quinta-feira, janeiro 20, 2022

ARCOR assinalou 43 anos de história e grandes desafios !

A ARCOR assinalou 43 anos de história

Os 43 anos na entrada da ARCOR

ARCOR 2022


A ARCOR -  Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira assinalou os seus 43 anos de história com actividades internas e com balões no exterior.
Uma história epopeica, diríamos, de altos e baixos e de muitos e grandes desafios, que a instituição e os seus dirigentes sempre venceram, com maior ou menor dificuldades.
As várias valências sociais foram envolvidas nas comemorações de ontem e a associação, na sua página oficial e também já ontem - ver AQUI -, comentou que «na impossibilidade de comemorarmos o 43º. aniversário com a festa habitual, não podíamos deixar passar esta data tão significativa em branco».
A proclamação arcoriana sublinha também que «este foi um ano de muitas dificuldades por toda a situação que se vivencia, mesmo assim, todas as valências se uniram para fazer lembrar este dia e torná-lo especial».
O ano de 2021, certamente será a este que se refere - que foi também o de luto pelo falecimento do dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca), que era o seu presidente da direção. Assim como o de 2021, acrescentamos nós e em  ambos pelo efeito pandémico do COVID 19.

O site da ARCOR e a sua história

A história da ARCOR
no site da ARCOR

O d´Óis Por Três socorreu-se do site oficial da ARCOR (AQUI) para lembrar a sua história.
Assim e citando: 
«A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira foi fundada a 19 de Janeiro de 1979, noite em que, no restaurante Pôr do Sol, se juntou um grupo de jovens - que, anteriormente, se interrogavam em conversas de café, das «razões porque na freguesia nunca se tinha tentado, objetivamente, criar uma associação que congregasse a vida da localidade e conciliasse as várias forças locais». Assim relata a imprensa da época.
As décadas de 80 e 90 foram períodos de crescimento, apesar de avanços e recuos inerentes a um projeto que envolve pessoas. 
O ano 2000 é, com toda a certeza, mais um marco na história desta Associação com o lançamento da primeira pedra do Centro Social, a 20 de Fevereiro, e a assinatura do auto de consignação da primeira fase das obras, a 3 de Maio. 
A 26 de Outubro de 2001, concluído o processo de adjudicação da 2ª fase da obra, é iniciada a última etapa de construção do que é hoje a "casa" da ARCOR. 
O 1º. emblema
Os primeiros utentes seriam os mais pequenos que, a 2 de Setembro de 2004, puderam usufruir de um espaço condigno e adequado ao desenvolvimento do ato educativo e a 22 de Novembro, deste mesmo ano, foi a vez dos mais velhos verem o Centro de Dia entrar em funcionamento, também aqui com instalações de referência e ajustadas às suas necessidades. O dia 1 de Julho de 2005 foi o primeiro dia de atividade do Serviço de Apoio Domiciliário.
Paralelamente ao crescimento das respostas sociais, impulsionado pela construção das novas instalações, a ARCOR teve sempre presente, desde a sua inauguração, o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e desportivas que contribuíssem para a promoção da qualidade de vida dos ribeirenses. As secção de Canoagem e o Grupo de Teatro Amador da ARCOR são exemplos atuais, que perpassaram a história da ARCOR e que projetam o nome da instituição fora de portas.
Este é apenas um breve resumo de uma história recheada de êxitos que Ribeirenses, funcionários, utentes e amigos da ARCOR construíram nos últimos 32 anos.
- NOTA: Fim de citação do site oficial da ARCOR

Sem comentários:

Enviar um comentário