sábado, abril 16, 2022

* Os dias 16/04 em ÓdR. há 15, há 10 e há 5 anos: José Fernando Martins no Conselho Nacional da JP! Um campeão de futsal de Óis da Ribeira ! A visita pascal em Óis da Ribeira! Manuel Soares foi o primeiro presidente da Junta eleito pelo PSD! O teatro amador de Óis da Ribeira em 1971!

José F. Martins

ÓdR há 15 anos!

José Fernando Martins
no Conselho Nacional da JP !

Há 15 anos, o d´Óis Por Três noticiava a eleição do óisdaribeirense José Fernando de Almeida Martins para o Conselho Nacional da Juventude Popular (JP) do CDS.
Assim demos conta do facto:
«O ribeirense José Fernando Martins foi eleito para o Conselho Nacional da Juventude Popular (JP), na sequência do acto eleitoral de sábado passado.
A notícia veio divulgada na imprensa de hoje e divulgamo-la com gosto.
José Martins, recordemos, candidatou-se à presidência da Concelhia das JP de Águeda e teve 29 votos, conta os 59 do candidato vencedor (Pedro Vidal).
- NOTA: José Fernando de Almeida Martins, como já aqui dissemos, está fora das lides partidárias. Mora na Rua Comendador António Bernardino (Berna) e é filho de José Martins Alves (já falecido) e de Maria Fernanda de Almeida Reis.
Milton Rino


Um campeão de futsal
de Óis da Ribeira !


A rubrica «Pergunta d´Óis» nº. 26, a de 16 de Abril de 2007, dava resposta à da véspera e punha nova questão.
Assim:
«O atleta de Óis da Ribeira que por duas vezes foi campeão distrital de Aveiro de futsal foi Milton Rino (Mitó).
Infelizmente, não sabemos em que épocas desportivas, mas sabemos que foi em representação do CC de Barrô, pelo menos uma vez, e da AD Travassô. A foto foi retirada da equipa da Junta de Freguesia que disputou o Torneio Inter-Freguesias de 2003 e retirada do site da ARCOR. Fica dada a resposta à pergunta de ontem.
- E hoje: um ribeirense foi várias vezes campeão nacional e atleta internacional de remo. Quem é? Diremos amanhã».
- NOTA: Milton Rino foi campão distrital pelo CC de Barrô em na época de 1996/97 e pela AD de Travassô em 1997/1998, neste caso com Afonso Almeida, o treinador Milton Gomes e o dirigente Abel Gonçalo. Não sabemos se foi campeão em mais épocas. Alguém nos pode ajudar? Podem fazê-lo pelo email doisportres2@gmail.com.

Visita pascal com... leigos, em ÓdR!

ÓdR há 10 anos!

A visita pascal

em Óis da Ribeira !


O d´Óis Por Três, há 10 anos, fez um inquérito sobre a visita pascal na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim comentámos:
«A fazer crer em 75% dos leitores do blogue, a visita pascal deveria ser feita, sim senhor, mas pelo padre da paróquia, não por leigos.
Este tipo de consulta de vale o que vale, é mesmo aleatória, mas poderá servir de indicador sobre o pensamento dos cidadãos católicos de Óis da Ribeira - pelo menos, supostamente, o que pensam os que abrem a porta ao compasso. Vale o que vale, dissemos atrás. E é isso mesmo. Fica a estatística para que dela quiser fazer o que bem entender.
Quanto ao resto, em Óis da Ribeira ainda se faz a visita pascal. Paróquias há, nos arredores, onde já não se faz.».
- NOTA: As tradições vão morrendo em Óis da Ribeira e esta, a da vista pascal, é uma delas. Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades e as disponibilidades.
Manuel Soares (PSD)
ÓdR há
5 anos!

Manuel Soares foi
o primeiro presidente da
Junta
eleito pelo PSD !


O d´Óis Por Três de há 5 anos, continuando a historiar as eleições autárquicas de Óis da Ribeira, falava das de 1985, que elegeram o primeiro presidente do PSD: Manuel Soares.
Assim:
«Manuel Soares dos Reis e Santos foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia eleito pelo PSD - no mandato de 1986 a 1989.
A posse foi a 10 de Janeiro de 1986, depois destes resultados:
* Lista do PSD, cinco eleitos (252 votos): 1-Manuel Soares Reis Santos; 2-Joaquim Costa Araújo; 3- Diamantino Alves Correia; 4-António Oliveira Morgado Abrantes (eleito presidente da Assembleia de Freguesia); 5-José Melo de Oliveira; 6-João Bernardino Dias Figueiro Viegas; 7-Élio Framegas dos Reis (efectivos); 8-Aníbal Gomes dos Reis: 9-Dinis Reis Santos; 10-António José Almeida Melo.
Armando Reis
Arménio Silva

