sexta-feira, outubro 08, 2021

* ANO 2003: Vereador José Brenha na ARCOR ! Clarinda, a filha de professor, que emigrou para o Brasil, em 1906 ! Jaime com passaporte para o Brasil em 1914; ARCOR concluiu obras do hangar em 2001; José Carlos e Alberto, irmãos surdos-mudos campeões de pesca em 2011!

O vereador José Brenha, do PS, de visita à ARCOR. É o terceiro, a esquerda para 
 a direita, a 8 de Outubro de 2013. Há 18 anos e para se inteirar das obras de
construção do centro social, do polidesportivo e do hangar de canoagem!


O médico José Brenha de Almeida, vereador do PS na Câmara Municipal de Águeda, visitou as obras de construção do centro social da ARCOR a 8 de Outubro de 2003.
Há 18 anos!
 O autarca municipal socialista e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de se inteirarem do andamento dos trabalhos e, na sua qualidade de presidente de Os Pioneiros, deixou uma boa carteira de sugestões à direção presidida por Celestino Viegas - que o recebeu, com a secretária Maria Madalena Neves.
O programa incluiu uma visita ao polidesportivo da ARCOR (em então em obras de construção dos balneários, agora infelizmente abandonado) e o hangar de canoagem.
José Brenha de Almeida, no final, afirmou que «a ARCOR está, realmente, a levar por diante uma obra extraordinária».
A foto mostra, da esquerda para a direita, António José Tavares (antigo presidente da ARCOR), Aníbal Saraiva (eleito socialista da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira), Celestino Viegas (presidente da direção da ARCOR), Armando Ferreira (presidente do CF da ARCOR), José Brenha de Almeida, Carlos Alberto Guerra (presidente da Concelhia do PS) e Madalena Neves (secretária da ARCOR).  

Outros tempos, 
outros factos!
Clarinda, a filha de professor, que emigrou para o Brasil, em 1906 ! Jaime com passaporte para o Brasil em 1914; ARCOR concluiu obras do hangar em 2001; José Carlos e Alberto, irmãos surdos-mudos campeões de pesca em 2011!
Henrique, um dos filhos 
de Clarinda, com uma
neta e a esposa

1 - ANO 1906,
há 115 anos !

CLARINDA, A FILHA DO PROFESSOR
QUE EMOGROU PARA O BRASIL: oisdaribeirense Clarinda Pires Tavares nasceu a 8 de Setembro de 1906, há 115 anos, e emigrou para o Brasil, onde, a 30 de Janeiro de 1928, se casou com o conterrâneo Anselmo Soares dos Santos.
Clarinda era filha do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Rosa Pires Soares e partiu para o Brasil com as irmãs Vitória e Carmen, fixando-se em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo - por onde ao tempo paroquiava o padre José Bernardino dos Santos Silva. Tia dos irmãos Joaquim e José (já falecidos), Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires - filhos da irmã Neófita Alda. E dos também  irmãos Mário (já falecido) e Maria Cecília Tavares das Neves, filhas do irmão Arménio.
Anselmo era irmão de Aires e Manuel Soares dos Satos (Lopes) e faleceu a 30 de Abril de 1982. Clarinda faleceu 19 de Junho de 1990, aos 84 anos e em Bom Jesus de Itapaboama, no mesmo Estado. Era também tia, da parte do marido, dos filhos de Manuel Lopes (David, Isaura, Zulmiro, Mirene e Deolinda, já falecidos, e Lurdes (da Lavoura), e de João Tavares dos Santos (da Magna), filho de Aires.
Baptismo de
Jaime na Igre-
ja de ÓdR
Glória e Manuel: os
pais de Jaime Marques

2 - ANO 1914,
há 107 anos !
- JAIME COM PASSAPORTE
PARA O BRASL E ANGOLA: JO cidadão Jaime Marques, proprietário em Óis da Ribeira e Cabanões, teve passaporte para o Brasil há 107 anos, a 8 de Outubro de 1914.!
Jaime era filho de Manuel Marques Maurício, lavrador e residente em Cabanões, e de Maria Glória Martins Marques, natural da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Tinha 26 anos e, depois do Brasil, passou para Angola, em data desconhecida. 
A 30 de Dezembro de 1959, casou-se com Alzira do Ó Mestre, na Igreja de Santo Adrião da cidade de Moçâmedes - a actual Namibe, no sul  de Angola.
Jaime tinha nascido a 25 de Abril de 1890 e foi baptizado na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, a 4 de Maio de 1890. Faleceu a 16 de Dezembro de 1960, aos 70 anos e em Moçâmedes, capital da província do Namibe (fronteira de Angola com a África do Sul). Não sabemos em que circunstâncias.
Notícia no Jornal
 da ARCOR


3 - ANO 2001,
há 20 anos !
- ARCOR CONCLUIU AS OBRAS
DO HANGAR DE CANOAGEM: A Secção de Canoagem da ARCOR, concluiu, há precisamente 20 anos, as obras do hangar de canoagem e lá instalou um sistema de aquecimento de água. Que estava em falta e muita falta fazia aos atletas.
As redes de água e saneamento, recordemos, tinham
ficado sem saída para o exterior (entubadas na parede do hangar) aquando da construção do hangar. E os balneários tiveram de ser trocados - os femininos (os maiores) passaram a ser masculinos (mais pequenos, para maior número de praticantes» e vice-versa. Havia mais praticantes masculinos.
O presidente da direção arcoriana era Celestino Viegas e Maria do Rosário Cadinha a seccionista da canoagem. Os custos finais das obras ultrapassaram os 1000 contos (5000 euros) - seriam agora qualquer coisa como 6.748,33 euros - segundo o conversor da PORDATA.
Os irmãos José Carlos e Alberto, 
os dois em baixo e à direita 


4 - ANO 2011,
há 10 anos !
- JOSÉ CARLOS E ALBERTO, IRMÃOS SURDOS-MUDOS E CAMPEÕES DE PESCA: 
Os 

irmãos óisdaribeirenses José Carlos (o vencedor, segundo da direita, em baixo, na foto) e Alberto António Dias de Almeida (2º. lugar, o primeiro do mesmo lado) foram as grandes figuras do II Torneio de Pesca Inter-Associações Cidade da Amadora 2011.
A prova decorreu no Rio Tejo, em Lisboa, a 8 de Outubro de 2011, há 10 anos, numa organização da associação de surdos local. Alberto e José Carlos representavam a Associação Cultural de Surdos de Águeda, que venceu por equipas, classificando José Carlos Almeida (1º. lugar), Alberto Almeida (2º.), Manuel Cortes (4º.), Manuel Tavares (5º.) e António Marques (9º.).
Os dois irmãos de Óis da Ribeira fizeram mais e melhor: o Alberto teve o prémio do maior peixe e José Carlos o de maior quantidade de exemplares pescados.


Sem comentários:

Enviar um comentário