segunda-feira, setembro 13, 2021

António Framegas, 68 anos, o primeiro secretário da ARCOR!

Os subscritores da escritura de fundação da ARCOR: Agostinho Tavares (falecido),
António Framegas, Armando Reis, Celestino Viegas, Armando Morais, Custódio
Ferreira, os irmãos Fausto e José Melo Ferreira, José Pires Tavares (aqui representado
por João Neves) e o testemunha Danilo Costa (faltando Filipe Silva)

António Framegas
Fernandes da Silv

ARCOR 1979

O óisdaribeirense António Framegas Fernandes da Silva festeja 68 anos a 13 de Setembro de 2021. Foi um dos fundadores e o primeiro secretário da direção da ARCOR.
Natural de Óis da Ribeira, é filho de Victor Fernandes da Silva, já falecido, e de Cármina dos Reis Framegas, de 96 anos e utente da ARCOR. Avós, já todos falecidos, foram Joaquim Augusto da Silva (Pedronha) e Isaura Fernandes da Silva (paternos) e, maternos, José Maria Framegas e Ana Maia dos Reis (que faleceu aos 101 anos, a 8 de Outubro de 1989).
António Framegas, como é popularmente conhecido, integrou o movimento jovem que, pelos invernos de 1977 e 1978, esteve na origem da fundação da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira. É, aliás, um dos seus fundadores e foi membro da comissão instaladora, em 1979, e da primeira direcção eleita (1980). Em ambos os casos, como secretário e fazendo equipa executiva com o presidente Celestino Viegas e o tesoureiro Custódio Ferreira.
A reunião fundacional realizou-se a 19 de Janeiro de 1979, hoje considerada a data oficial de fundação, e que ocorreu no restaurante Pôr do Sol, altura em que foi apresentado o nome: ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira. Proposto pelo associado que viria a ser sócio nº. 1, presidente da comissão instaladora e da primeira direcção: Celestino Viegas. A designação social foi aprovada por unanimidade.

Equipa da ARCOR que, a 29/06/1980, ganhou o Torneio de 
Futebol Popular do Alvarense (Casal Álvaro), em Travassô,
derrotando (3-2) o Casaínho, na final. De pé, da esquerda
para a direita: José Edgar, Carlos Marques, José Melo, 
Fernando, Zé Celestino (então e futuro presidente), 
Diamantino Correia e Zé Ferreira. Em baixo: Vicente, 
Framegas (secretário), Jorge Marques,  Manuel Capitão, 
Daniel, Custódio  Ferreira (tesoureiro) e Zé Pires

A escritura de
fundação da ARCOR

A escritura de constituição oficial da associação foi assinada a 17 de Novembro de 1980, no Cartório Notarial de Águeda, assinada por Celestino Viegas, António Framegas, Custódio Alves Ferreira, Agostinho Tavares (já falecido), Armando Morais, José Melo Ferreira, Fausto Melo Ferreira, José Pires Tavares e Armando Tavares dos Reis. Testemunharam Danilo Costa e Filipe Silva. 
A escritura custou 3 813$00.
Aposentado, António Framegas Fernandes da Silva continua a dedicar-se a tarefas de agricultura familiar, casado com Alice Silva, pai e avô. Integrou o executivo da Junta de Freguesia no mandato de Outubro de 1983 a 9 de Janeiro de 1986, eleito da AFOR pela lista do CDS (em 2º. lugar, a seguir a Sesnando Reis) mas assumindo a função de secretário no executivo de Isauro Santos (PS). 
Foi candidato nas eleições 1979, em 5º. lugar da lista de António Simões Pinheiro das Neves (PS). Actualmente e desde há muitos anos, está afastado da via pública.
Parabéns pelos 68 anos que hoje comemora!

Sem comentários:

Enviar um comentário