domingo, outubro 10, 2021

Tiago Viegas, treinador da ARCOR: Mundialistas Gabriela e Beatriz têm margem de progressão enorme!

Tiago Viegas, o canoísta, com a  camisola de Portugal 

Tiago Viegas em modo treinador da ARCOR
Canoagem e nas águas da pateira

O treinador Tiago Viegas disse ao d´Óis Por Três que Gabriela Resende e Beatriz Oliveira, as duas recentes internacionais e mundialistas da ARCOR Canoagem, «são ambas atletas com uma margem de progressão enorme».
Tiago Clemêncio Viegas iniciou-se na canoagem em 2009, seguindo as «pagaiadas» do pai, professor universitário que foi praticante da modalidade. Começou como atleta do Sporting Clube de Aveiro, onde fez a maior parte da formação e conseguindo alcançar, durante 5 anos, presenças consecutivas nos estágios da seleção nacional dos escalões de cadetes e juniores, assim como participação em provas internacionais.
No último destes 5 anos, foi residente na Casa da Federação Portuguesa de Canoagem, treinando em permanência no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho e conciliando com os estudos da licenciatura em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Representou o Clube Fluvial de Coimbra, como atleta, das épocas canoísticas de 2017, 2018 e 2020. Nos dois clubes, conquistou 8 medalhas de prata e 6 de bronze, em provas  nacionais. A que «soma» várias internacionalizações.
Tiago Viegas, o segundo à esquerda,
na selecção universitária de canoagem

Internacional universitário
em Mundiais e Europeus

Tiago Viegas, enquanto atleta disputou várias provas internacionais, nomeadamente os Mundiais Universitários de Montemor-o-Velho (2015 e 2016) e Hungria (2018). 
Em 2014, participou no Olympic Hopes, em Piestany, na Eslováquia onde, em 2015, também disputou a Regata Internacional.
«Desde 2016, continuei a competir, com uma ambição diferente, mas que me permitiu integrar a Seleção Nacional Universitária em Mundiais e Jogos Europeus, permitindo-me também finalizar a minha licenciatura e mestrado em Educação Física», disse ao d´Óis Por Três.
- d´OpT: De atleta a treinador, acumula 12 anos de experiência na modalidade...
- TV: Esta e outras outras experiências, que, efectivamente,  facilitaram a transição para treinador, que comecei em Outubro de 2020, na ARCOR.
- d´ÓpT: Quando e como apareceu ligado à ARCOR Canoagem?
- TV: Precisamente em Outubro de 2020, logo após terminar o mestrado e na transição para o mercado de trabalho. 

- d´ÓpT: A convite da ARCOR...
- TV: Surgiu o convite e a proposta para ser o novo treinador da ARCOR, através dos dirigentes da Secção de Canoagem, a quem eu estou extremamente agradecido pela oportunidade e voto de confiança. Falo do António Brinco, António Monteiro, Pedro Carvalho, Sérgio Varela e Paulo Framegas.
- d´ÓpT: A treinar que escalões?
- TV: Os infantis (sub-14), os cadetes (sub-16), os juniores (sub-18) e seniores, essencialmente. femininos e masculinos, em caiaques e canoas.
Gabriela Resende, Tiago Viegas e
Beatriz Oliveira no Mundial 2021

Gabriela e Mariana personificam
o grupo de treino e filosofia da ARCOR

Tiago Viegas considera que «a formação é fundamental para conseguirmos assegurar a renovação geracional e sistematizar o trabalho que tem sido feito». 
«Com essa consciência e com a ajuda do Centro de Formação Desportiva, temos como objetivo recrutar mais atletas para tornar a base de praticantes cada vez maior», comentou o técnico arcoriano, acrescentando que «essa, é uma das principais bandeiras para esta época desportiva de 2022».
- d´ÓpT: Começou a carreira de treinador num ano de ouro, diríamos, para a ARCOR Canoagem, com vários título nacionais e duas atletas internacionais, a disputarem o campeonato do mundo. Pode caracterizar-nos, em termos desportivos, cada uma delas: Gabriela e Beatriz?
- TV: A Gabriela Resende ainda tem pouco tempo de prática na canoa (o C1), assim como pouco volume de treino acumulado. A Beatriz Oliveira é uma atleta muito focada nas tarefas e muito cumpridora. As duas, a par da Mariana Oliveira, irmã gémea da Beatriz, são uma referência, enquanto jovens atletas femininas, e personificam bem todo o grupo de treino e a filosofia da ARCOR.
ARCOR Canoagem
- d´OpT: Uma filosofia com futuro?
TV: Espero que o legado que estão a construir se materialize em mais jovens femininas a praticar canoagem na ARCOR.
- d´OpT: Acha que poderão ter grande futuro na modalidade?
- TV: «Acredito que o seu percurso está apenas a começar. Os indicadores dizem-me também que há uma margem de progressão enorme».
- d´ÓpT: Com muito trabalho, muito treino pela frente...
- TV: «É fundamental continuar a trabalhar na mesma forma e perceber que os resultados são uma consequência da forma como trabalhamos. O desfecho desta época desportiva será importante para que depois possam fazer a transição para sénior com a mesma ambição, sabendo também que terão de
conciliar com a entrada na Universidade».

- AM ANHÃ: O futuro da ARCOR Canoagem, as
obras do hangar, o centro de desporto adaptado...

Sem comentários:

Enviar um comentário