* Lista do PS, dois eleitos
(120 votos): 1-Armando Tavares dos Reis; 2-Isauro Carvalho Almeida e Santos (ao tempo, presidente da Junta em exercício); 3-Arlindo Reis Duarte de Almeida (o primeiro e segundo presidente da Assembleia de Freguesia); 4-Agostinho Albino Pires Tavares (o segundo presidnete eleito da Junta de Freguesia); 5-Dinis da Conceição Alves; 6- Norberto Estima Simões Pires; 7-Daniel Pereira Marques (efectivos); 8-Manuel Augusto Pires Reis; 9-Mário Pires Vieira; 10-Alexandre Pinheiro de Almeida; 11-Valter dos Reis Framegas.

Vital Santos
* Lista do CDS (45 votos,
sem eleitos): 1-Arménio Pinheiro da Silva; 2-Fausto Ferreira Simões dos Reis; 3-Arménio Framegas Pinheiro de Almeida; 4-Silvério Gomes dos Reis; 5-Eugénio Amaral Gomes dos Reis; 6-Augusto Gomes Pereira; 7-Joaquim Lopes dos Santos; 8-Joaquim Oliveira; 9-Alípio Fernandes da Silva (falecido); 10-Manuel Estima dos Reis.

* Lista da APU, actual CDU
(7 votos): 1-Vital de Oliveira Almeida Santos (filho de Isauro Carvalho de Almeida e Santos, do PS e presidente da Junta de Freguesia em exercício); 2-João Paulo Martins Pires (filho de Mário Pires Vieira, candidato do PS); 3-José Laudelino Pires de Almeida; 4-Carlos Alberto da Costa Fernandes, o Teco. Não são conhecidos os outros candidatos.

António Morgado

Assembleia de Freguesia

António Oliveira Morgado Abrantes, quarto da lista de candidatos do PSD, foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira.
A Mesa deste órgão autárquico ribeirense incluía os secretários João Bernardino Dias Figueiro Viegas, o sexto candidato da lista (1º.) e Diamantino Alves Correia, o quarto (2º.), ambos candidatos eleitos do PSD.

Algumas curiosidades
Dinis Alves

1 - Manuel Soares seguiu uma «tradição» de família no poder local: o avô Manuel Soares (Lopes) e o pai, David Soares dos Santos, integraram vários executivos, no período de antes do 25 de Abril de 1974. Assim como o sogro, Aires Carvalho e Santos, que era o presidente nesta data.
2 - Manuel Soares foi o quarto da lista do PSD, nas eleições de 1979, na lista do PSD liderada por António Simões Pinheiro das Neves.
3 - Foi reeleito presidente da Junta nas eleições de 1989.
4 - Armando Tavares dos Reis, o primeiro da lista do PS, tinha sido candidato do CDS, em 1976 (sétimo) e 1979 (segundo).
5 - Armando Tavares dos Reis voltou a ser o primeiro da lista do PS em 1989, de novo perdendo para Manuel Soares dos Reis e Santos e o PSD.
6 - Manuel Soares é primo da Diamantino Correia, terceiro da lista do PSD e que seria vogal da Assembleia de Freguesia.
7 - O PS repetiu, de 1982 mas em lugares diferentes, as candidaturas de Armando Reis, Isauro Santos, Agostinho Tavares, Norberto Estima, Daniel Marques, Manuel Augusto Reis, Mário Pires Vieira, Alexandre Pinheiro de Almeida e Valter Framegas dos Reis.
8 - Dinis da Conceição Alves foi o único estreante da lista socialista das autárquicas de 1985. Arlindo Reis Duarte de Almeida repetiu as candidaturas de 1976 e 1979.
9 - Arménio Pinheiro da Silva, o primeiro da lista do CDS, era filho de Alípio Fernandes da Silva, o nono da mesma lista.
10 - É primo de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, o terceiro da lista do CDS.
11 - Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, o terceiro da lista do CDS, é (era) filho de Alexandre Pinheiro de Almeida, o décimo do PS.
Dinis Santos
Joaquim Santos
12 - Silvério Gomes dos Reis e Eugénio Amaral Gomes dos Reis, quarto e quinto da lista do CDS, são irmãos.
13 - Os mesmos Silvério e Eugénio Amaral, do CDS, são irmãos de Aníbal Gomes dos Reis, o oitavo da lista do PSD.
14 - Fausto Ferreira Simões dos Reis, segundo da lista de candidatos do CDS em 1985, era sobrinho do sétimo, Joaquim Lopes dos Santos, pelo seu casamento com Maria da Ascensão Resende, sobrinha de Cidalina Reis (esposa de Joaquim).
15 - Élio Framegas dos Reis, sétimo do PS, é (era) irmão de Walter Framegas dos Reis, o 11º. da mesma lista.
15 - António de Oliveira Morgado Abrantes, quarto da lista do PSD, é sobrinho de Augusto Gomes Pereira, sexto do CDS.
16 - Dinis dos Reis Santos, nono da lista do PSD, é filho de Joaquim Lopes dos Santos, que foi sétimo do CDS.
17 - O mesmo Dinis dos Reis Santos é primo de Fausto Reis, o segundo da lista do CDS.
18 - Vital Santos, líder da lista da CDU, é filho de Isauro Santos (PS), o então presidente da Junta em exercício e segundo na lista liderada por Armando Reis.
19 - João Paulo Martins Pires, segundo da lista da CDU, é filho de Mário Pires Vieira, nono da lista do PS.
20 - Agostinho Tavares, quarto da lista do PS, é primo de Carlos Alberto da Costa Fernandes, o quarto da lista da CDU.
21 - José Melo Oliveira, quinto do PSD, é primo de Agostinho Tavares, o quarto da lista do PS.
Élio F. Reis
Joaquim Oliveira

