sexta-feira, maio 27, 2022

* Os dias 27/05 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: A pateira que era o ribeiro! Estacionamentos e passeios... Torneio de futsal da ARCOR no polidesportivo! Reabilitação da cobertura do Centro Social da ARCOR e sede da União de Freguesias !

A pateira que é lagoa
e também é ribeiro...
ÓdR há 15 anos!


A pateira que
era o ribeiro !

A «Pergunta d´Óis» de 27 de Maio de 2007, já lá vão 15 aso, tinha o nº. 67 e a pateira como tema.
Assim:
«- A pateira era conhecida em Óis da Ribeira por... ribeiro. Ainda hoje os ribeirenses mais velhos a ela se referem com esta denominação. Explicada a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Porque nome é conhecida a Rua Manuel Maria Tavares da Silva. Diremos amanhã.».
- NOTA: O d´Óis Por Três soube, mais tarde, que ao ribeiro/pateira também normalmente se chamava lagoa. Que é atravessada pelo rio Cértima, que desagua no Águeda, em Requeixo, e e este no Vouga, em Eirol.

Estacionamentos
e passeios...


A «Tertúlia Literária» nº. 197 foi publicada há 15 anos e aligeirava a questão dos estacionamentos na vila de Óis da Ribeira
Assim:
- «Olha lá, para que é que andas para aí dar voltas ao quarteirão?...», perguntou o Três
- «Olha, pá.... é a ver se vejo um lugar para estacionar o carro...», respondeu o d´Óis.
- «Ó pá, até parece que és ceguinho, com tanto passeio que por aí há...», riu-se o Três.
- NOTA: Os estacionamentos não melhoraram. Agora, 15 anos depois, diríamos até que... pioraram. Até porque há mais carros.
O cartaz oficial do torneio
A  ARCOR
há 10 anos!

Torneio de futsal da ARCOR
no polidesportivo !


Há 10 anos, o tempo ainda era um tempo que se dava alguma utilização ao polidesportivo da ARCOR.
O d´Óis Por Três de 27 de Maio de 2012, assim dava a notícia:
«A ARCOR vai organizar um torneio de futsal, que denomina Amizade 2012. Culpa nossa, só hoje demos pela notícia, sendo que as inscrições já terminaram a 22 de Maio.
Vai realizar-se nos fins de semana de 10 e 24 de Junho e a 1 de Julho. Notícia boa e actual é a de que o polidesportivo da associação vai ter alguma utilidade, embora só seja utilizado de ano a ano, o que é pena.».
- NOTA: O presidente da ARCOR era João Gomes e Sérgio Almeida o responsável pela área desportiva. O polidesportivo da ARCOR, infelizmente e actualmente, está abandonado e degradado, sem direção que dele cuide. Além desta, também passaram as direções de Manuel Soares e Mário MarquesHá 10 anos, também se «extinguiu» o Grupo de Teatro Amador (GTA) da mesma ARCOR, que nesse ano estreou a peça «O Avarento», de Molière. O ensaiador foi Rui Fernandes, actual e anterior secretário da direção da associação
O presidente Mário Martins é o primeiro do lado esquerdo, aqui com outros
presidentes de Junta, presidentes e vereadores da Câmara de Águeda
Tecto com infiltrações de água e está assim,
ou provavelmente pior, já desde 2013

Reabilitação da cobertura
do Centro Social da ARCOR
e sede da União de Freguesias !

O d´Óis Por Três, há 5 anos, dava notícia da reabilitação da cobertura do Centro Social da ARCOR e sede da União de Freguesias.
Assim:
«A Junta da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira assinou com a Câmara Municipal de Águeda o contrato administrativo que, finalmente, vai permitir a reabilitação da cobertura do edifício do centro social de Óis da Ribeira - erradamente designado como centro cívico.
O edifício, recordamos, inclui as instalações sociais da ARCOR e a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Há mais de 4 anos que a obra esperar ser feita e foi ano passado «ultrapassada nas curvas» pelo apoio camarário às obras do salão paroquial de Travassô. Uma obra particular, que teve o inesperado voto favorável dos eleitos de Óis da Ribeira, que aprovaram a proposta do executivo de Mário Martins - que, como autarca, não se importou de puxar para a terra dele e o interesse da paróquia (sem que nada tenhamos contra ela, como é óbvio), o que deveria ser aportado para um edifício público, que é propriedade da Junta de Freguesia.
A comparticipação camarária, tanto quanto nos parece ler no cartaz da imagem, do lado esquerdo e em frente a Mário Martins) é de 17 500 euros

Óis da Ribeira no Orçamento
Participativo de Águeda !


O d´Óis Por Três, há precisamente 5 anos, também  publicava novas sobre o Orçamento Participativo de Águeda.
Assim:
«A edição 2017/2018 do Orçamento Participativo de Águeda (OP-Águeda) é de 500 000 euros e as candidaturas já estão abertas. Dia 30 de Maio haverá uma reunião de esclarecimento para a União de Freguesias de TravassÓis, na sede da Banda 12 de Abril.
O OP-Águeda envolve voluntariamente cidadãos com 16 ou mais anos, naturais e/ou residentes no concelho, bem como os afetos por razões académicas, na apresentação, priorização e votação de propostas para as Grandes Opções do Orçamento e Plano de 2018.
A Plataforma Participativa está preparada para um sistema de votação através de tablets, pelo que, tal como na anterior edição, não haverá votos em papel nesta fase. Nas sessões de votação, será possível que as pessoas «infoexcluídas" possam exercer os seus 2 votos, com o apoio da equipa do OP-Águeda.
A sessão de esclarecimento de TravassÓis está marcada para as 21 horas (até às 23) de 30 de Maio, na Banda 12 de Abril.».
- NOTA: O OP de Águeda resultou, em Julho de 2020 (ver a placa), no projecto de lazer da pateira, dinamizado pela ARCOR Canoagem, em Óis da Ribeira e dotado de equipamentos de náutica de lazer para fruição da lagoa. Entre estes e para além da canoagem, para stand up paddling, gaivotas, kayaks e water bikes

Sem comentários:

Enviar um comentário