quinta-feira, outubro 28, 2021

* ANO 2013: Posse dos primeiros eleitos da União de Freguesias! Atestados para casamentos e orçamento da Junta para 1963; GNR deteve pescadores ilegais na pateira e Semana Sénior da ARCOR em 2012!

Os primeiros autarcas de União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira

A eleição, há 8 anos, dos primeiros autarcas
da União 
de Freguesias de Travassô
e Óis da Ribeira

Os primeiros órgãos políticos da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) tomaram posse na noite de 28 de Outubro de 2013.
Há precisamente 8 anos!
Mário Martins, eleito presidente da Junta de Freguesia, propôs Horácio Santos (tesoureiro) e Marta Morais (secretária) para vogais, numa lista que teve 5 dos nove votos da Assembleia de Freguesia. Todos do PS e e de Travassô. Os restantes 4 foram, em cada caso, para os também socialistas Diamantino Correia e Vital Santos, ambos de Óis da Ribeira.
A eleição do presidente da Assembleia de Freguesia confirmou a divisão entre os eleitos do PS, já que não se entenderam e se dividiram, acabando por «dar» 3 votos a Conceição Reis e 2 a Diamantino Correia.
Resultado: foi eleito Sérgio Neves, que teve os 4 votos dos 4 eleitos do PSD.
A Assembleia de Freguesia incluiu 5 eleitos do PS: Conceição Reis e Filipe Almeida (de Travassô), Vital Santos, Diamantino Correia e António Horácio Tavares (de Óis da Ribeira). E 4 do PSD: o presidente Sérgio Neves e Sofia Marques, de Travassô, Manuel Almeida (Capitão) e Germano Venade, de Óis da Ribeira.
O mandato, como hoje sabemos, viria a ser bastante atribulado, nomeadamente evidenciando-se as permanentes quezílias entre os dois presidentes, os travassonenses Mário Martins (Junta) e Sérgio Neves (Assembleia).
 
Saldo de Óis da Ribeira
para a Junta de TravassÓis
foi de... 15 213 euros!!

A ausência eleitos de Óis da Ribeira na equipa da Junta de Freguesia foi referida por Conceição Reis, explicando que tal se deveu a incompatibilidades dentro do PS.
Três eleitores, Milton Gomez, Victor Melo e António Gomes da Conceição, todos de Óis da Ribeira e este último morador em Travassô, referiram «o mau início da União» e expectando que «ninguém se esqueça das freguesias».
«Começou mal a União, pode ser que acabe bem», foi dito nessa primeira AFTOR.
A presidência de Mário Martins, essa recebeu um bom saldo financeiro da Junta de Freguesia óisdaribeirense, da gestão de Fernando Tavares Pires: nada mais nada menos que 15 213 euros. 
Efectivamente, a juntar aos 4 561 euros aprovados na última AFOR, presidida por Manuel Soares e realizada a 9 de Outubro desse ano de 2013, juntaram-se transferências posteriores, uma da Câmara Municipal de Águeda (6 000 euros) e outra do FEF (4 652). 
Obviamente, acreditou-se na altura que o executivo da UFTOR não deixaria de aplicar este saldo em obras de Óis da Ribeira. O próprio presidente Mário Martins isso afirmou e garantiu.
Mas não viria a ser assim, como também hoje sabemos!

Outros tempos,
outros factos!
Atestados para casamentos e orçamento da Junta para 1963; GNR deteve pescadores ilegais na pateira e Semana Sénior da ARCOR em 2012! 


1 - ANO 1962,
há 59 anos !
- ATESTADOS PARA CASAMENTOS E
ORÇAMENTO DA JUNTA PARA 1963: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 28 de Outubro de 1962, emitiu atestados para os casamentos de António Joaquim Nogueira da Silva e José Amadeu Moreira dos Santos, ambos de Óis da Ribeira e ambos já falecidos.
António Joaquim, conhecido por António Bruxo, era filho de Mateus Alm eoida e Silva (então já falecido) e de Maria Simões Nogueira (Padeira). Casou na Gafanha da Nazaré e faleceu em França, vítima de acidente. José Amadeu era filho de Amadeu Pereira dos Santos e de Alexandrina Augusta da Fonseca Moreira. Casou em Eirol, onde faleceu, de doença.
O executivo era presidido por Armando Resende, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário Manuel Simões dos Reis - que também decidiu preparar o orçamento ordinário para 1963, no valor de 1 976$80, seriam agora 840 euros. Uma «fortuna»!

2 - ANO 2012,
há 9 anos !
- GNR DETEVE 2 PESCADORES
ILEGAIS NA PATEIRA: A GNR de Águeda deteve dois indivíduos, por pesca ilegal na margem da pateira, em Óis da Ribeira. A 28 de Outubro de 2012, há 9 anos.
Os dois infractores ficaram sem três canas e variado material de pesca e, imagine-se, nem sequer tinham licença para prática de pesca e também estavam a violar a lei por estarem a pescar entre o pôr e o nascer do sol - o que é (era) proibido.
Tinham 29 e 30 anos, mas não eram identificados pela GNR, no seu comunicado público sobre a detenção - nem se sabe que penas sofreram. Se acaso foram penalizados e para além de terem ficado sem o material de pesca.

Cartaz da II Semana
 Sénior da ARCOR

3 - ANO 2012,
há 9 anos !
- SEMANA SÉNIOR DA ARCOR COM
FOLCLORE, ATELIÊS E CONCURSO DE PAPAS: A II Semana Sénior da ARCOR, sob o tema «A beleza do envelhecer», terminou a 28 de Outubro de 2012, há 8 anos, com a actuação do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Valongo do Vouga
O espectáculo decorreu no salão cultural da associação, com entradas livres, e o programa tinha incluído o workshop «Coluna vertebral na terceira idade» (no dia 22), o concurso «Papas de Abóbora», com IPSS de idosos do concelho (organizado com o Jardim Social e o Patronato de Travassô) e uma palestra sobre nutrição (23), sessões de massoterapia (24), ateliê de cabeleireiros (25) e o rastreio de tensão arterial e glicémia (26).
O concurso de papas de abóbora foi ganho pOR OS Pioneiros da Mourisca, seguindo-se o Centro Social de Belazaima do Chão (2º. lugar) e o Centro Social e Paroquial da Borralha (3º.).

Sem comentários:

Enviar um comentário