Memória dos candidatos
das eleições de 1985 !


As listas eleitorais autárquicas de 1985 envolveram 35 candidatos, dos 4 partidos então concorrentes: o PSD, o PS, O CDS e a CDU.
Oito desses ribeirenses, naturais ou radicados, já faleceram e recordamo-los em memória da sua disponibilidade para o serviço público e as causas ribeirenses.
Os seguintes:
- PSD (1): Élio Framegas dos Reis.
- PS (4): Isauro Carvalho de Almeida e Santos, Norberto Simões Pires Estima, Manuel Augusto Pires dos Reis e Walter Framegas dos Reis.
- CDS (3): Joaquim Lopes dos Santos, Joaquim Oliveira (Ministro) e Alípio Fernandes da Silva.
- NOTA: Depois de 2017, já faleceram, destes candidatos de 1985 e todo por doença, Agostinho Albino Pires Tavares (do PS e a 2 de Agosto de 2018), Silvério Gomes dos Reis (a de Março de 2018) e Manuel Estima Reis, o Neca (a 4 de Janeiro de 201989, ambos do CSD; e José Laudelino Pires de Almeida (da CDU e a 14 de Agosto de 2019, em Alquerubim).

Actores amadores de Óis da Ribeira em 1971 (nomes no texto)

O teatro amador de
Óis da Ribeira em 1971!


O d´Óis Por Três apanhou, na net, esta relíquia do teatro de Óis da Ribeira, no anos 70 do século passado. Mais precisamente de 1971. Há 46 anos! Uma prenda de dia de Páscoa!
O nome da peça, não sabemos, não é de tempo do nosso tempo, mas, com ajuda familiar, é possível conhecer os actores amadores dessa época. Assim e de pé, da esquerda para a direita, Iluzinda da Conceição (Passarito, esposa de Armando Viegas), Maria José Carvalho (Zézita), Maria Augusta Carvalho (filha de Álvaro, mora em Recardães), Aldírio Morais (casado e a morar em Travassô), José Maria Almeida (filho de Alberto Calceteiro, emigrado na Austrália), Firmino Carvalho, Isauro Carvalho (já falecido) e Emílio Carvalho (ensaiador, já falecido). Em baixo, Luís Gonçalo (Cabrito), Porfírio Tavares Pires, Valter dos Reis Framegas, Armando Resende e Pedro Estima (o ponto, filho de Anacleto Estima).
Os actores da imagem «envergonham» a actual geração de actores e actrizes ribeirenses. Sem condições, ensaiavam e representavam. Agora e com condições ímpares, não ensaiam e muito menos representam. Fazem fitas!...
Alguém se lembra, ou sabe o nome da peça?
Foto tirada DAQUI».
- NOTA: O teatro em Óis da Ribeira, infelizmente, «faleceu» há já 10 anos, quando o Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR apresentou a peça «O Avarento», de Molière.

Sem comentários:

Enviar um comentário