terça-feira, maio 24, 2022

* Os dias 24/05 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: A churrasqueira nova da pateira! Molho de tesouras e (não) inaugurações! O benemérito Jacinto Bernardo Henriques! A cultura da Tuna e na ARCOR! Fábio Lopes em 5º. e 8º. lugares na Taça do Mundo de Canoagem!

A churrasqueira norte em 2007
ÓdR há 15 anos!

A churrasqueira
nova da pateira !

I d´Óis Por Três» de há 15 anos escrevia que «é sempre com gosto que divulgamos o que de bom se faz na nossa terra, ao contrário de outras notícias menos boas, mas o nosso dever é dizer a verdade».
E escrevia assim:
«A Junta de Freguesia mandou construir uma nova churrasqueira desta vez do lado Norte junto da «Fonte dos Amores». A que lá existia, já não dava resposta às necessidades actuais. Hoje a margem da Pateira está linda e bem servida no que diz respeito a churrascar um bom pitéu. Uma ao Sul outra ao Norte num total de oito grelhadores, servem perfeitamente quem nos visita. Mas não há bela sem senão e acontece, que a nova churrasqueira ainda não está completamente concluída e já os ladrões roubaram dezenas de tijolos refractários e lancis de granito polido, cujo o material seria aplicado numa outra pequena churrasqueira, próxima do chorão grande do Caminho Velho.
Há muito boa gente que merece o bem-estar oferecido, mas há “outra” que é para esquecer.».
- NOTA: O texto era de Hercílio de Almeida. O manifesto eleitoral do actual executivo anunciou, em 201, a «recuperação das churrasqueiras do parque».

Molho de tesouras
e (não) inaugurações!


A «Tertúlia Literária» de 24 de Maio de 2007, há 15 anos e com o nº. 194, falava de tesouras e fitas de inauguração.
Assim:
- «Eh pá, encontrei um molho de tesouras lá em baixo na pateira. Isto será algum bruxedo?....», interrogou o Três.
- «Não, pá... São as tesouras para cortar as fitas das inaugurações...», explicou o d´Óis.».
- NOTA: Inaugurações, viste-las..., no dias de hoje. Muita propaganda, muita propaganda...

Brasão de ÓdR

O benemérito Jacinto
Bernardo Henriques !

O d´Óis Por Três de há 5 anos, na sua «Pergunta d´Óis» nº. 64 dava conta de um dos beneméritos com  nome em rua de Óis da Reira.
Assim:
«O benemérito que em tempos teve o seu nome atribuído ao largo do Cruzeiro foi Jacinto Bernardo Henriques. Supomos que por ter custeado a captação de águas para a fonte do dito cruzeiro e que agora está no ajardinado da Rua da Ponte.
- Pergunta de hoje: por quantos rios é banhada a freguesia de Óis da Ribeira?».
- NOTA: Jacinto Bernardo Henriques apoiou a construção da Fonte do Cruzeiro, a que está agora na rua cm o seu nome - a antiga Rua da Ponte. Inicialmente, o seu nome foi atribuído ao Largo do C entro Social da ARCOR (onde inicialmente foi instalada a fonte).
ÓdR há 10 anos!

A cultura da Tuna
e na ARCOR !

A cultura, já 10 anos, era tema do d´Óis Por Três, falando das sus duas associações.
Assim:
«Óis da Ribeira tem sido palco de vários espectáculos culturais nos últimos anos. 
Sábado, foi a vez do concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro.
A oferta cultural, e de muito boa qualidade, tem sido assegurada pela ARCOR e Tuna, ainda que, algumas vezes, não muito participada pelos ribeirenses. No caso da Tuna, desde a reestruturação de 1991, percorreu um caminho de consolidação associativa e musical, neste caso sob a regência de Carlos Matos (até 2007), depois Nuno Almeida e António Bastos, desde 2010. 
O novo maestro tem apresentado novas ideias e iniciativas, entre as quais o concerto de Natal (com o Coral Jovem da ARCEL) e o Masterclass de Clarinete de 10 e 11 de Março. Ambos de grande sucesso.».
- NOTA: Os dias de hoje são menos culturais, pelas razões que todos conhecemos  desde logo lembrando a COVID 19.
Fábio Lopes
ÓdR há
5 anos!

Fábio Lopes em 5º. e 8º. lugares
 na Taça do Mundo de Canoagem!

A canoagem da ARCOR estava em evidencia no d´Óis Por Três de há 5 anos, com a participação do internacional Fábio Lopes na Taça do Mundo.
Assim:
«O canoísta internacional Fábio Lopes, da ARCOR, foi 5º. classificado na prova de C1 5000 metros da Taça do Mundo que se disputou em Montemor-o-Velho, a 21 de Maio de 2017.
O atleta arcoriano fez o tempo de 00:01:36.700, mais 00.24:13.620 que o vencedor, o cubano Serguey Torres. Outro cubano, Fernando Jorge, foi segundo e o português Rui Lacerda foi terceiro, com o tempo de 00:23:40.440. O quarto lugar foi para o checo Jakub Brezina (00:24:04.479). Depois de Fábio Lopes, classificou-se o checo David Machacek (sexto, com 00:25:49:200). 
Fábio Lopes também correu a distância de 500 metros, em C2 e fazendo equipa com Filipe Vieira, do Sporting. A equipa ficou em 8º. lugar, com o tempo de 00:01:55.292, a 13,930 milésimos de segundo da dupla ucraniana formada por Dmyttro Ianchuk e Taras Mishchuk. 
Parabéns!».
- NOTA: Fábio Lopes nasceu a 10 de Setembro de 1993 e é agora atleta  sénior da ARCOR Canoagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário