quarta-feira, janeiro 19, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: A fundação da ARCOR foi há 43 anos ! O primeiro presidente da ARCOR foi Celestino Viegas! A ARCOR no melhor e/ou pior! Marcha de Montanha da EFACEC ! ARCOR aos 38 anos e sem direção!

O primeiro emblema
da ARCOR (1979)

ARCOR há 15 anos

A fundação da ARCOR
foi há... 43 anos !
 

O d´Óis Por Três lembrava, há 15 anos, que a ARCOR foi fundada a 19 de Janeiro de 1979.
«Faz hoje 28 anos - o que não é a mesma coisa que a associação fazer hoje 28 anos. Na verdade, completa 27 e inicia o 28º.», comentava o d´Óis Por Três, referindo que «expressamente por isso, fomos «roubar» este texto original do antigo Site da ARCOR - entretanto extinto e bem enterrado.
«Vale a pena!!!», exclamava o d´Óis Por Três, acrescentando que o texto (abaixo) se referia «ao Ano 25 da ARCOR!» e era este:
«A história das instituições faz-se de pequenos actos e gestos, de memórias e reflexões sobre o que um dia se fez, ou pensou fazer, de momentos de glória e de drama, mas sempre de braço dado para o futuro e no colo de quem gere, cria e abre caminhos e semeia alegrias.
Aos 25 anos de vida da ARCOR pareceu-nos ser um belo exercício de ribeirismo evocar etapas dos primeiros tempos da associação.
Etapas certamente nada fáceis, mas garantidamente epopeicas, vividas de entusiasmo crescente, levedado em fermentos de paixão pela terra e pela gente ribeirense, pelo chão onde, entre vitórias e desilusões, se faz o amanhã. Aqui recordadas - a 25 anos de distância.
Quem hoje, na net que torna o mundo global e pequenino, facilmente clica memórias e notícias, não poderá imaginar quanto de gigante teve de ser o pequeno grupo da fundadores que cavaram os alicerces da ARCOR. Mas poderá neste bocadinho da ARCOR instalado no mundo cibernético recordar (ou ficar a saber…) como foram os dois primeiros anos da associação.».
- NOTA: O pandemia COVID 19 impede que o aniversário de 2022 seja comemorado, o que seguramente não invalidará que, internamente, a data seja bem recordada e sublinhada.
Celestino Viegas 
em 1979/80

O primeiro presidente da 
ARCOR foi Celestino Viegas

O d´Óis Por Três, também há 15 anos e no dia 19 de Janeiro de 2007, começou a recordar os vários presidentes de direção da ARCOR até esse tempo.
«É a homenagem do blogue a quem, com as suas equipas diretivas e ao longo de todos estes anos, a criou e continuou, até aos dias de hoje», explicávamos então.
A primeira direção da ARCOR foi presidida por Celestino Viegas. Já fôra o presidente da comissão instaladora e é-lhe comummente atribuída a ideia da fundação da associação.
O acto eleitoral decorreu a 1 de Fevereiro de 1980, concorrendo três listas - todas tendo Celestino Viegas como candidato a presidente da direção. Não tendo a Assembleia Geral aceitado uma sua sugestão, no sentido de que apenas uma fosse apresentada a sufrágio. Duas eram apresentadas pela Comissão Eleitoral e a terceira pelo próprio CV. Venceu esta, com 89% dos votos.
Os primeiros órgãos sociais da ARCOR foram os seguintes:
Conselho Fiscal
- Presidente: Arlindo Reis Duarte de Almeida.
- 1º. Relator: José Almeida dos Reis.
- 2º. Relator: José António Carvalho Ferreira.
Direção
- Presidente: Celestino José Pinheiro Morais Viegas.
- Secretário: António Framegas Fernandes da Silva.
- Tesoureiro: Custódio Alves Ferreira.
Os estatutos originais previam vogais para todas as Secções da associação. Os primeiros eleitos foram Leonildo Costa (teatro), Aurélio Reis (biblioteca), João Viegas (Grupo Juvenil), Ercílio Almeida (escola de música), José Pinheiro (grupo coral), José Amadeu Santos (tuna), José Pires Tavares (Jornal da ARCOR), Diamantino Correia e Fausto Melo Ferreira (desporto), Manuel Duarte Almeida (actividades recreativas), Armando Ferreira (contabilidade) e Maria Bernardina Reis (lavores femininos). As secções de bar e cinema ficaram sob dependência directa do trio directivo.».
- NOTA: Infelizmente, quatro seccionistas já faleceram: Armando Ferreira, Ercílio de Almeida, José Amadeu Santos e José Pinheiro.

A ARCOR no
melhor e/ou pior!

A Tertúlia Literária» do d´Óis Por Três de há 15 anos também falava do aniversário da ARCOR.
Já ia no nº. 72 e, comentando a idade arcoriana, foi assim:
- «A Arcor foi fundada faz hoje precisamente 28 anos, sabias?!...», perguntou o d´Ois.
- «É verdade!!!.... Falta saber é se está melhor ou pior que o para o que foi fundada», comentou o Três.
- NOTA: Aos 42 anos que se fecham hoje na vida associativa da ARCOR e no 43º. que nasce, o desejo do d´Óis Por Três é que repita e multiplique a sua história.  
ÓdR há 10 anos

Marcha de Montanha
da EFACEC !

A associação de pessoal da EFACEC passou por Óis da Ribeira há 10 anos e, já com atraso, foi reportada pelo d´Óis Por Três. Assim: 
«A Marcha de Montanha da ADEFACEC foi já a 12 de Dezembro de 2009, mas só agora demos por ela. Um pouquinho mais que dois anos depois. Mas vale a pena falar dela, pois foi um dia em que mais uma centena de pessoas se passeou por Óis da Ribeira e de Óis da Ribeira certamente levou saudades.
A ADEFACEC vem a ser a Associação Desportiva da EFACEC, importante empresa de S. Mamede de Infesta. Tem mais de 1500 sócios e alguns deles vieram até Óis para um passeio pelo trilho terrestre - numa distância de 7 quilómetros, pelo percurso que identificaram no seu site como cultural e paisagístico».
Pena foi a designação: «Pateira de Fermentelos», como se vê no cartaz. Quando, afinal, foram passear-se por Óis da Ribeira e, vá lá, por Espinhel. O d´Óis Por Três deixa aqui o registo.
- NOTA: O percurso pedestre, ao que nos dizem, estará com algumas necessidades de requalificação, da responsabilidade da Junta de Freguesia, nos termos do protocolo com a Câmara Municipal de Águeda.
Almoço da ARCOR de 2016
ARCOR 2017

ARCOR aos 38 anos
e sem direção !

O dia 19 de Janeiro, o da fundação da ARCOR. não passou despercebido ao d´Óis Por Três de há 10 anos. Assim:
«O jantar comemorativo dos 38 anos da ARCOR está marcado para sábado, dia 21 de Janeiro de 2017, no salão cultural do centro social, e aguarda-se por boa participação da comunidade.
As inscrições podem (ou podiam) ser feitas através do email geral@arcor-ipss.pt, telefone 234629818 e telemóvel 913392524. 
O donativo mínimo foi fixado em 20 euros.
A véspera, entretanto, dia 20 e às 19,30 horas, será para a realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Geral para «análise da situação decorrente da não apresentação de listas candidatas aos órgãos associativos para o quadriénio 2017/2020».
Oxalá seja encontrada uma solução, pois há gente em Óis da Ribeira capaz disso e a ARCOR não pode ficar abandonada.
- NOTA: O aniversário de 2022, infelizmente e como acima já se disse, não se pode realizar, devido à crise pandémica.  

Sem comentários:

Enviar um comentário