domingo, abril 17, 2022

* Os dias 17/04 em ÓdR: Há 15, há 0 e há 5 anos: A nova sede da Tuna Musical ! José Pinheiro foi campeão nacional e atleta internacional de remo !

A sede em 2007. Da Junta para a Tuna!
ÓdR há
15 anos!

A nova sede da
Tuna Musical !


O d´Óis Por Três de há 15 anos, a 17 de Abril de 2007, fazia referência às obras da Tuna na então sua futura sede - a sede da Junta de Freguesia, mesmo à entrada da vila e do lado da ponte.
Assim:
«A Tuna anda a fazer obras na nova sede, a sede velha da Junta, já sabes?», perguntou o Três.
- «Anda a fazer obras na casa do outro, sabe-se lá para quê... Obras na casa do outro, nunca se sabe no que dão...», comentou o d´Ois.
- NOTA: A actual sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira foi inaugurada a 17 de Novembro de 2007, no âmbito das comemorações do 110º. aniversário. O vereador João Clemente presidiu à cerimónia e presidentes eram Fernando Pires, da Junta, e Hostilino Cardoso de Matos, da Tuna.
José Pinheiro


José Pinheiro foi campeão nacional e atleta internacional de remo !

O d´Óis Por Três de 17 de Abril de 2007, a sua habitual «Pergunta d´Óis», a nº. 27, falava de desportistas de Óis da Ribeira que atingiram dimensão (inter)nacional.
Começando por responder à pergunta da véspera, foi assim:
«Respondendo à questão de ontem, diremos que o ribeirense que foi campeão nacional e atleta internacional de remo é José Pinheiro, filho de Alexandre Pinheiro e Arménia (falecidos), irmão de Eugénio e Arménio  Framegas Pinheiro de Almeida. Mora em Viana do Castelo.
- E quem, também ribeirense, foi presidente da Associação de Natação do Porto? Amanhã, diremos».»
- NOTA: José Framegas Pinheiro de Almeida foi remador internacional e várias vezes campeão nacional, ora de Yolle de 4 ou de 8, nos escalões de juniores (1956) e seniores (várias épocas). Também foi campeão nacional de fundo (1957) e de Shell de 8. Disputou os Jogos Luso-Brasileiros (1960) em Shell de 2 C/T (segundo classificado). Natural de Óis da Ribeira, defendeu as cores do Náutico de Viana do Castelo, de que também foi dirigente. Vive em Viana do Castelo, tem 86 anos e é tio-avô de Mariana Pinheiro, eleita do CDS na AFTOR.

Arménio José, da ARCOR,
venceu na Taça de Portugal!

O d´Óis Por Três de há exactamente 10 anos, dava relevo à vitória de Arménio José, atleta da ARCOR, na Taça Nacional de Canoagem.
Assim:
«Arménio José, canoísta da ARCOR, venceu a prova de 1000 metros, em C1 cadetes, da Taça de Portugal de Regatas em Linha, disputada em Montemor-o-Velho. Fábio Lopes, companheiro de equipa, foi terceiro na mesma distância, mas em seniores.
A Taça de Portugal decorreu a 14 e 15 de Abril, no Centro de Alto Rendimento (CAR), e o Clube Náutico de Ponte de Lima revalidou o título, ao somar 668 pontos no total das três distâncias - seguido do Arade (272) e Ligadura (199). A ARCOR, de Óis da Ribeira, foi oitava classificada, com 135 pontos - depois de Prado (194), Gemeses (180), CN Funchal (1459 e Marcos (141. O GICA foi 32º. classificado, com 9 pontos.».
- NOTA: Arménio José foi um dos atletas dissidentes da ARCOR Canoagem que, em Outubro de 2011, estiveram na origem da criação do entretanto extinto Cube Náutico e Desportivo de Requeixo - supomos que em 2014. Arménio José 



Sem comentários:

Enviar um comentário