sábado, março 12, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: A vila de Óis da Ribeira vista do ar! Copos e choupos nas leituras d´Óis! A Quaresma em Óis da Ribeira ! Curso de clarinete e música de câmara na Tuna ! ARCOR: grandes amores por grandes causas !

ÓdR há 15 anos

A vila de Óis da Ribeira
vista do ar!


O d´Ó
is Por Três de há 15 anos voltava a mostrar uma vista aérea da vila de Óis da Ribeira.
Assim:
«FOTO AÉREA de Óis da Ribeira, vendo-se, a partir da pateira (ao fundo, esquerdo) e do restaurante, toda a sua malha urbana - menos Bairro Alto, ali mais para o lado direito. A fronteira com Travassô (canto superior esquerdo) e Cabanões (depois da ponte) é o rio. Somos pequeninos, mas bons!!!... Clique na foto, para a ampliar.
- NOTA: A foto, como há 15 anos o blogue indicava, foi então retirada do Site Oficial da Arcor, primeira versão

Copos e choupos
nas leituras d´Óis!

A Tertúlia Literária nº. 119 do d´Óis Por Três de há 15 anos continuava a falar de (não) leituras e a coisa até metia copos e choupos.
Assim:
- «Lês? Costumas ler?...», perguntou o Três.
- «Vejo até muito bem. Ouvir é que nem por isso...», respondeu o d´Ois.
- «Eu perguntei é se lias...», replicou o Três.
- «Olha, não sei se vá.... Sei lá, talvez não... Aquilo está cheio de pseudo-intelectuais, daqueles que andam sempre com um livro debaixo do braço. E eu a última coisa que li foi o edital da venda dos choupos da pateira. Ando mais virado é para os copos...», argumentou o d´Óis.

A Quaresma em
Óis da Ribeira !

O d´Óis Por Três, há 15 anos e no dia 12 de Março de 2007, abordava o período quaresmal que então se vivia na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim:
«A comunidade católica de Óis da Ribeira está a fazer a sua caminhada quaresmal. É dela que damos nota, citando o Site Oficial da Paróquia, com a devida vénia. Clique nas fotos, para as ver ampliadas.
- NOTA: Agora, com as limitações impostas pela pandemia COVID 19, os
A Tuna há 10 anos

Curso de clarinete e música de câmara na Tuna !|

A Tuna Musical que agora é Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, organizou, há anos dois cursos de formação musical
O d´Óis Por Três assim os noticiou:
«A Tuna de Óis da Ribeira organizou um curso de clarinete e música de câmara, com o professor Tiago Abrantes, e «toca-se» por aí que foi um êxito. O d´Óis Por Três teve pena, mas não soube que houve um concerto no final, na tarde de ontem. Tínhamos ido ouvir e ver. Mas já ouvimos no youtube. por mister do vice-presidente Luís Neves. Quem quiser, veja AQUI.
- NOTA: A Tuna /AFOR, pelas razões pandémicas que todos conhecemos, desce há 2 anos que tem limitadas as suas actividades.
Mário Marques, presidente da direção da ARCOR, e esposa, 
Eugénia Martinho, que é suplente do conselho fiscal
João Gomes, à esquerda, substituiu
Agostinho Tavares,  na ARCOR

A ARCOR 
há 5 anos!

ARCOR: grandes amores por
grandes causas !

O d´Óis Por Três, há 5 anos e no dia 12 de Março de 2017, 
O casal Liliana Alves 
e Paulo Jorge Gomes
comentava a assumpção de responsabilidades do novo presidente e  direção da ARCOR.
Assim:
«O novo presidente da ARCOR, é justo dizê-lo, afirmou-se como homem de coragem. Não é para todos assumir a função depois as fúnebres declarações dos presidentes da assembleia geral e da direcção. Recordemos que este, Manuel Soares, por várias vezes falou, oficial e publicamente, da insustentabilidade da associação, sem... o lar.
Ora, não esqueçamos, não há... lar!
Tesoureiro que era, mas agora eleito presidente, Mário Fernando Almeida Marques, formou lista. E seguramente a melhor que soube e pôde. Há muito quem fale, e até critique, e trabalhe muito menos.
Olhando para a lista directiva, e gabando-lhe a ousadia e o destemor, não escapam,
O casal Sandra Santos
e Rui Fernandes
O casal Lurdes Fernandes
e Carlos Pereira
todavia, alguns curiosos pormenores.

- O presidente Mário Marques é segundo primo da secretária Liliana Alves, que é casada com Paulo Gomes (1º. suplente da direcção). É irmão do quarto suplente (João Carlos Almeida Marques). É marido de Eugénia Cristina Oliveira Martinho, que é 3ª. suplente do conselho fiscal.
- O vice-presidente Agostinho Tavares já foi tesoureiro e presidente da direcção. É primo (pela esposa) do vogal Carlos Manuel Marcos Pereira, por ser casado com Lurdes da Costa Fernandes (prima a esposa de AT).
- A secretária Liliana Alves é esposa do 1º. suplente da direcção, Paulo Jorge dos Santos Gomes. Em caso de desistência de um efectivo, será ele quem «subirá», assim se verificando a singular situação de haver um casal no órgão executivo da ARC OR. Casal que, como já se viu, é familiar do presidente da direcção (e outros).
- O tesoureiro Joel António da Silva Gomes é marido da presidente do conselho fiscal, Cristina Maria Framegas Soares de seu nome. Esta, é segunda prima de Fátima Reis, 1ª. vogal do mesmo conselho fiscal e prima direita da mãe de Cristina.
- O vogal Carlos Manuel Marcos Pereira é casado com Lurdes Fernandes, que é prima direita de Rui Fernandes (2º. suplente da direção) e de Sandra Santos, esposa deste e directora técnica da associação (suplente da assembleia geral). O casal, por sua vez, cunhado de Vânia Eugénia Marques dos Santos, que é psicóloga da associação e 2ª. suplente do conselho fiscal. Lurdes Fernandes é também prima direita de Fernanda Costa, esposa do vice-presidente Agostinho Tavares.
Outras curiosidades existirão e por estas nada de mal virá ao mundo. Apenas as notámos! Família unida será mais forte e menos vencida. Força!».
- NOTA: Estes órgãos sociais foram substituídos a 15 de Maio de 2021, quando foi empossada a direção presidida pelo dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca), que faleceu a 29 de Dezembro deste mesmo ano (o de 2021). Rui Fernandes continuou como secretário da direção e Paulo Jorge Gomes na ARCOR Canoagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário