domingo, maio 29, 2022

* Os dias 29/05 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Leituras e confusões, erotismo e música ! Concelho vizinho e presidente de Junta! Músicos de Óis por outras bandas... A ARCOR com duas duplas de campões nacionais de canoagem!

ÓdR há 15 anos|

Leituras e confusões,
erotismo e música !

O d´Óis Por Três, há15 anos e na sua «Tertúlia Literária» nº. 200, ironizava sobre o erotismo e a música.
Assim:
- «Então, diz-me lá como vamos de literaturas eróticas?», perguntou o d´Ois.
- «Vamos mal, muito mal... Já nem distingo uma semibreve de uma colcheia», disse o Três.
- «Mas isso não é erotismo, é música!...», retorquiu o d´Óis.
- «Pois, estás a ver como estou mal? Já nem distingo uma coisa da outra, tanta é a confusão que por aí vejo espalhada na nossa terra...», explicou o Três.»
- NOTA: A tertúlia que hoje evocamos teve comentários que, então e hoje, o d´Óis Por Três entende(u) por bem não publicar.

Concelho vizinho
e presidente de Junta!


A «Pergunta d´Óis» nº. 69, a de 29 de Maio de 2007, respondia à anterior e formulava nova questão.
Assim:
«- O concelho com o qual Óis da Ribeira faz fronteira é o de Aveiro (brasão ao lado), a norte/nordeste, exactamente com a freguesia de Requeixo. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: O presidente da Junta de Freguesia de Requeixo é um ribeirense. Sabe quem é? Diremos amanhã.».
- NOTA: Podemos adiantar que este presidente também foi presidente da direção da ARCOR e por duas vezes.
A Tuna de Óis da Ribeira em 2012
A Tuna há 10 anos!

Músicos de Óis por
outras bandas...

O d´Óis Pr Três, há 10 amos, falava de músicos de Óís que para outras bandas (filarmónicas) iam tocar.
Assim:
«Um comentário que nos chegou alertou-nos para um singular fenómeno: o de músicos de Óis não tocarem na Tuna, preferindo bandas da região. Botando fora um recente músico que abandonou porque não o deixaram ser maestro e debutou pela Velha de Fermentelos, o comentador chama a atenção para o facto de o filho do actual presidente da assembleia geral ser músico da Banda de Travassô.
O d´Óis Por Três fez as suas buscas e alguém lembrou que outro filho de um ex-dirigente e ex-músico da Tuna fez (e faz) carreira de músico na mesma banda. E, ligeiramente fora deste âmbito, a filha do actual presidente da assembleia da ARCOR foi música da mesma banda, onde actua a filha do secretário da mesma AG da ARCOR e o filho do actual secretário da direção. Isto vale o que vale, mas já agora até a filha do padrinho foi música da Banda de Travassô. Ih ih, ih!!!!..., deixem-me rir. São os grandes ribeirenses a pôr os seus filhos ao serviço de outros valores.
Ah, ah, ah, ah!!!..., são estes os bons ribeirenses!».
- NOTA: O presidente da assembleia geral era António Manuel Azevedo de Melo, que viria a ser o presidente da direção que propôs a mudança do nome da  Tuna para Associação Filarmónica de Óis da Ribeira - o que foi aprovado por maioria e uma abstenção, na assembleia geral de 30 de Agosto de 2016.
Pedro Carvalho e André Santos em plena prova de K2 Veteranos A de Canoagem.
A dupla da ARCOR sagrou-se campeã nacional em Ponte de Lima
Fábio Lopes (à direita) e Filipe Dias
Ribeiro, campeões nacionais de C2 seniores

A ARCOR com duas duplas de
campões nacionais de canoagem!


O d´Óis Por Três, há 5 anos, destaca os dos títulos nacionais de canoagem alcançados por duas tripulações de atletas seniores da ARCOR.
Assim:
«A ARCOR tem mais duas duplas de atletas campeões nacionais de canoagem: o C2 sénior de Fábio Lopes e Filipe Dias Ribeiro e o K2 Veteranos A de André Santos e Pedro Carvalho.
O campeonato nacional de maratonas realizou-se em Ponte de Lima, a 27 e 28 de maio de 2017 (sábado e domingo deste último fim de semana) e, para além destas duas duplas de campeões nacionais da modalidade, os canoístas da ARCOR, clube de canoagem de Óis da Ribeira, obtiveram mais estes resultados:
- C1 juniores: 3º. lugar - Tiago Soares Ribeiro.
- C2 juniores: 7º.-Paulo Pires/Marcos Pires.
- K1 juniores: 49º.-Carlos Matos.
- K juniores femininos: 13ª.-Luciana Pires.
- K2 juniores: 9º.-João Framegas/Miguel Soares.
- K1 Veteranos A: 3º-André Santos; 4º.-Pedro Carvalho.
- K1 Veteranos B: 4º.-Paulo Gomes; 7º.-António Brinco; 12º.-João Ferreira.
- K2 Veteranos B: 3º.-João Ferreira/Paulo Gomes.
- K2 Veteranos C 2º.-Volodymyr Perekhodov/Valery Shuftykyin.
«Tive o prazer de fazer equipa com o meu grande amigo Filipe Vieira e alcançámos o 1°. lugar..., somos campeões nacionais..., as sensações foram muito boas», considerou Fábio Lopes, acrescentando que «agora é continuar a trabalhar, pois o caminho será ainda mais difícil e importante».
«Obrigado a todos pelo apoio, em especial a todos os elementos da ARCOR», concluiu Fábio Lopes, referindo ainda que a prova apurava para o Europeu da distância.
Classificação 
por equipas !

O Clube Náutico de Ponte de Limam venceu o Campeonato Nacional de Maratonas, somando 238 pontos - seguido do Prado (218) e do Gemeses (142. A ARCOR foi décima classificada, com 57 pontos, mas 9 que o Saavedra Guedes (48), a outra equipa de Aveiro. O Fão foi último (2 pontos), em 30º. lugar.
O Ponte de Lima também venceu em Veteranos, com 112 pontos, seguido do Arnelas (96) e da ARCOR (81). O último classificado (24º. lugar) foi o Arnelas, com 2 ponto,
- NOTA: A ARCOR Canoagem, actualmente, continua com campeões nacionais e atletas internacionais e mundialistas. Fácio Lopes e Pero Carvalho são, actualmente, atletas veteranos do clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário