terça-feira, dezembro 28, 2021

* ANO 1979: Óis da Ribeira na Bairrada ! A colocação do professor Joaquim Agosto em 1908; Armando Resende na Junta de Freguesia em 1941; Charlot» para crianças em 1980!

Carta Vitícola da Bairrada

A Portaria 709-A/29 de
28 de Dezembro de 1979


A Portaria 709-A/29, de 28 de Dezembro de 1979, reconheceu a Bairrada como «sendo de longa data conhecida como produtora de vinhos de qualidade» e incluiu Óis da Ribeira na lista de freguesias nesta Zona Demarcada.
«É reconhecida como denominação vinícola de origem a designação «Bairrada», reservada aos vinhos típicos, brancos e tintos, tradicionalmente produzidos na região demarcada nos termos do número seguinte e que satisfaçam as exigências estabelecidas neste diploma e na demais legislação em vigor», refere o artigo nº. 1 da Portaria dos Ministérios da Agricultura e Pescas e o Comércio e Turismo, publicada no Diário da República n.º 298/1979, 2º Suplemento, Série I de 1979-12-28.
A Região Demarcada da Bairrada abrange todas freguesias dos concelhos de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro. Mais as seguintes:
- ÁGUEDA: Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barrô, Belazaima, Espinhel, Fermentelos, Óis da Ribeira, Recardães e Valongo do Vouga.
- AVEIRO: Nariz.
- CANTANHEDE: Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede, Cordinhã, Covões, Febres, Murtede, Ourentã, Outil, Pocariça, Portunhos e Sepins.
- COIMBRA: Souselas, Trouxemil e Vil de Matos.
- VAGOS: Covão do Lobo e Sosa.

Outros tempos,
outros factos !
O professor Joaquim Augusto colocado em Óis da Ribeira em 1908; Armando Resende na Junta de Freguesia em 1941; e filme de Charlot na ARCOR em 1980 !
O despacho que, há 113 anos, deu provimento
à colocação do professor Joaquim Augusto
T. S. e Cunha na escola de Óis da Ribeira

1 - ANO 1908,
há 113 anos!
- A COLOCAÇÃO DO PROFESSOR
JOAQUIM AUGUSTO CUNHA: O Diário do Governo nº. 294, de 28 de Dezembro de 1908, há 113 anos, publicou a colocação do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha na escola de Óis da Ribeira.
O despacho era da 3ª. Repartição da Direção Geral de Administração Primária concedeu-lhe provimento definitivo para o lugar, a data de dois dias antes (26 de Dezembro) e com a assinatura de Ildefonso Marques Mano, o conselheiro director geral.
O professor Joaquim  Augusto era natural de Óis da Ribeira e seus actuais descendentes, todos netos, são os irmãos Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires (filhos de Neófita Alda, com os já falecidos Joaquim e José), Cecília Neves (filha de Arménio, mais o falecido irmão Mário) e a bisneta Clarice Marcos de Carvalho (neta da filha Maria Adelaide, que viveu em Cabanões).
Três filhas do professor Joaquim Augusto emigraram para o Brasil, fixando-se no Estado de Espírito Santo, e de lá não voltaram: Carmen, Vitória e Clarinda.
Armando Resende

2 - Ano 1941,
há 80 anos!
- ARMANDO RESENDE NA NA SUA
PRIMEIRA JUNTA DE FREGUESIA: O cidadão Armando dos Santos Ala de Resende assumiu a sua primeira presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 28 de Dezembro de 1941. Há 80 anos!
O executivo incluía o secretário Edmundo Pereira dos Reis (futuro regedor) e o tesoureiro Manuel Simões dos Reis (Manelzito), para um mandato que cessou a 17 de Julho de 1943.
Armando Resende voltou à presidência a 2 de Janeiro de 1955, sucedendo a Benjamim Soares de Freitas. E na presidência esteve até 17 de Novembro de 1957, data em que se ausentou para Angola.
Voltou a ser PJFOR de 1963 a 1964 e de 1964 a 1971. Aos 23 anos, em 1934, foi vogal substituto da Câmara Municipal de Águeda.
Charlot

3 - ANO 1980,
há 41 anos !
- «CHARLOT» PARA CRIANÇAS
EM FILME DA ARCOR: A ARCOR exibiu um filme de Charles Chaplin (Charlot) a 28 de Dezembro de 1980. Para crianças e familiares, há 41 anos!
Integrada no ciclo de cinema da associação, que estava no seu segundo ano fundador, a projeção foi feita no salão da então sede da Junta de Freguesia, no hoje edifício-sede da Tuna / AFOR.
A iniciativa da ARCOR tinha apoio da Junta Central das Casas do Povo, através da Casa do Povo de Águeda, e do INATEL. O salão encheu, literalmente, numa altura em que a ARCOR se afirmava na comunidade local, atraindo-a, com o seu dinamismo, às suas sucessivas organizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário