domingo, fevereiro 13, 2022

* Há 15, h á 10 e há 5 anos: Sede da Tuna na antiga sede da Junta ! Chinesadas na ARCOR, com... Kempo Chinês! A valeta da Rua das Vales!

A Junta e a Tuna

 Sede da Tuna na antiga sede da Junta !


O d´Óis Por Três de 13 de Fevereiro de há 14 anos dava conta da cedência, 4 dias antes, da sede da Junta à Tuna de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 9 de Fevereiro de 2007, aprovou por maioria (4-3) a cedência, por dez anos, da antiga sede da Junta para nova sede da Tuna Musical. Contra, votaram os eleitos da LIOR - Diamantino Correia e Vital Santos - e José António Pires (PSD). Ao que foi dito, terão discordado do período de cedência - que, do seu ponto de vista, deveria ser igual ao do mandato do executivo. Sem porem em causa a cedência das instalações a Tuna. Sentido positivo.».
- NOTA: A cedência foi revogada a 16 de Setembro de 2012, quando a Assembleia de Freguesia passou para 99 anos o período do comodato. A proposta já tinha sido aprovada a 23 de Julho, com votos favoráveis dos dois partidos da AF - quatro eleitos do PSD e dois do PS (pois faltou Carla Tavares, a líder da lista e actual PAG da Tuna/AFOR).

Chinesices há 10 anos

Chinesadas na ARCOR,
com o ... Kempo Chinês!

O d´Óis Por Três, há 19 anos, citava o Boletim Informativo (BI) da ARCOR para dar uma surpreendente notícia.
Assim: 
«O BI da ARCOR é um manancial de informação!!! Que pena não ser distribuído à população, ai as coisas que por tal ausência se perdem no vazio da ignorância.
O d´Óis Por Três deu agora por esta: há chinesadas (ou chinesices) na agremiação. O Kempo Chinês! Uma modalidade que, e citamos o BI, nos dá a oportunidade - «mais uma», enfatiza a governação! - de «praticarmos desporto e formas de defesa pessoal e, quiçá, vermos as nossas gentes em competição num futuro próximo».
Defesa pessoal???!!! Eh, pá!!! E para ou por que efeito?
As nossas gentes em competição? Mas qual? Duas, três, quatro listas eleitorais em Dezembro?
Deus nos livre!!! A chinesada diz que é defesa pessoal, de rua, feminina e militar!!! Deus ma livre!
O BI convida a população a «abraçar o Kempo Chinês», que considera uma arte e para que «façamos desporto!», e nós aqui deixamos a sugestão.
- NOTA: O presidente da ARCOR era o dr. João Gomes e a experiência, julgamos, não teve grande adesão. E de chinesice em chinesice, chegou-se à arcorice do tempos que correm!
A Rua das Vales (ou Arroteias)
Rua das Vales/Arroteias

A valeta da
Rua das Vales

Há 5 anos, o d´Óis Por Três falava de arruamentos de Óis da Ribeira, esquecidos pela Junta de Freguesia.
Assim:
«A valeta da Rua das Vales está assim, como a imagem mostra. E assim como está nem se sabe bem para que raio foi feita, pois ninguém a limpa, meses e meses seguidos. Porventura, anos.
Fica esta por trás do prédio da rua António Bernardino (que se vê no campo superior direito), em rua asfaltada, portanto em zona urbana, onde seria expectável que nada disse acontecesse.
Mas acontece. E se acontece, está «acontecido». Só uma pergunta: não passam por ali os eleitos de Óis?
Seja como for, a verdade é que Óis da Ribeira está numa (des)União de Freguesias, palavras, portanto, para quê? Está tudo dito! Basta olhar para a imagem.
- NOTA: A Junta da (des)União de Freguesias era presidida por Mário Martins. Esta modernamente chamada Rua das Vales, que vai da da António Bernardino à dos Serrados, era (é) a Rua das Arroteias. A agora Rua das Arroteias só foi aberta nos anos 90 e na presidência de Fernando Pires.

Sem comentários:

Enviar um comentário