sexta-feira, dezembro 31, 2021

Reflorestação do rio Águeda na margem de Óis da Ribeira!

A limpeza do rio Águeda em Outubro de 2018

Margem do rio Águeda em Óis da Ribeira


A Câmara Municipal de Águeda anunciou o início do processo de reflorestação dos rios Águeda e Alfusqueiro, envolvendo a margem de Óis da Ribeira.
O objectivo é a reabilitação das zonas ribeirinhas, nomeadamente com a renaturalização dos habitats ribeirinhos e o controlo da presença de espécies exóticas invasoras, sobretudo na área da sub-bacia hidrográfica do rio Águeda.
O investimento camarário envolve 150 000 euros, para a plantação de cerca de 15 000 árvores e arbustos, no âmbito da política ambiental da Câmara e com freixos, amieiras, sabugueiro, pilriteiros, loureiros, aveleiras e carvalhos, entre outras espécies.
O projecto inclui a colocação de 60 000 estacas para adensamento da vegetação - desde a represa da Carvalha, na Redonda, e os Moinhos de Vermelha (em Rio Covo), até  montante do açude de Requeixo, numa extensão de mais ou menos 25 quilómetros.
Há 3 anos (ver as imagens), a Câmara Municipal de Águeda executou «uma importante obra, de elevado valor ambiental e na protecção contra as cheias» do rio que dá nome à cidade e ao concelho. desobstruindo e limpando infestantes do leito do Rio Águeda, nas margens dos campos de Travassô e Ois da Ribeira, desde a zona da ponte de Requeixo e que se estenderam até à cidade.
Os trabalhos foram adjudicados à empresa JHOVITER - Construção Civil e Obras Públicas, Lda., de Marvão, concelho de Cantanhede, por 159 465,63 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário