Alguns bens doados para a Ucrânia |
O primeiro carregamento de bens de apoio ao povo ucraniano angariados na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira foi entregue esta manhã e seguirá segunda-feira para a fronteira terrestre com a Ucrânia.
A campanha foi articulada com a Câmara Municipal de Águeda (que garantirá o transporte) e a Associação de Ucranianos de Águeda, depois de uma reunião que se realizou no dia 2 de Março, nos Paços do Concelho e a que a Junta da UFTOR se associou.
«Um obrigado a todos os que já contribuíram e que continuam a dar ofertas», considerou a UFTOR,
A campanha foi articulada com a Câmara Municipal de Águeda (que garantirá o transporte) e a Associação de Ucranianos de Águeda, depois de uma reunião que se realizou no dia 2 de Março, nos Paços do Concelho e a que a Junta da UFTOR se associou.
«Um obrigado a todos os que já contribuíram e que continuam a dar ofertas», considerou a UFTOR,
Bens para a Ucrânia |
«Um obrigado a todos os que já contribuíram e que continuam a dar ofertas», comentou a Junta presidida por Sérgio Neves.
necessários
Os bens de apoio serão sempre poucos e quem quiser colaborar, pode fazê-los chegar à Junta de Freguesia, que os encaminhará para a logística da Câmara Municipal de Águeda.
Nomeadamente para:
- CRIANÇAS: Roupas e fraldas de todos os tamanhos, toalhitas, pomadas de muda fraldas, leite infantil e leite de bebé em pó, papas (para qualquer idade), champôs e gel de banho e cremes de corpo. E medicamentos.
- ADULTOS: Artigos de higiene pessoal, nomeadamente gel de banho, sabonetes, pastas dos dentes e pensos higiénicos.
Outros bens muito, muito necessários:
- MERCEARIAS: Arroz, massas, enlatados, bolachas, barras energéticas, cereais, açúcar, azeite e óleos, leite e leite em pó, água e sumos.
- OUTROS BENS: Cobertores, edredons, luvas de homem, meias quentes, joelheiras, velas, fósforos e isqueiros.
- PRIMEIRO SOCORROS: Compressas, gazes e ligaduras, pensos rápidos, bandas penso e adesivos, betadine, álcool, água oxigenada, soro fisiológico, torniquetes, máscaras e luvas.
- MEDICAMENTOS: Paracetamol, ibrupofeno, antibióticos, pomadas para queimaduras e anti-inflamatórias, gazes gordas e medicamentos para diarreia.
Os interessados podem obter informações pelo 234629755 ou ainda pelo email geral@uffor.pt.
Emprego e casas para
os refugiados ucranianos
A reunião de 2 de Março, em Águeda, envolveu Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para «definir a estratégia conjunta e uma ação articulada no apoio aos refugiados da guerra».
O apoio está a ser feito em articulação com o consulado ucraniano no Porto e em concertação com a Associação dos Ucranianos em Portugal - que tem 15 núcleos no país, um deles em Águeda.
As dádivas devem ser entregues já separados por tipologia. Por exemplo, caixa só com arroz, caixa só com fraldas, caixa só com medicamentos, etc., e e em embalagens abertas, para a necessária verificação no ponto de recolha.
Semanalmente, será feita análise das necessidades, após o que poderão ser organizados novos carregamentos.
A Câmara de Águeda, entretanto, pede às empresas que tenham vagas de emprego e os proprietários que tenham casas disponíveis para habitação para os refugiados que possam vir para Águeda, que entrem em contacto a autarquia.
Será uma outra (e muito, muito boa...) forma de ajudar o povo ucraniano invadido pela Rússia.
Sem comentários:
Enviar um comentário