quarta-feira, abril 20, 2022

* Os dias 20/04 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: O Comendador António Bernardino - o Berna ! O padroeiro e o pároco de Óis da Ribeira ! Os políticos que fazem e os que... prometem! Cortejos de oferendas a favor da ARCOR ! O terceiro mandato do presidente Fernando Pires!


António Bernardino,
o Berna!

ÓdR há 15 anos!


O Comendador António
Bernardino - o Berna !

O d´Óis Por Três, há 15 anos, referia-se ao Comendador António Bernardino, que dá nome à rua que vai da Escola Primária à Rua da Pateira.
Assim:
«Achámos na net este trabalho sobre o ribeirense comendador António Berna - provavelmente o conterrâneo mais famoso de sempre, pela carreira artística que teve na área da Canção de Coimbra.
O texto é de Paulo Sucena e foi lido pelo próprio na festa de evocação organizada pela ARCOR, em 2004. Vá VER AQUI.»
- NOTA: Os links indicados não estão activos, pelo que, com pena nossa, não podemos reportar o texto evocativo do nosso conterrâneo óisdaribeirense. António Bernardino era filho de Aires Carvalho e Santos, antigo presidente da Junta de Freguesia, e de Maria Pires dos Reis, que moravam na Rua Manuel Tavares, a do Cabo, que é agora de sua família.

O padroeiro e o pároco
de Óis da Ribeira !

A «Pergunta d´Óis» nº. 30 dava resposta à nº. 29 e nova questão colocava aos leitores. do d´Óis Por Três. Ambas relacionadas com a Paróquia de Óis da Ribeira.
Assim
«O padroeiro da Paróquia de Óis da Ribeira é Santo Adrião. A foto do lado é a do altar da igreja. Há outra imagem, na frontaria do templo, em calcário. 
Está respondida a questão de ontem. Não era difícil.
- Pergunta de hoje: Quem é o actual pároco de Óis da Ribeira. Toda a gente sabe, mas nós confirmaremos amanhã.».
- NOTA: O padroeiro é Santo Adrião (na foto) e não é festejado na paróquia. O pároco continua a ser o mesmo, 15 anos depois: o padre Júlio Grangeia.

Os políticos que fazem
e os que... prometem!

A «Tertúlia Literária» do d´Óis Por Três de há 15 anos, a 20 de Abril de 2007, a nº. 160, comentava um programa anunciado pelo Governo Central.
Assim:
«Então, depois do diploma independente, há agora a Equivalências na Hora e o Mestrado na Hora. E funciona tudo a qualquer dia da semana. Mesmo ao domingo!...», exclamou o Três
- «Olha, então vou já tratar disso e tirar um mestrado em política autárquica», disse o d´Ois.
- «Mas para político, como? Dos que fazem ou dos que prometem?....», interrogou o Três.».
- NOTA: Os políticos de ontem, de hoje e de sempre vão sempre prometer e pouco fazer. É a vida..., nada a fazer!
O cortejo de oferendas pró-ARCOR de 2005

Cortejos de oferendas
a favor da ARCOR !


O d´Óis Por Três, há 10 anos, falava dos cortejos de oferendas a favor da IPSS local, a ARCOR.
Assim:
«As imagens do último cortejo da ARCOR, em Outubro de 2005, mostram quanto Óis se aproximou da associação, ajudando-a com as suas dádivas. Não foi com os números de 2002 e 2003 (se a memória não falha), mas mesmo assim interessantes 1250 contos entraram nos cofres da instituição. Era outros tempos, quando se pedia para fazer. Outros há, em que nada se pede, porque nada se transformou. Dizemos nós.
Ver o vídeo AQUI, com um obrigado a Luís Neves, provavelmente o maior arquivista da história de Óis da Ribeira.».
- NOTA: Os tempos eram outros, já se passaram 10 anos..., as gentes de Óis da Ribeira também e até a ARCOR (parece) tinha outro estatuto. Estamos enganados? Desculpem os arcorianos!
Fernando Tavares Pires e
Agostinho Tavares
Ódr há 
5 anos !


O terceiro mandato do
presidente Fernando Pires !


A política local, há 5 anos, era motivo de continuação da história eleitoral no d´Óis Por Três.
Assim:
«O social-democrata Fernando Tavares Pires recandidatou-se em 2001 e foi reeleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para o seu terceiro mandato consecutivo.
A posse foi a 9 de Janeiro de 2002 e Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e Rui Jorge dos Reis Fernandes, ambos do PSD, continuaram, respectivamente, como secretário e tesoureiro do executivo. E também Jorge Manuel dos Reis 
Jorge Soares
Soares, no seu caso como presidente da Assembleia de Freguesia.
O acto eleitoral de há 16 anos voltou a ter apenas duas listas. 
As seguintes:

- PSD 
370 votos)
1 - Fernando Tavares Pires; 2 - Manuel Duarte Marques de Almeida; 3 - Rui Jorge Reis Fernandes; 4 - Jorge Manuel Reis Soares; 5- Carlos Manuel Almeida Reis; 6 - José Gonçalves Martinho; 7 - Victor Manuel de Almeida Melo; 8 - João Paulo Martins Pires; 9 - José António Santos Pires; 10 - Agostinho Albino Pires Tavares; 11 - Álvaro Manuel Estima Soares; 12 - Angelino Gomes da Conceição; 13 - Dinis Tavares dos Reis; 14 - Nelson Tavares Neves.
Aníbal Saraiva

- PS,
87 votos:
1 - Aníbal Marques Saraiva; 2 - Luís da Costa Tavares Gonçalo; 3 - Jorge Manuel Almeida Marques; 4 - Maria de Lurdes Carvalho Cadinha; 5 - José Soares Lamas; 6 - Carlos Alberto de Almeida Reis, 7 - Carlos Samuel Oliveira Martinho; 8 - Elisiária Maria dos Reis Santos Framegas; 9 - Fernando Jorge dos Reis Tavares; 10 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas; 11 - Isolina de Fátima das Neves Polido; 12 - Luís Manuel Morais Fernandes; 13 - António Jorge dos Reis Brandão 14 - António José dos Reis Tavares.
Esta lista, segundo a Revista da Junta de Freguesia, editada em 2009 na altura da inauguração da actual sede da Junta, era formada por candidatos do PS e do CDS/PP, nos termos de um acordo entre estes dois partidos.

Carlos Reis 
José Martinho

Assembleia de
 Freguesia !

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira  continuou presidida por Jorge Manuel dos Reis Soares, que a 29 de Abril de 2004 e por se ausentar para o Brasil, foi substituído por Agostinho Albino Pires Tavares.
A Mesa desta Assembleia de Freguesia ribeirense teve os secretários José de Oliveira Martinho (1º.) e Carlos Manuel Almeida Reis (2º.).

Manuel Almeida (Capitão), Fernando Pires
 e Rui Fernandes - a JFOR eleita em 2001

Algumas curiosidades

1 - O presidente Fernando Tavares Pires manteve os mesmos secretário e tesoureiro, respectivamente Manuel Duarte Marques Almeida (Capitão) e Rui Jorge Reis Fernandes.
2 - Jorge Manuel dos Reis Soares e Álvaro Manuel Estima Soares são primos (filhos, respectivamente, dos irmãos João Bernadino e Albertino Gomes Soares).

3 - Carlos Manuel Almeida Reis é padre católico, mas, na altura, já não exercia o mandato sacerdotal, por ter abdicado do múnus.
4 - O mesmo padre Carlos Manuel Almeida Reis é primo de José António dos Santos Pires (por afinidade, este casado com uma prima), ambos candidatos do PSD.
5 - Carlos Reis é primo, também, de Jorge Manuel dos Reis Soares, ambos do PSD.
6 - José Gonçalves Martinho, sexto candidato do PSD, é pai de Carlos Samuel de Oliveira Martinho, que era sétimo da lista do PS (e CDS).

