terça-feira, março 01, 2022

Promessas ambientais locais em 3 sucessivos actos eleitorais !

O baldio do Surpel em 2018. Lixeira era, lixeira é..

O baldio do Surpel em 2007

O ano de 2007 foi bissexto e, por isso mesmo, teve 29 dias.
O d´Óis Por Três publicou nesse dia de há 15 anos um comentário sobre o então muito prometido e falado Pólo Educativo Pateira Nascente.
«Não há pólo educativo
para ninguém !...», titulava o d´Óis Por Três.
E escrevia:
«O presidente Gil Nadais garantiu na última Assembleia Municipal de Águeda que o Pólo Pateira Nascente não vai ser construído, justificando que «nunca houve concordância» das Juntas de Freguesia de Espinhel, Óis da Ribeira e Travassô» e que se verifica «uma notória diminuição da natalidade».
O presidente do executivo camarário reiterou, assim, o que já tinha dito na sessão da Assembleia Municipal de 30 de Junho do ano passado e considerou que, apesar das decisões entretanto tomadas, «não há necessidade de rever a Carta Educativa do Concelho de Águeda». - Notícia DAQUI
O baldio em forma de depósito de lixos


Habitação social e um Pólo
Escolar só no papel!

Agora, 15 anos depois, não só não se construiu o Pólo Educativo como também foi para a gaveta o projecto de habitação social - também muito profusamente anunciada. 
Promessas levou-as o vento.
O boletim oficial de propaganda da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira anunciou, em 2019,  que, e citamos, «continuamos a melhorar alguns espaços e terre nos públicos da nossa União de Freguesias com recurso alguns equipamentos da Câmara Municipal de Águeda».
Foi isto a 13 de Agosto deste ano da graça de 2019 - AQUI
Como as imagens que ilustram a mensagem não identificam de que espaços e terrenos público se trata, ficámos curiosos e expectantes: será, não será, que a UFTOR se deu ao cuidado de limpar o aterro de tudo e mais alguma coisa que deixou fazer e ampliar no terreno público do Surpel?
Fomos lá ver.
Não, não está limpo. Continua a ser monte de despejos de tudo e mais alguma coisa. De OdR e outras origens!
O espaço, recordemos, chegou a ser noticiado como local para a construção de habitação social. Chegou também a ser pensado para local do futuro e nunca concretizado Pólo Educativo Pateira Nascente. Em ambos os casos, disponibilizado pela Junta de Óis da Ribeira presidida por Fernando Pires.
Pois nem uma coisa, nem outra: é depósito de lixos! Uma lixeira na entrada sul de Óis da Ribeira, qual cartão de visita da vila.
Viva o poder local!
As promessas de 2021

Promessas ambientais
em 3 actos eleitorais !

O d´Óis Por Três deu-se ao trabalho de ir ver se, em tempo de campanhas eleitorais, a Junta de Freguesia em exercício, incluiu algum «anúncio» de utilização do baldio do Surpel.
Nada achámos nas de 2017.
Nada achámos nas intercalares de 2019.
Nada achámos nas de 2021.
O mais próximo que encontrámos, e sem nunca se citar o baldio do Surpel, foram estas r vagas referências a questões ambientais nos três projectos políticos a que atrás aludimos:
- ANO 2017: A «adaptação de um terreno com contentores próprios para a a recepção de entulhos e monos, por forma a evitar lixeiras pela freguesia».
- ANO 2019: A «adaptação de um terreno da autarquia, com contentores próprios para entulhos e monos, de forma evitar lixeiras na união de freguesias».
- ANO 2021: A «criação de espaço para depósito e monos e resíduos de apoio à população».
Promessa certa: A autarquia, de umas eleições para outras, sagradamente continua a prometer o mesmo e, assim, a «cuidar o herdado para deixar o legado».
Herdou o baldio da administração de Mário Martins, pois esta forma o continua, em legado esquecido e abandonado.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário