sexta-feira, abril 15, 2022

* Os dias 15/04 em ÓdR, há 15, ha 10 e há 5 anos: Milton Gomez, treinador campeão distrital de futsal ! Os cadeados da pateira! Concerto da Primavera da Tuna Musical ! ARCOR poderia ter tido lista da engã. Fernanda Rodrigues ?

Milton Gomez 
ÓdR há 15 anos!

Milton Gomez, treinador
campeão distrital de futsal !

O d´Óis Por Três de há 15 anos, na sua «Pergunta d´Óis»de 15 de Abril, a nº. 25, destacava a carreira desportiva do óisdaribeirense Milton Gomez como treinador de futsal e, nessa qualidade, campeão distrital de Aveiro.
Assim:
«O treinador ribeirense de futsal que foi campeão distrital (pelo Travassô), foi Milton Gomez. Também jogou e treinou as equipas da ARCOR que disputaram os Torneios Inter-Freguesias. Respondida a pergunta de ontem.
- E jogador? Qual foi o jogador ribeirense que foi campeão distrital de futsal? Amanhã, logo diremos.».
- NOTA: A Associação Desportiva de TRAVASSÔ sagrou-se campeã distrital da 1ª. divisão de futsal, a 2 de Maio de 1998. Faltava uma jornada e venceu (5-3) no pavilhão do Beira Ria, beneficiando da derrota (3-5) do Toxicómanos. No final da prova, tinha 53 pontos, de 22 jogos, 17 vitórias, dois empates e três derrotas, 105-50 golos. Da equipa e óisdaribeirenses, também faziam parte Milton Rino e Afonso Almeida (jogadores) e Abel Gonçalo (dirigente).

Os cadeados
da pateira!

A «Tertúlia Literária» nº. 155, há exactamente 15 anos, abordava os cadeados da pateira de Óis da Ribeira.
Assim: 
- «Já sabes que rebentaram os cadeados da pateira e que vão lá por uns ferros a substituir...», perguntou o d´Ois.
- «Saber, eu não sabia, na verdade... Mas lembro-me daquele ditado popular, o de quem com ferros mata, com 
ferros morre!!!...», respondeu o Três.».
- NOTA: O ditado popular continua totalmente actual. Agora, e segundo a Junta de Freguesia da (des)UFTOR, roubaram a iluminação do pontão do passadiço. Ladrões há muitos, alguns muito bem disfarçados escondidos.
O cartaz oficial de 2012
A Tuna há 10 anos!

Concerto da Primavera
da Tuna Musical !


Há 10 anos, o d´Óis Por Três de 15 de Abril de 2012, dava notícia do Concerto da Primavera da Tuna Musical de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Tuna vai realizar o concerto da Primavera, o que é uma novidade bem interessante. Não nos ocorre que alguma vez tenha realizado tal iniciativa, pelo que só é de aplaudir. 
A Tuna, de resto, tem aparentemente vindo a evoluir bastante, modernizando o seu repertório e tornando-se mais colectiva e comunitária . Mérito, por certo, dos seus dirigentes, maestros e músicos, sendo de realçar (se bem nos recordamos de ler na altura do seu último aniversário) que já boa parte deles é fruto da escola de música.
O d´Óis Por Três toca música à «nova» Tuna!».»
- NOTA: A pandemia COVID 19, infelizmente e desde há 2 anos, tem limitado as actidades da Tuna Musical, que agora se chama  Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Engª. Fernanda Rodrigues
ARCOR há
5 anos !

ARCOR poderia ter tido lista
da engª. Fernanda Rodrigues ?

Há 5 anos, o assunto do d´Óis Por Três era a ARCOR, de resto instituição muito citada ao longo dos anos, devido à sua história.
A 15 de Abril de 2017, era assim que dela se falava:
«O d´Óis Por Três soube que, quando se falava de crise diretiva da ARCOR, esteve iminente outra lista de candidatos, dinamizada pelo associado Dinis Alves, ribeirense que foi vice-presidente da direção no período de conclusão das obras do centro social.
A candidata a presidente da direção seria a sua esposa, a engª. Fernanda Rodrigues, professora auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, onde se doutorou (em 2005) - depois da licenciatura (em 1995) pela respectiva faculdade da Universidade de Coimbra e um mestrado (em 1999) em Engenharia Humana pela Universidade do Minho.
A inconfidência chegou ao d´Óis Por Três via email, precisando que a formação da lista esteve muito adiantada, com vários nomes a aceitar cargos, alguns deles antigos dirigentes - quer para a direção, quer para a assembleia geral e conselho fiscal.
Assim se prova que há gente de coragem para assumir a gestão de uma associação, como a ARCOR, que tem enormes responsabilidades sociais e não pode ficar ao «deus-dará», só porque fúnebres dirigentes fizeram da lei tábua para a sua arrogância e leviandade.
O currículo da engª. Fernanda Rodrigues é notável - ver AQUI - razão porque, a ter-se concretizado a sua candidatura, e a ganhar o acto eleitoral, muito viável e fiável seria o futuro da ARCOR. Não avançou, não sabemos porquê e o futuro dirá se não teria sido melhor ter avançado, combinando o seu conhecimento com a experiência associativa de antigos dirigentes.
Não avançou, não se fala mais nisso e, para já, contemos com os que estão legitimamente eleitos.».
- NOTA: Há um ano e em plena crise directiva da ARCOR, Dinis Alves auto-propôs-se por duas vezes ser candidato a presidente da direção e por duas vezes desistiu. E, eventualmente, terá sido convidado este ano (2022) para assumir a presidência, mas, fosse ou não fosse, não assumiu. A ARCOR, após o falecimento do dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca), continua sem presidente. É a vida que assim faz a história.

Sem comentários:

Enviar um comentário