sábado, dezembro 11, 2021

* ANO 1878: José Pinheiro de Almeida, republicano e revolucionário! O padre Venâncio em 1879; Custódio Lopes Correia em 1911; passaporte de Maria Prazeres em 1952; o teatro da ARCOR em 1999!

Mariana Pinheiro
a trineta de JPA

óisdaribeirense José Pinheiro de Almeida nasceu a 11 de Dezembro de 1878, há 143 anos. Foi um dos heróis aguedenses da implantação da República.
Carpinteiro de profissão, era filho de Maria dos Santos Pinheiro e casou com a jornaleira Mariana de Jesus Viegas, todos de Óis da Ribeira.
O casal teve os filhos Porfírio e Severino (que faleceram ainda crianças) e os também já falecidos Eugénio e Elísio (que morava em Viana do Castelo) e Alexandre Pinheiro de Almeida, em Óis da Ribeira. 
Neto residente nesta localidade, é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, filho de Alexandre, residente na Rua Nossa Senhora de Fátima e empresário de agro-pecuária. Trineta paterna é Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, neta de Arménio, que nas eleições autárquicas de 2021, foi segunda da lista do CDS/PP na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
José Pinheiro de Almeida foi um dos integrantes do grupo de revolucionários que, no Bussaco, tentou prender, sem êxito, o Rei D. Manuel II - já no final da Monarquia. Foi um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira e e faleceu a 4 de Janeiro de 1919, aos 41 anos e vítima de tuberculose.


Outros anos
outros factos!
O padre Venâncio em 1879; Custódio Lopes Correia em 1911; passaporte de Maria Prazeres em 1952; o teatro da ARCOR em 1999!

O Diário do Governo com a nomeação
do padre Venâncio Pereira

1 - ANO 1879,
há 142 anos!
-O PADRE VENÂNCO
DE SANTO ADRIÃO: O padre Venâncio Pereira foi nomeado para deixar a Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 11 de Dezembro de 1879. Há 141 anos. Seria substituído pelo padre Ricardo Tavares da Silva.
O Ministério dos Negócios Eclesiásticos fez publicar o seu despacho no Diário do Governo nº. 3, de 5 de Janeiro de 1880, com efeitos ao dia de há 141 anos. Seguiria, em data que desconhecemos, para a Paróquia de Nossa Senhora das Neves, de Angeja, em Albergaria-a-Velha.
Os últimos sacramentos que ministrou na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira foram os seguintes:
- BAPTISMO: O de Manuel, filho dos lavradores Joaquim Alves dos Reis e Rosa Maria de Carvalho, neto paterno de Bernardo Alves de Carvalho e Maria Francisca dos Reis, neto materno de António Francisco de Carvalho e Maria Rosa Gomes. A 6 de Junho de 1880.
- CASAMENTO: O de Ricardo Joaquim de Almeida, de 39 anos, solteiro e sapateiro, de Óis da Ribeira, e Ana Rita, de 39 anos, solteira e criada de servir, natural de Águeda. Ele, filho de José Joaquim de Almeida e Rosália Maria Ribeiro, de Óis da Ribeira; ela, de João Gomes Soares e Ana Rita, de Águeda. 
Pais de Albano Joaquim de Almeida e avós paternos de Hercílio Alves de Almeida. A a 27 de Setembro de 1879.
- FUNERAL: O de Manuel Marques Saldanha, de 44 anos e lavrador, filho dos jornaleiros Gregório António Coelho, de Espinhel, e de Rosa Maria Saldanha, de Óis da Ribeira. A 30 de Abril de 1880, pelas 13 horas e deixando viúva Ana Marques de Jesus e dois filhos.
.
Custódio L.
Correia


2 - ANO 1911,
HÁ 110 ANOS:
- O POLÍTICO CUSTÓDIO
LOPES CORREIA: O óisdaribeirense Custódio Lopes Correia nasceu a 11 de Dezembro de 1911, há 109 anos e em Destriz, concelho de Oliveira de Frades.
Casou em Óis da Ribeira com Maria Anunciação Pereira, da Rua do Viveiro e viúva de Fernando Bernardino dos Reis, pais de Edmundo Pereira dos Reis - que foi regedor. Viúvo, casou em segundas núpcias com Iracene Alves dos Reis e o casal teve o filho Diamantino Alves Correia.
Exerceu funções políticas, como tesoureiro da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nos mandatos de 1964/1967 e 1968/1971, ambos presididos por Armando Resende e com os secretários David Soares dos Santos (no primeiro) e Jaime Pinheiro dos Reis (segundo) - período em que se construiu a sede da Junta de Freguesia (a agora sede da Tuna/AFOR). Em 1976, integrava a lista do CDS para a Assembleia Municipal de Águeda.
Faleceu a 4 de Dezembro de 1981, aos 70 anos



Maria Prazeres


3 - ANO 1952,
há 69 anos!
- PASSAPORTE PARA MARIA
DOS PRAZERES REIS MATOS: O Governo Civil de Aveiro emitiu a 11 de Dezembro de 1952, há 69 anos, passaporte para a óisdaribeirense Maria Prazeres dos Reis Matos se deslocar a Espanha.
Natura de Óis da Ribeira, nasceu a 7 de Agosto de 1915 e casou com o industrial José Inácio de Matos, de Mourisca do Vouga, tendo o passaporte revalidado em 7 de Dezembro de 1954, para França, Itália, Alemanha Ocidental, Inglaterra e Bélgica. E em Abril de 1955 para a Suíça.
O marido era sócio da Mourisotam, uma fábrica (já extinta) fundada em 1927, que fabricava bicicletas e que, nos finais dos anos 50 do século XX, passou a construir motorizadas - a marca SOTAM (Matos, ao contrário).
Elenco de «A hora do suplício»: Luís Gonçalo,
Porfírio Pires, Lurdes Fernandes, Clara Santos.
M. Fátima Reis e Firmino Santos  (ensaiador).
Em baixo, Fernando Dinis Pires, Hernâni Pires,
Horácio Soares e António Carlos Almeida

4 - ANO 1999,
há 22 anos !
- TEATRO DA ARCOR EM
«A HORA DO SUPLÍCIO»
: O Grupo de Teatro da ARCOR estreou, a 11 de Dezembro de 1999, há 22 anos, a peça «A hora do suplício».
A direção era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida e a peça foi ensaiada por Firmino Carvalho e Santos. O programa incluía a comédia «Remédio santo» 
e cançonetas.
O elenco (ver foto) era formado por Porfírio Tavares Pires, Luís Gonçalo, Maria Clara Santos, Maria de Fátima Reis, Fernando Dinis Pires (já falecido), Hernâni Pires, Horácio Soares, António Carlos Almeida, Lurdes Fernandes (ponto) e José Manuel Gomes.
O grupo arcoriano actuou depois, e pelo menos, em Paradela (dia 8 de Janeiro de 1990), Eirol (dia 15) e Espinhel (dia 22),Óis da Ribeira (dia 29) e Crastovães (5 de Fevereiro).

Sem comentários:

Enviar um comentário