Carlos Samuel
Luís Gonçalo
7 - O mesmo José Gonçalves Martinho, sexto do PSD em 2001, é pai de Eugénia Cristina de Oliveira Martinho, que foi sexta do PS em 1997.
8 - Agostinho Albino Pires Tavares, décimo do PSD, tinha sido o segundo presidente do Junta de Freguesia, eleito em 1979 para o mandato de 1980/82, mas então pela lista do PS.
9 - O mesmo Agostinho Albino Pires Tavares voltou a ser candidato pelos socialistas em 1982 (quarto lugar da lista e eleito presidente da Assembleia de Freguesia) e 1985 (também em quarto).
10 - Dinis Tavares dos Reis, 13º. candidato do PSD, era tio de Nelson Tavares das Neves, 14º. e último da mesma lista.
11 - Luís da Costa Tavares Gonçalo, segundo da lista do PS, é filho de Luís Tavares Gonçalo, que tinha sido 11º. da lista do CDS em 1982.
12- José Soares Lamas, quinto candidato da lista do PS em 2001, tinha sido quarto em 1993 e sétimo em 1997, em ambos os casos pelo CDS.
13 - O mesmo José Soares Lamas é genro de António de Almeida Soares dos Santos, que foi terceiro candidato do PS em 1997.

Paulo Rogério
14 - Elisiária Maria dos Reis Santos Framegas é prima de Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas (filhos de irmãos), respectivamente nona e décimo do PS em 2001.
15 - O mesmo Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas já tinha sido candidato do CDS em 1997 (décimo lugar) e 1993 (nono).
16 - É filho de Messias dos Santos Framegas, que foi candidato do CDS em 1979 (em 11º. lugar da lista) e 1982 (oitavo).
17 - É sobrinho da Manuel Estima dos Reis (Neca), que foi candidato do CDS em 1985.
18 - Fernando Jorge dos Reis Tavares (nono lugar) e António José dos Reis Tavares (14º. e último), ambos do PS, são irmãos.
19 - O mesmo António José foi candidato do PS em 1989 (5º. lugar) e 1997 (1º. lugar da lista).
20 - António Jorge dos Reis Brandão, 13º. candidato da lista do PS, é primo de Rui Jorge dos Reis Fernandes (3º. do PSD).
21 - E etc. etc. etc...

Elisiária Framegas
Lurdes Cadinha
Eleições em Óis da Ribeira
Mulheres candidatas
nas autárquicas locais !


As eleições autárquicas de Óis da Ribeira, em 2001, repetiram candidaturas no feminino.
A estreia deste sexo, em termos eleitorais, tinha sido precisamente 4 anos antes - quando se candidataram Eugénia Cristina de Oliveira Martinho (do PS) e Ana Luísa Estima Soares (do CDS).
Em 2001, Maria de Lurdes Carvalho Cadinha (4ª.), Elisiária Maria dos Reis Santos Framegas (8ª.) e Isolina de Fátima Neves Polido (11ª.), foram respectivamente, a terceira, quarta e quinta mulheres a entrar na lista de candidatos do PS.
Nenhuma delas foi eleita, assim quis a força dos votos na lista que integraram, mas para a história fica a novidade e disponibilidade destas mulheres ribeirenses para servirem a causa pública - que em Óis da Ribeira como em muitos lados é normalmente assumida por homens.

Dinis T. Reis

Óis da Ribeira
Memória dos eleitos

As eleições autárquicas de 2001, em Óis da Ribeira, tiveram duas listas partidárias, que envolveram 28 candidatos.
Dinis Tavares dos Reis, candidato do PSD em várias eleições locais, é o único dos 28 que já faleceu. Deixamos o registo, em sua memória.
- NOTA: Felizmente, e do que sabemos, não se registou mais nenhum falecimento desde há 5 anos e deste grupo de candidatos de há 21 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário