terça-feira, janeiro 18, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: A limpeza da pateira não vai com a ceifeira e estacionamento nos passeios do Centro Social da ARCOR ! O GTA da ARCOR estreia «O Avarento de Molière»! A deputada Carla Tavares e os problemas das IPSS´s!


A draga há 15 anos
ÓdR há 15 anos
A limpeza da pateira
não vai com a ceifeira

A limpeza dos jacintos da pateira já era tema do d´Óis Por Três há 15 anos e no dia 18 de Janeiro de 2007.
Lembremos:
«O presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, Amílcar Lemos Dias, em entrevista a um jornal de Águeda defendeu que «o problema dos jacintos na pateira só é resolvido com um processo químico».
Quanto à ceifeira, o autarca fermentelense não tem dúvidas ao dizer que «as pessoas vão ver que não é o sistema ideal» e critica os executivos que têm passado pela Câmara Municipal de Águeda, por, na sua opinião, «nunca se terem voltado a sério» para a resolução do problema.
«Se a pateira estivesse em Águeda, já estava resolvido...», acredita Amilcar Lemos Dias. + VER MAIS
- NOTA: Hoje e passados estes 15 anos, o problema da limpeza dos jacintosda pateira continua por resolver. É a vida e temos de nos conformar com ela.

Estacionamento nos passeios
do Centro Social da ARCOR !

Os abusos de (maus) estacionamentos não são de hoje, são de sempre. E nem só em Óis da Ribeira. Há 15 anos, na sua habitual «Tertúlia Literária», a nº. 80, o d´Óis Por Três falava do assunto.
Assim:
- «Já sabes, pá?!.... temos um novo parque de estacionamento em Óis?!...», disse o Três, de sorriso de orelha a orelha.
- «Ai é?!!!!.... E atão onde é qu´é qu´é?...», interrogou o d´Ois, meio intrigado.
«É nos passeios do Centro Social... Os que lá estacionam andam a abusar, é verdade, mas agora só de lá saem à frente de um carro de combate...», explicou o Três.
- NOTA: Agora, como não podem estacionar nos passeios, estacionam na entrada do centro social e no largo da rotunda, principalmente para ir(em) ao multibanco. Mudam-se os anos mas continuam os (maus) hábitos.

A ARCOR em 2012
ÓdR há 10 anos

GTA da ARCOR estreia
«O Avarento de Molière»

O d´Óis Por Três, há precisamente 10 anos, anunciava a estreia de uma peça do Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR. Mal se adivinharia que seria a última, até aos dias de hoje.
O estandarte (azulado) que se vê ao lado, e então publicado com a notícia, era para ser usado em desfiles e cerimónias oficiais. Mas, desde 2005 (quando foi apresentado), nunca chegou a ser oficializado.
Vejamos a notícia de 18 de Janeiro de 2012:
«O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR tem estreia marcada para 28 de Janeiro. À cena, vai a peça «O Avarento», de Molière.
Os ensaios decorrem desde Julho de 2011 e a encenação é de Rui Fernandes, que se estreia nesta missão. O GTA segue as centenárias tradições teatrais da freguesia, assumidas de forma definitivamente organizada pela ARCOR desde 1979, ano da sua fundação, quando levou à cena a peça «O Titular Assassino».
A 8 de Março de 1980, há 32 anos, estreou a peça «Rosa do Adro», ensaiada por Firmino Santos - que depois foi levada a vários palcos da região, como, de resto, é timbre do Grupo.
A actual designação do grupo (GTA da ARCOR) surgiu em 2002, quando, a 2 de Fevereiro, estreou a peça «A palavra de Deus foi cumprida», curiosamente também (22 anos depois) ensaiada por Firmino Santos e ainda com uma actriz de 1979 - Clara Santos.
- NOTA: O GTA da ARCOR não sobe aos palcos desde 2012, precisamente com esta peça. O que é uma pena, por todas as razões e maus uma: a cultura local está em perda!
A deputada Carla Tavares, a segunda do lado esquerdo
ÓdR há 5 anos

A deputada Carla Tavares e os problemas das IPSS´s

O d´Óis Por Três, há 5 anos e no dia 18 de Janeiro de 2017, falava dos problemas das associações filiadas na UCIPPS de Águeda. Assim:
«A deputada Carla Tavares, ribeirense de sangue e socialista de família política, participou no Parlamento dos Jovens da Escola do Ensino Básico e Secundário de Sever do Vouga na manhã de 16 de Janeiro de 2017. A tarde foi dedicada à Escola Secundária Adolfo Portela, pela mesma razão.
Seguidamente, diz a parlamentar da Rua da Pateira na sua página de facebook, participou numa reunião com da União Concelhia das IPPS (UCIPPS) de Águeda, na qual (e não onde), escreveu ela, «tive oportunidade de ouvir e tomar nota dos problemas e principais preocupações com que estas instituições se deparam no dia-a-dia».
O d´Óis Por Três está lembrado que uma nota curricular da deputada, enquanto candidata, foi ter integrado a direção da ARCOR, quando era presidida pelo pai, pelo que conhecimento não lhe faltará sobre «os problemas e principais preocupações das IPSS`s». Acrescentou conhecimentos, pois. E um deles, sobre a ARCOR, o da actual crise diretiva, a que, quem sabe, bem poderá dar uma ajudinha, ajudando a listar candidatos, movendo as suas influência». 
- Ver AQUI
- NOTA: A então deputada Carla Tavares bem que poderia agora, e citamo-la, ouvir e dar «oportunidade de ouvir e tomar nota dos problemas e principais preocupações com que estas instituições se deparam no dia-a-dia». Começando pela ARCOR!

Sem comentários:

Enviar um comentário