (com espaço frigorífico) e refeitório, escritório, blocos sanitários, consultório e salão polivalente.
Os dois blocos de 1º. andar destinavam-se, o da frente, à sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (tal como o conhecemos hoje, o do lado sul e com acesso independente). O bloco norte, para salas de apoio às crianças.
A primeira pedra, como se sabe, viria a ser lançada no dia 27 de Fevereiro de 2000, na presidência de Fernando Reis.
Outros tempos,
outros factos !
Tuna da EXPOREGIÕES de 2001! Rede de segurança na escola primária em 2011; a primeira edição da Mostra de Sopas em 2014!
1 - ANO 2001,
há 20 anos!
- TUNA DE ÓIS DA RIBEIRA
MA EXPOREGIÕES 2001: A Tuna Musical de Óis da Ribeira participou na EXPOREGIÕES 2001, certame organizado pela Associação Industrial de Águeda e que decorreu de 26 a 30 de Setembro de 2001.
A associação musical óisdaribeirense, agora modernamente denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), era ao tempo presidida por Jorge Élio Framegas e dirigida pelo maestro Carlos dos Reis Matos (também instrumentista e cantor) actuou em concerto que no pavilhão da AIA na noite do dia 27 - hoje se passam 20 anos.
A rede na Escola Primária de ÓdR! Há 9 anos! Agora, nem escola há! |
2 - ANO 2011,
há 9 anos !
- REDE DE SEGURANÇA
NA ESCOLA PRIMÁRIA: A escola primária (EB1) de Óis da Ribeira foi, há 10 anos, beneficiada com a instalação de uma rede, no muro de proteção para a estrada.
A iniciativa foi da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires e teve a ver com questões de segurança, pois impedia que as crianças possam cair à rua.
A directora da Escola era a professora Maria José Pires Tavares (óisdaribeirense e antiga aluna e moradora ali bem perto, agora já aposentada), quem, com a comissão de pais, fizeram chegar essa preocupação à autarquia local, pelo que a rede, finalmente, veio «matar» um problema - que, de resto, já deveria estar resolvido há muitos anos.
3 - ANO 2014,
há 7 anos!
- A PRIMEIRA EDIÇÃO
DA MOSTRA DE SOPAS
DE TRAVASSÓIS: A 1ª. Mostra de Sopas das associações travassÓisenses realizou-se a 27 de Setembro de 2014. Há precisamente 7 anos!
A pioneira organização teve apoio da Junta de Freguesia da UFTOR e foi do Agrupamento 853 de Escuteiros, tendo lugar no adro da Igreja de Travassô, com participação de várias instituições da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - esta, representada pela Tuna Musical (agora Associação Filarmónica) e pela ARCOR. De Travassô, participaram o Agrupamento de Escuteiros 853, a ADT (Associação Desportiva), Comissão de Pais da Escola, Jardim Social, Orquestra Filarmónica 12 de Abril e Patronato Nossa Senhora das Dores.
A iniciativa repetiu-se nos anos seguintes, menos em 2020 e 2021, devido à pandemia COVID 19, sempre alternando o local entre as duas freguesias, de ao para ano.
A iniciativa repetiu-se nos anos seguintes, menos em 2020 e 2021, devido à pandemia COVID 19, sempre alternando o local entre as duas freguesias, de ao para ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário