Os resultados eleitorais das Autárquicas de 2013, as primeiras da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) |
Eleições de 2013 |
As primeiras eleições autárquicas após a reforma administrativa que juntou Óis da Ribeira e Travassô em União de Freguesias, a UFTOR, realizaram-se a 29 de Setembro de 2013. Há rigorosamente 8 anos!
Apenas concorreram duas listas: a do PS, liderada por Mário Martins, e a do PSD, por Sérgio Neves, que viriam a ser eleitos presidentes, respectivamente, da Junta e da Assembleia de Freguesia. Ambos de Travassô.
O PS ganhou, com 698 votos (51,10%), sendo 516 de Travassô e 182 do eleitorado de Óis da Ribeira. O PSD teve 577 (41,73%), sendo 227 de Óis da Ribeira e 350 de Travassô.
Apenas concorreram duas listas: a do PS, liderada por Mário Martins, e a do PSD, por Sérgio Neves, que viriam a ser eleitos presidentes, respectivamente, da Junta e da Assembleia de Freguesia. Ambos de Travassô.
O PS ganhou, com 698 votos (51,10%), sendo 516 de Travassô e 182 do eleitorado de Óis da Ribeira. O PSD teve 577 (41,73%), sendo 227 de Óis da Ribeira e 350 de Travassô.
Estavam inscritos 2 161 eleitores e votaram 1 366 (64,10%). Registaram-se 65 votos em branco (4,76%) e 33 nulos (,42%).
Os 5 eleitos socialistas foram o presidente Mário Martins, Horácio Santos e Conceição Reis, os óisdaribeirenses Vital Santos (4º.), Diamantino Correia (5º.) e António Horácio Tavares (7º.), além de Marta Morais (6ª.) e Filipe Almeida (8º.).
O PSD elegeu 4: Sérgio Neves (nº. 1) e Sofia Marques (3ª.), de Travassô; Germano Venade (2º.) e Manuel Duarte de Almeida «Capitão» (4º.), ambos de Óis da Ribeira.
O PSD elegeu 4: Sérgio Neves (nº. 1) e Sofia Marques (3ª.), de Travassô; Germano Venade (2º.) e Manuel Duarte de Almeida «Capitão» (4º.), ambos de Óis da Ribeira.
Outros tempos,
outros factos !
Urnas, Longas, luz na torre e atestados para casamentos, Festa de Amizade na ARCOR de 1985, licenciatura d Carla Tavares em 2002 e centro de dia a ARCOR em 2004!
há 58 anos !
- PEDESTAL PARA URNAS, RUA
DAS LONGAS, LUZ NO RELÓGIO
E ATESTADOS DE CASAMENTOS: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 29 de Setembro de 1963, há 58 anos, deliberou mandar construir um pedestal para depositar as urnas no cemitério, nos funerais e para a última encomenda sacerdotal
Foi construída por Hermenegildo Viegas e, ver foto, ainda está no Cemitério Velho.
O executivo era presidido por Armando dos Santos Ala de Resende - com o secretário Manuel Simões dos Reis (Manelzito) e o tesoureiro José Pinheiro das Neves, já todos falecidos - e foi ainda deliberado reparar o Caminho das Longas (actual Rua António Bernardino) e colocar uma lâmpada eléctrica no relógio da torre sineira da Igreja de Santo Adrião e que tinha sido oferecido pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas e que entrou em funcionamento a 5 de Agosto de 1954 e inaugurado a 13 de Março de 1955 - juntamente com o telefone público, também por ele oferecido.
A sessão foi ainda tempo para o executivo óisdaribeirense passar atestados para os casamentos de Arlindo Reis Duarte de Almeida (com Maria Natércia Martins Pereira, de Segadães e moradores na Rua da Pateira) e do casal Felizbela Pinheiro dos Santos e Manuel Estima dos Reis (Neca), ambos de Óis da Ribeira e já falecidos.
2 - ANO 1985,
há 36 anos!
há 36 anos!
- ARCOR EM FESTA COM
A FESTA DA AMIZADE: A ARCOR organizou a 29 de Setembro de 1985, há já 36 anos passados, a Festa da Amizade, ao tempo mobilizando muita gente de Óis da Ribeira.
O programa começou com missa campal celebrada junto à capela de Santo António e uma tarde foi de futebol popular nos palhais, envolvendo vários escalões de atletas locais e com três jogos, curiosamente todos eles com empates: entre futebolistas dos 10 aos 14 anos (0-0), o segundo escalão, dos 15 aos 20 (1-1) e o terceiro, para maiores de 21 anos (2-2).
A tarde desta Festa da Amizade completou-se com merenda partilhada e vivida em confraternização verdadeiramente sentida, de forma saudável e alegre. O presidente da direção era Armando Alves Ferreira, falecido a 26 de Setembro de 2019.
3 - ANO 2002,
há 19 anos !
- LICENCIATURA EM DIREITO
DE CARLA ELIANA TAVARES: A óisdaribeirense Carla Eliana da Costa Tavares licenciou-se em Direito há 19 anos, na Universidade de Coimbra, e a festa de curso foi a 29 de Setembro de 2002, em casa da família, na Rua da Pateira.
O «Jornal da ARCOR», na edição de 30 desse mês, deu conta do acontecimento, referindo que era catequista paroquial e filha do empresário Agostinho Albino Pires Tavares e de Maria Fernanda Soares da Costa e «a primeira óisdaribeirense a licenciar-se em Direito, devendo seguir a advogacia ou a magistratura judicial».
Seguiu a advogacia, que exerce(u) em escritório da cidade de Aveiro, foi candidata a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 2009, foi eleita da Assembleia Municipal de Águeda e deputada na Assembleia da República na lista do PS. Actualmente, preside à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).
4 - ANO 2004,
há 17 anos !
- CENTRO DE DIA DA ARCOR
COM ASSISTENTE SOCIAL: O centro de dia da ARCOR abriu portas a 22 de Novembro de 2004, mas a 29 de Setembro anterior, há 17 anos, foi admitida a assistente social Ana Carolina Simões, de Anadia - para organização e instalação da nova valência.
O presidente da direção arcoriana era Celestino Viegas e o centro de dia foi a primeira (e muito, muito ansiada) valência da terceira idade a ser instalada na ARCOR. E ainda actualmente está activa. E bem. Pouco depois, seria o apoio domiciliário.
Os primeiros utentes foram Anacleto Estima e Ilusinda de Jesus e, logo depois, Armanda Anjos, de Cabanões. Dias depois, entrou o casal Rosa/Acácio Gomes, de Óis da Ribeira.
Nomes e pessoas, já todas falecidas, que ficam para a história do Centro de Dia da ARCOR!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário