segunda-feira, abril 18, 2022

* Os dias 18/04 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Roubar era (é) moda em Óis da Ribeira ! Zeca Estima Reis foi presidente da Natação do Norte de Portugal! A política e o 24 de Abril ! Teatro da ARCOR em Recardães ! A primeira Junta de Freguesia de Fernando Tavares Pires !

Brasão da vila de
Óis da Ribeira
ÓdR há 15 anos!

Roubar era (é) moda
em Óis da Ribeira !


O d´Óis Por Três de 18 de Abril de 2007, há exactamente 15 anos, falava de roubos na pateira.
Assim:
«Roubar tornou-se «moda»» e Óis da Ribeira não passa à margem desde lamentável fenómeno. Agora foi a vez de, na margem da pateira, terem rebentado dois embudes e roubado dois cadeados que protegiam o acesso ao parque restrito, frente à Fonte dos Amores. 
O que acontece já pela segunda vez.
O cadeado protegia o acesso à zona de pesca e canoagem e foi agora substituído por barras de ferro L16. Será que também vão ser roubadas?
Ninguém põe cobro a esta pouca vergonha?».
- NOTA: A moda dos roubos está sempre na... moda, com mais ou menos regularidade, os mesmos ou outros ladrões.
Zeca Estima Reis

Zeca Estima Reis foi
presidente da Natação 
do Norte de Portugal!

O d´Óis Por Três, na sua «Pergunta d´Óis» nº. 28,  a do dia 18 de Abril de 2007, respondia à da véspera e colocava nova questão.
Assim.
«O ribeirense que durante vários anos presidiu à direção da Associação de Natação do Norte de Portugal, na cidade do Porto, é o dr. José Bernardino Estima Reis, filho de Jaime Reis e Erminda Soares Estima - o Zeca. Esclarecida a pergunta de ontem.
- Pergunta de hoje: quem é o ribeirense (pelo casamento) que foi atleta olímpico? Amanhã, cá estaremos para responder. Não é difícil.».
- NOTA: José Bernardino Estima Reis considerado o «Presidente do Século» da Associação de Natação do Norte de Portugal, a cuja direção presidiu de 1990 a 2000, Ver AQUI. Faleceu a 29 de Dezembro de 2021, aos 70 anos, quando era presidente da direção da ARCOR, empossado a 1 de Maio deste ano e vítima de doença. RIP!!!

A política d´Óis
e o 24 de Abril !

A «Tertúlia Literária» nº. 58, a do d´Óis Por Três de há exactamente 15 anos, gracejava com e sobre a política local.
Assim:
 «É pá..., em Óis nunca se festejou o glorioso e democrático 25 de Abril!!! Porque será?!...», interrogou-se o Três.
- «Ora... Só por uma razão, e muito simples, é que em Óis da Ribeira ainda vivemos no 24 de Abril!!!...», disse o d´Óis.
- NOTA: Aos dias de hoje, 18 de Abril de 2022, diríamos que vivemos no mesmo dia e dias para trás de há 48 anos. Ou estamos enganados?
O GTA da ARCOR em 2010
ARCOR há 10 anos!

Teatro da ARCOR
em Recardães !

O d´Óis Por Três de há exactamente 10 anos, a 18 de Abril de 2012, dava notícia de uma então próxima actuação do Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR.
Assim:
«O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR vai actuar sábado em Recardães, no salão do Centro Social e Paroquial, interpretando a peça «O Avarento», de Molière.
O espectáculo está marcado para as 21,30 horas e a organização é da Associação Juvenil Saliências, de Recardães.
- NOTA: Mal se imaginaria, ninguém imaginaria julgamos.., que o GTA estava a dar os seus últimos espectáculos. Desde esse ano e desta peça que não mais houve teatro de Óis da Ribeira.
Fernando Tavares Pires (PSD)
Ódr há
5 anos!


A primeira Junta de Freguesia
de Fernando Tavares Pires !


O d´Óis Por Três de há 5 anos e fazendo história das eleições autárquicas locais, lembrava a primeira Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires.
Assim:
«O social-democrata Fernando Tavares Pires venceu
as eleições autárquicas de 1993 e foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - então iniciando um ciclo de 5 mandatos consecutivos. Tal feito político não se imaginaria, então.
A posse foi a 1 de Janeiro de 1994, para o mandato 
Manuel Almeida
(Capitão)
 de 1994/1997, e o executivo incluía o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e o secretário Diamantino Alves Correia - também ambos candidatos eleitos pelo PSD.
O mandato foi o da primeira presidência da Junta de Fernando Pires e apenas concorreram duas listas - a do PSD e a do CDS/PP - assim compostas, segundo a Revista da Junta de Freguesia, publicada em 2009, por altura da inauguração da sede:
* PSD (345 votos): 1 - Fernando Tavares Pires; 2 - Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão); 3- Diamantino Alves Correia; 4-Manuel Soares dos Reis e Santos; 5-João Carlos Almeida Marques; 6 - Dinis Tavares dos Reis; 7 - Angelino Gomes da Conceição; 8-Rui Jorge dos Reis Fernandes; 9 - Álvaro Manuel Estima Soares; 10 - José Melo de Oliveira; 11 - António Simões Pinheiro das Neves (já falecido); 12- Nelson Tavares das Neves.

Manuel J. Carvalho

* CDS/PP (110 votos): 1 - Manuel Joaquim de Oliveira Dias de Carvalho (da Beatriz); 2 - António Manuel Azevedo de Melo (da irmã Fátima); 3 -Eugénio dos Reis Pinheiro; 4 - José Soares Lamas; 5 - António de Carvalho (Carteiro); 6 - Daniel Gomes dos Prazeres; 7 - Afonso Manuel Faria de Carvalho; 8 - João Paulo Martins Pires (Márito); 9 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas; 10 - António Salvador Soares de Almeida Reis (Idílio).

Assembleia de Freguesia

O novo presidente da Assembleia de Freguesia passou a ser Manuel 
Manuel Soares
 Soares dos Reis e Santos, o até aí presidente da Junta, em dois mandatos consecutivos e também do PSD.
A Mesa incluía os secretários Rui Jorge dos Reis Fernandes (1º.) e João Carlos Almeida Marques (2º.), também da lista social-democrata.

Algumas curiosidades

1 - Fernando Pires iniciou em 1994 um ciclo de 5 vitórias consecutivas para a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, até 2013. No mandato anterior, tinha sido secretário do executivo presidido por Manuel Soares dos Reis Santos.
Diamantino Correia
2 - Manuel Duarte Marques de Almeida, o Capitão, acompanhou-o, como secretário, nesses 5 mandatos.
3 - Diamantino Alves Correia, terceiro candidato da lista do PSD e até aí 2º. secretário da Assembleia de Freguesia, passou a ser tesoureiro da Junta de Freguesia.
4 - O mesmo Diamantino é primo, em diferentes graus, de Manuel Soares, Rui Jorge dos Reis Fernandes (e padrinho) e Álvaro Manuel Gomes Soares, todos do PSD.
5 - Ainda o mesmo Diamantino Correia: é cunhado de João Carlos Almeida Marques, o quinto da lista do PSD.
6 - António Simões Pinheiro das Neves, 11º. do PSD, é primo de Nelson 
Rui Fernandes
Tavares das Neves, o 12º. da mesma lista.
7 - Nelson Tavares da Neves é primo, também, de Fernando Tavares Pires, o presidente eleito e ambos do PSD.
8 - O mesmo Nelson Tavares das Neves é sobrinho direito (filho de irmã) de Dinis Tavares dos Reis, que já tinha sido o 11º. candidato em 1979, ambos do PSD.
9 - Manuel Joaquim de Oliveira Dias de Carvalho, primeiro da lista do CDS em 1993, é cunhado (casados com irmãs) de António Manuel Azevedo de Melo, também do CDS, o segundo da mesma lista para a Junta de Freguesia.
10 - Eugénio dos Reis Pinheiro, o terceiro candidato da lista do CDS, foi o primeiro nas eleições de 1989 e filho de Arménio Pinheiro da Silva, também 
Dinis T. Reis
primeiro mas nas de 1985.
11 - Afonso Farias de Carvalho, sétimo da lista do CDS, é primo de Manuel Joaquim Oliveira Dias Carvalho e António Manuel Azevedo de Melo, o primeiro e o segundo, respectivamente, da mesma lista.
12 - O mesmo Afonso Farias de Carvalho é primo de Daniel Gomes dos Prazeres, sexto da mesma lista do CDS.

13 - Angelino Gomes da Conceição é primo de Daniel G.- Prazeres, de Manuel Joaquim Carvalho e António Manuel Melo (estes dois por serem casados com primas).
14 - Angelino Gomes da Conceição, sétimo da lista do PSD, também é primo de João Carlos Almeida Marques, o quinto da mesma lista social-democrata.
15 - António Salvador Soares de Almeida Reis, décimo candidato em 1993, foi segundo do CDS em 1989.
16 - O mesmo António Salvador é sobrinho de Salvador Soares de Almeida, que foi segundo da lista do PS nas eleições de 1989.
17 - João Paulo Martins Pires, oitavo da lista do CDS, é filho de Mário Pires Vieira, várias vezes candidato do PS.
18 - Angelino Gomes da Conceição, sétimo da lista do PSD, é primo de João Carlos Almeida Marques, o quinto da mesma lista.
19 - António Carvalho (Carteiro), quinto do CDS em 1993, foi oitavo do PS em 1982.
20 - O mesmo António Carvalho é sogro de Mário Jorge Martins Pires Vieira (Futre), que foi oitavo candidato da lista do CDS - de que já fora nono em 1989.
21 - Mário Jorge Martins Pires Vieira (Futre) é irmão de João Paulo Martins Pires que, em 1985, foi o segundo da lista de CDU.
22 - Rui Jorge dos Reis Fernandes, oitavo do PSD, é primo de Álvaro Manuel Estima Soares, o nono da lista.

António Neves

Memória dos autarcas 
já falecidos !

As eleições autárquicas de 1993, em Óis da Ribeira, tiverem apenas duas listas e, nestas, 22 candidatos: 12 do PSD e 10 do CDS.
Dois deles, ambos então candidatos do PSD, já faleceram e evocamo-los em honra da sua disponibilidade para, ao seu jeito, servirem a terra e o povo de Óis da Ribeira: Dinis Tavares dos Reis e António Simões Pinheiro das Neves. RIP!!!».

- NOTA: Felizmente, e desde 2017, nos últimos 5 anos, não faleceu mais nenhum dos candidatos de 1993. Repare-se, entretanto e só por curiosidade, naas múltiplas relações familiares dos 22 candidatos de há 24 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário